Luftal: Saiba Mais Sobre as Suas Utilizações, Contraindicações e Como Usar

Luftal se trata de um remédio para aliviar e eliminar a retenção de gases no trato gastrointestinal. É uma medicação muito usada e conhecida, cuja substância ativa é a simeticona.

Apresentação e Composição do Luftal

Luftal tem apresentação em Comprimidos e Solução Oral. É indicado para uso oral adulto e pediátrico.

A versão do medicamento em comprimidos contém, a cada cápsula, 40 mg da simeticona. Além dos excipientes inativos: povidona, manitol, croscarmelose sódica, celulose microcristalina, estearato de magnésio e fosfato de cálcio diidratado.

Já a versão de Luftal solução oral contém a cada 25 gotas (1 ml), 75 mg de simeticona. Além dos veículos inativos: goma xantana, propilenoglicol, ciclamato de sódio, metilparabeno, propilparabeno, essência de cereja, sacarina sódica, ácido cítrico, corante FDC vermelho nº 40, povidona, citrato de sódio, sorbitol, água e glicerol.

Luftal

Quais São as Indicações do Medicamento?

O medicamento é mais conhecido por eliminar gases retidos no aparelho gastrointestinal, aliviando os incômodos sintomas, como: dores abdominais, sensação de abdômen estufado, inchaços na barriga, etc.

Porém, Luftal tem outras importantes indicações, como auxiliar para processo de preparo de exames médicos. Auxilia no sucesso de procedimentos como a endoscopia digestiva (exame invasivo realizado pela boca e que atinge, por meio de uma cânula com câmera, órgãos como estômago, duodeno, esôfago e intestino).

Também serve como medicamento auxiliar para a realização da colonoscopia (exame invasivo feito na porção interior do intestino grosso).

Como o Medicamento Age no Organismo?

Tanto os comprimidos quanto a solução oral de Luftal se destaca pela ação rápida. Em geral, o efeito que elimina os gases inicia em menos de 30 minutos após a administração do remédio.

A medicação age diretamente no trato gastrointestinal ,rompendo as bolhas formada pela retenção e excesso de gases, promovendo facilmente a liberação desses gases por via oral e/ou anal.

Vale saber que as bolhas formadas pelos gases retidos são as responsáveis pelos sintomas desagradáveis da flatulência (gases acumulados e retidos).

Como Devo Usar a Medicação?

Não existe um esquema pré-definido para o uso do medicamento. Porém, as doses indicadas para a eliminação de gases retidos são:

Crianças até 4 anos de idade e Mulheres em fase de amamentação

Indica-se 3 a 5 gotas, 3 vezes ao dia ou de 2 a 3 comprimidos ao dia.

Pacientes de 5 anos até 12 anos de idade

Está recomendada de 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia ou 3 ou 5 comprimidos ao dia.

Pacientes com mais de 12 anos de idade e Adultos

Recomenda-se 13 gotas, 3 vezes ao dia ou de 5 a 6 comprimidos diários.

Vale ressaltar que as dosagens acima indicadas podem ser alteradas de acordo com a prescrição médica. Também não se recomenda a utilização diária superior a 165 gotas ou 500 mg.

Luftal possui Contraindicações?

A medicação é considerada bastante segura, sendo indicada, até mesmo, para bebês recém-nascidos. Porém, como acontece com todos os remédios, em algumas situações o uso do medicamento se torna contraindicado:

  • Você não deve utilizar o remédio se tiver alergia ou sensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula;
  • Cólicas muito intensas;
  • Abdômen com distensão fora do normal;
  • Algum tipo de composição palpável na região do trato gastrointestinal.

Em todas essas situações citadas, recomenda-se procurar um médico gastroenterologista, assim que possível para uma avaliação.

Posso ter Efeitos Colaterais com o Uso do Remédio?

A medicação é bem tolerada pela grande maioria dos pacientes, devido ela não ser absorvida pelo organismo e sendo totalmente eliminada nas fezes.

No entanto, alguns pacientes podem apresentar efeitos colaterais pelo uso da simeticona em comprimidos ou em solução oral. Os efeitos colaterais mais observados, porém, muito raros são:

  • Inflamações na pele;
  • Urticárias;
  • Fezes mais amolecidas do que o normal.

Quais são as Interações Medicamentosas?

Até o momento não foram relatadas nenhuma interação de Luftal com outros remédios ou substâncias.

De qualquer forma, caso algum paciente tenha alguma reação que indique interação medicamentosa, ele deve informar ao médico assim que possível.

Qual o Armazenamento Correto para o Remédio?

Tanto a versão em comprimidos revestidos da medicação quanto em solução oral deve ser mantida sempre em locais com temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC) e dentro de suas embalagens.


Luftal também deve ficar em ambientes que não sejam úmidos e não deve ser exposto diretamente a luz solar direta – para não haver alterações na eficácia da simeticona.

Atenção ainda com a data de validade. A medicação, em geral, apresenta validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação.

Caso a medicação esteja fora do período de validade, não use. Usar medicamentos com a data de validade vencida pode não só não fazer efeito nenhum, como causar males a sua saúde!

Como Proceder em Casos de Superdosagem l?

Caso o paciente utilize doses acimas das recomendadas de Luftal, em comprimidos ou em gotas, ele pode ter efeitos desagradáveis como incômodos no abdômen e/ou diarreia.

Não é necessário levar o paciente a um serviço de atendimento médico devido a superdosagem com essa medicação. Isso porque, como já mencionado, a simeticona não é absorvida pela organismo, assim, a superdose do remédio será, provavelmente, eliminada pelas fezes.