Quitosana: Para que Serve, Como Tomar, Contraindicações

A Quitosana se trata de um medicamento/suplemento alimentar indicado para auxiliar na perda de peso. Seu consumo é destinado a pessoas com mais de 18 anos de idade.

Apresentação e Composição da Quitosana

A Quitosana é, em geral, apresentada em cápsulas gelatinosas. Há, no mercado, com diversas mg da substância, sendo que a maioria apresenta 500 mg por comprimido.


As cápsulas de 500 mg contêm de Quitosana. É oferecida em embalagem com diferentes quantidades de cápsulas sendo as mais comuns as que têm 30, 60, 90 e 120 comprimidos

Quitosana

Do que é Composta a Quitosana?

A substância é formada pela quitina um agente que é encontrado na parte óssea dos crustáceos, como: caranguejos, camarões, lagostas, entre outros.

Trata-se de uma fibra que não é digerida pelo organismo humano, mas absorve gorduras e açúcares ingeridos, fazendo com que esses sejam excretados pelas vezes provocando a menor absorção de calorias pelo organismo.

Para que Está Indicado o Suplemento Alimentar?

Esse suplemento, como já mencionado, ajuda no processo de perda de peso já que reduz a absorção do organismo de açúcares e gorduras.

Ainda previne algumas doenças que surgem devido ao excesso de gordura no organismo, como a aterosclerose.

Também ajuda a reduzir a quantidade de açúcar no sangue, fazendo com que portadores de diabetes consigam controlar a doença de forma mais natural necessitando ingerir menos quantidades de insulina sintética.

A Quitosana também regula o funcionamento intestinal em razão da alta quantidade de fibras, evitando os seus incômodos sintomas, como: retenção de gases, dores abdominais, sensação de barriga estufada e outros.

Outro efeito que faz da substância um auxiliar no processo de emagrecimento é o fato de ela se transformar em um gel, quando chega ao estômago.

Com isso, a pessoa se sente mais facilmente saciada, comendo menos e, por consequência, ingerindo menos calorias.

Também há estudos que indicam que a substância ainda ajuda a regular os níveis do colesterol ruim no sangue (LDL) o que evitaria doenças cardiovasculares.

De acordo com outras pesquisas, a ingestão da Quitosana ainda dificulta a lipase, ou seja, a metabolismo da gordura, sendo está eliminada pelas vezes, como já explicado.

Como Tomar o Quitosana

Para a perda de peso, indica-se tomar 2 cápsula do suplemento cerca de ½ minutos antes do almoço e antes do jantar, acompanhado de 1 ou 2 copos de líquido.

Também podem ser tomadas mais 2 cápsula ao dia, no período da tarde, depois de a pessoa comer algo, para não sentir incômodos gástricos.

Contraindicações

Embora a Quitosana seja um suplemento alimentar natural, pessoas com alergia a crustáceos e frutos do mar não devem fazer uso do produto.

Isso pode causar sérios problemas de alergias nessas pessoas. Quem tem algum outro tipo de doença, também não deve fazer uso do suplemento sem antes consultar um médico.


Crianças também não devem tomar o suplemento. Recomenda-se que o produto seja usado apenas por pessoas acima dos 18 anos de idade.

A Quitosana Emagrece Mesmo?

A substância contribui para a perda de peso de forma natural. No entanto, o emagrecimento não acontece apenas ingerindo-se as cápsulas.

É preciso que o usuário mantenha hábitos saudáveis, que impulsionem a perda de peso, como:

  • Ingerir alimentos com baixo teor calórico;
  • Tomar cerca de 2 litros de água por dia;
  • Evitar o sedentarismo; entre outros.

Como Armazenar as Cápsulas?

Indica-se manter os comprimidos dentro da embalagem original e serem retirados apenas para a ingestão. Também recomenda-se manter o suplemento longe do alcance de crianças e animais domésticos.

Guarde a embalagem em um local longe da umidade e da ação direta do sol para que a substância não perca as suas propriedades.

Ainda mantenha o suplemento em locais com temperatura ambiente: entre 15 ° C e 30° C. Atenção a data de validade.


Mesmo sendo um produto natural, fazer uso das cápsulas fora da data de validade, além de não fazer o efeito desejado, ainda pode trazer males a sua saúde.

Efeitos Colaterais da Quitosana

O suplemento costuma ser bem tolerado pela maioria das pessoas. Porém, como todo produto, mesmo sendo natural, pode oferecer efeitos colaterais desagradáveis. Os principais deles são:

  • Diarreia;
  • Dores Abdominais;
  • Reações Alérgicas;
  • Falta de apetite;
  • Prisão de ventre, caso o paciente não ingira bastante água durante o uso do suplemento;
  • Formação de gases; entre outros.

A Ação Emagrecedora do Produto é Comprovada?

Há controvérsias sobre a contribuição do produto no processo de emagrecimento. No entanto, a substância tem autorização para ser vendida no Brasil, pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária).

Além disso, pesquisas demonstram resultados eficaz do produto, realizadas em países como os Estados Unidos e o Japão.

Como Agir em Casos de Superdosagem?

Apesar de ser uma substância natural, ingerir quantidades muito acima das recomendadas na embalagem do produto pode levar o paciente a apresentar sintomas desagradáveis e ainda correr risco de intoxicação.

Caso a dose ingerida seja cerca de 4 vezes maior do que o ideal e faça o paciente passar mal, leve-o até um serviço de atendimento médico de urgência e emergência.

Se possível leve a embalagem do produto e informe à equipe de saúde o quanto a pessoa ingeriu de Quitosana.

Medidas de suporte podem ser tomadas, para a segurança do paciente em superdosagem, como: lavagem estomacal e lavagem intestinal.

A superdosagem com o suplemento alimentar dificilmente oferece risco de morte ou de sequelas no paciente.

No entanto, de qualquer forma, é necessário que um médico avalie a pessoa.

Onde Comprar a Quitosana?

O produto é vendido em farmácias, drogarias e lojas especializadas em suplementos alimentares e especializadas em produtos naturais.

Tempo de Uso e Quilos Perdidos

Não há tempo definido para usar a Quitosana para a perda de peso. Isso vai depender de quantos quilos a pessoa deseja perder.

Também não tem como prever quantos quilos o usuário pode emagrecer com o auxílio do suplemento alimentar.


O emagrecimento depende de outros aspectos, como já mencionados, como: ingestão de, pelo menos, 2 litros de água por dia; alimentação de baixa caloria; prática de exercícios físicos.

Esforce-se e conte com a ajuda da Quitosana para conquistar o corpo do seus sonhos!