Qlaira: O Que é, Como Funciona, Efeitos Colaterais, Como Usar

Você está prestes a começar a tomar anticoncepcional ou já faz uso, mas quer trocar a pílula? Conheça um pouco sobre o Qlaira, um método contraceptivo que ajuda muitas mulheres a evitar gravidez e também a terem mais qualidade de vida.

O Que é o Qlaira?

Qlaira

Qlaira é uma pílula anticoncepcional com 28 comprimidos, produzida pela Bayer e o único anticoncepcional com substância de valerato de estradiol, idêntica ao estrogênio, um elemento gerado pelo organismo das mulheres.


A cartela do Qlaira é composta por comprimidos de várias cores que correspondem aos hormônios e têm doses hormonais diferenciadas.

Esse anticoncepcional não só serve para a prevenção da gravidez, como também para uma série de fatores e benefícios à mulher, sendo uma delas a saúde da pele.

Composição do Anticoncepcional

– 2 comprimidos amarelos escuro (3 mg de valerato de estradiol)

– 5 comprimidos vermelho médio (2 mg de valerato de estradiol e 2 mg de dienogeste)

– 17 comprimidos amarelo claro (2 mg de valerato de estradiol e 3 mg de dienogeste)

– 2 comprimidos vermelho escuro (1 mg de valerato de estradiol)

– 2 comprimidos brancos inativos

Excipientes dos comprimidos revestidos coloridos ativos: lactose monoidratada, amido, povidona, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, talco, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo e/ou óxido de ferro vermelho.

Excipientes dos comprimidos revestidos brancos inativos: lactose monoidratada, amido, povidona, estearato de magnésio, hipromelose, talco, dióxido de titânio.

Como Funciona o Anticoncepcional Qlaira?

Sua vantagem está atrelada à redução do fluxo sanguíneo para quase zero, o que causa mais conforto à mulher durante o período menstrual e, além desse fluxo reduzido, ele também contribui na redução da TPM e cólicas.

O que é ótimo porque não é nada seguro para uma mulher estar no período menstrual e se sentir incomodada ou com receio de manchar a roupa, por causa do alto fluxo de sangue, como também ter uma TPM incontrolável e muito estressante.

Cada comprimido colorido contém uma quantidade mínima de hormônio, sendo que em alguns comprimidos há somente a substância valerato de estradiol; já nos outros, a composição é de valerato de estradiol combinado com dienogeste.

Os comprimidos brancos não contém nenhuma substância ativa.

Com a finalidade de ajudar a usuária a se orientar melhor durante o período de sua menstruação, no interior da cartela, existe um mini-calendário com sete tiras adesivas que têm os dias da semana.

Para se organizar nesse período, basta descolar a tira respectiva ao dia que começou seu ciclo e colar na parte traseira da carteira no local correspondente.

O Qlaira Engorda?

Assim como os demais anticoncepcionais existentes no mercado, o Qlaira tem sim chances de fazer a usuária engordar, porém os impactos e efeitos colaterais são reduzidos por causa da produção de um componente de valerato de estradiol que é idêntico ao estrogênio que imita o organismo da mulher.


O Qlaira é visto como natural e por isso tem poucas reações contrárias, inclusive, algumas mulheres relataram que o anticoncepcional fez com que elas perdessem de 2kg a 4kg em seis meses, ao contrário dos outros que causam inchaço e retenção líquida.

Sobre outros fatores e relatos das usuários, não há depoimentos sobre excesso de peso e sim, dos efeitos colaterais (que costumam ser normais) com o aumento da oleosidade na pele.

Mas salvo às exceções, esse tipo de resultado varia de mulher para mulher, portanto, é ideal não levar ao pé da letra, por isso que ler a bula e ir ao ginecologista periodicamente é sempre muito importante.

Efeitos Colaterais

É comum haver efeitos colaterais por causa da falta de adaptação tanto para as iniciantes, quanto para quem já faz uso de anticoncepcional e está trocando de marca.

De modo geral, os anticoncepcionais podem gerar efeitos como: náuseas, enxaqueca, inchaço e dor nas mamas, porém eles são normais, porque fazem parte do ciclo menstrual.

Entretanto, esses efeitos colaterais têm durabilidade de 2 a 3 meses e acontecem apenas quando a mulher começa a utilizar o remédio ou está trocando de medicamento. Isso porque seu corpo ainda está se adaptando com os componentes da fórmula.

Além desses sintomas, há também os chamados “escapes” que referem-se aos sangramentos desregulares ocorridos fora do ciclo menstrual, contudo, isso não é incomum, pois entre 1 de 10 em cada 1.000 usuárias podem ser afetadas com isso.

Outras possíveis reações adversas são:

– Instabilidade emocional (oscilação de humor);

Depressão/humor deprimido;

– Diminuição ou perda da libido;


– Enjoo;

– Mal-estar;

Há sim uma chance de ganhar peso e isso é uma consequência devido à influência de inchaço e retenção líquida causada no corpo, porém também não é algo exorbitante a ponto de deixar em estado de preocupação.

No entanto, se houver alguma reação estranha ou desagradável com o uso do medicamento Qlaira (embora não haja relatos anormais sobre esse medicamento), é preciso procurar um ginecologista.

Quem Não Deve Consumir?

É contraindicado, fazer o uso do anticoncepcional, mulheres que tenham algum desses sintomas:

– Trombose.

– Embolia pulmonar ou formação de coágulos em outras partes do corpo.

– Ataque cardíaco ou derrame cerebral, enxaqueca com sintomas visuais.

– Dificuldade para se comunicar.

– Fraqueza ou adormecimento em qualquer parte do corpo.

– Problemas no fígado.

– Tumores.

Além disso, mulheres diabéticas mellitus com lesão do sistema vascular e histórico de doença no fígado ou câncer que pode ser desenvolvido sob a influência de hormônios sexuais ou tumores, também não devem consumir o anticoncepcional.

Caso aconteça da mulher já usar o método e no decorrer, desencadear algum desses sintomas acima, é preciso descontinuar o uso e procurar imediatamente o profissional especializado no assunto.

Vale ressaltar que para uma boa saúde não basta somente fazer uso do anticoncepcional. É preciso também ter uma boa alimentação e passar com outros especialistas periodicamente, de preferência a cada ano procure ir ao ginecologista para fazer um check-up e verificar se está tudo certo com seu corpo.

Afinal de contas, se você não se cuidar no futuro poderá ter problemas mais agravantes. Saúde é caso sério e merece ter atenção, principalmente em se tratando de qualidade de vida.


Marque sua consulta e cuide do seu corpo e organismo, mantendo sempre uma alimentação saudável e uso adequado dos medicamentos.

Para que os medicamentos possam ser comercializados, eles devem ser registrados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em casos de dúvida, verifique no portal da Agência em “Consulta de Produtos”, pois pode ser um medicamento irregular ou falsificado.

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.