Fluconazol: Para Que Serve Essa Medicação, Contraindicações e Como Usar

O Fluconazol é um medicamento antigo e bastante utilizado para combater problemas causados por fungos.

Apresentação e Composição

O medicamento tem apresentação em cápsulas rígidas de 150 mg. É indicado para o uso oral e para adultos.


É comercializado em embalagens contendo 1, 2, 200 e 500 comprimidos.

Cada cápsula de Fluconazol contêm 150 mg da substância. Além dos excipientes: povidona, álcool etílico, celulose microcristalina, manitol e estearato de magnésio.

Para Que Serve o Fluconazol?

Fluconazol

Como mencionado, o medicamento é usado para combater doenças causadas por fungos, em situações como:

  • Candidíase vaginal recorrente ou aguda;
  • Dermatomicoses diversas, em várias partes do corpo, como nas unhas.

Efeitos Colaterais da Medicação

Fluconazol é, em geral, muito bem tolerado pela maioria dos pacientes. No entanto, como qualquer medicação pode causar efeitos colaterais. Um deles é desconforto gastrointestinal, com dores leves de estômago e prisão de ventre temporária.

Como age a Medicação no Organismo

Este medicamento age no organismo humano inibindo e impedindo o crescimento de fungos. Esta ação se dá por processos de sintetização de algumas enzimas, que são indispensáveis para os fungos sobreviverem e com essa inibição, estes micro-organismos nocivos tendem a morrerem.

Como usar o Remédio

Os comprimidos de Fluconazol devem ser deglutidos por inteiro. Não é recomendado cortar, mastigar ou triturar as cápsulas.

Indica-se ainda ingerir após uma refeição, com auxílio de líquido, para evitar desconfortos gástricos.

No caso de problemas de pele causadas por fungos, a indicação é de tomar 1 comprimido ao dia em dose única, por 7 dias seguidos. O tratamento, porém, pode durar mais 2 ou 4 semanas.

Infecções vaginais por Candida requerem a administração em dose única de 1 comprimido ao dia, semanalmente, durante 4 ou 6 semanas.

Já infecções vaginais recorrentes podem exigir tratamento de até 7 ou 8 semanas.

Infecções fúngicas nas unhas dos pés e das mãos pedem a ingestão de 1 comprimido semanal por 6 a 12 meses – até que a doença suma por completo.

Utilização do Medicamento Por Crianças

Fluconazol está indicado para o uso adulto, por pacientes a partir de 18 anos de idade. No entanto, crianças podem seguir o tratamento, desde que indicado por um médico.

Uso em Idosos

Não há diferenciação da utilização da medicação em idosos, apenas se o paciente sofrer de disfunções renais.

Contraindicações do Medicamento

Não é recomendada o uso da medicação nos seguintes casos:


  • Gestantes, mulheres com suspeita de gravidez e mulheres em fase de amamentação, pois o medicamento pode ser excretado pelo leite materno;
  • Pessoas com sensibilidade a medicamentos azólicos ou que a qualquer componente da fórmula dos comprimidos;
  • Cautela no uso do medicamento para pessoas com problemas gastrointestinais;
  • A dose não deve ultrapassar mais de 400 mg ao dia.

Interações Medicamentosas

Assim como outra qualquer medicação, este remédio pode interagir com outros. O médico deve avaliar o uso do Fluconazol com as seguintes substâncias, que podem reduzir ou aumentar a eficácia dos dois medicamentos em questão:

  • Cisaprida, astemizol, pimozida, eritromicina, quinidina, terfenadina, antifúngicos azólicos e astemizol.
  • Também pode interagir com as substâncias hidroclorotiazida, -rifampicina, alfentanila, amitriptilina, nortriptilina e anfotericina. Ainda anticoagulantes, protrombina, varfarina, azitromicina, benzodiazepínicos, midazolam e triazolam.
  • Outras interações são com os medicamentos: carbamazepina, bloqueadores do canal de cálcio, isradipino, nifedipino, verapamil anlodipino, felodipino, celecoxibe, ciclosporina e fentanila.
  • Outras possíveis interações: halofantrina, inibidores da HMG-CoA redutase, fluvastatina, losartana, metadona, fármacos anti-inflamatórios não esteroides (como Cmáx e AUC de flurbiprofeno), ibuprofeno racêmico, AINEs em geral (lomoxicam, naproxeno, diclofenaco, meloxicam), fenitoína e presidona.
  • Cautela também ao uso concomitante com: rifabutina, aquinavir, saquinavir, sirolimo, sulfonilureias, sulfonilureia, tacrolimo, teofilina, alcaloides da vinca, vitamina A, ácido retinoico.
  • O médico deve avaliar ainda o uso em conjunto com as substâncias: voriconazol e zidovudina.

Atenção! Não omita nenhuma medicação que esteja tomando do médico, pois existem interações que podem causar prejuízos consideravelmente graves a você!

Causas Ingerido em Determinadas Substâncias?

A medicação pode causar alergias se ingerido por pessoas com sensibilidade a substância ativa ou a algum componente da fórmula.

Já se for de forma concomitante com medicações que contenham azólicos, pode causar falta de ar.

Caso o medicamento seja usado em conjunto com substâncias como cisaprida, terfenadina, eritromicina, astemizol, quinidina e pimozida pode provocar efeitos graves, como alterações no ritmo dos batimentos do coração.

O Uso da Medicação na Gravidez

Como já mencionado, não se recomenda usar o medicamento se a mulher estiver grávida até 3 meses, estar com suspeita de gestação ou em fase de amamentação.


O medicamento, porém, pode ser receitado a essas pacientes com a autorização de um médico, de preferência, ginecologista e obstetra.

Como Agir em Casos de Superdosagem

O medicamento não causa maiores efeitos colaterais, caso o paciente ingira até 400 mg ao dia. Porém, se a dose ingerida for maior que está indicada, não provoque o vômito.

Leve o paciente ao serviço de atendimento médico de emergência mais próximo. Medidas de suporte poderão ser necessárias para a excreção do medicamento e preservação do paciente.

Se possível, leve a bula ou a embalagem de Fluconazol e informe a equipe de atendimento médico a quantidade do medicamento ingerido pelo paciente em superdosagem.

Caso o paciente não possa ser deslocado, entrar em contato com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), pelo número de telefone 192. O serviço se deslocará até o local onde se encontra o paciente.

A ligação para o SAMU pode ser feita 24 horas e é gratuita – para telefones fixos ou mesmo aparelhos de telefone celular.

Como Comprar o Fluconazol

Por se tratar de uma medicação antifúngica e antiparasitária, não são necessárias a apresentação e a retenção da receita médica para comprar o remédio em drogarias e farmácias.

No entanto, não é recomendável usar o medicamento sem o conhecimento e a indicação de um médico.

Como Armazenar o Remédio

A medicação deve ser guardada em sua embalagem original, de preferência, dentro da caixa e ser retirada somente no horário da ingestão.


Ainda recomenda-se manter o medicamento longe de locais úmidos ou sob ação solar direta – para não ocorrerem interferências em sua eficácia. Manter o remédio em locais com temperaturas ambientes: entre 15 ° C e 30 ° C.

Atenção a data de validade. Não use o medicamento se ele já estiver vencido, pode fazer mal a sua saúde!