Xantinon: O Que é, Para Que Serve, Dosagens e Contraindicações

Aqui Você Vai Saber Tudo Sobre o Xantinon, Um Medicamento Oral Que Deve Ser Prescrito Por Um Médico Especialista. Confira Todas as Informações e Modos de Uso!

O Xantinon é um medicamento de uso oral (comprimido revestido), adulto, que contém substâncias como racemetionina e cloreto de colina como princípio ativos, muito indicado para auxiliar no tratamento de distúrbios do fígado.


Confira abaixo O Que é, Para que Serve? Dosagens, Modo de Uso e Contraindicações para poder usar o medicamento da forma adequada.

Xantinon: O Que é?

O Xantinon é um comprimido, de uso oral e adulto, redondo, de superfície lisa e cor vermelha, com odor e sabor característicos.

É revestido de 100 mg de racemetionina + 20 mg de cloreto de colina em embalagens de 30 ou 100 unidades fornecido pelo laboratório Takeda Pharma.

Xantinon

Composição do Xantinon

Além da racemetionina e do cloreto de colina como princípio ativos, o Xantinon possui alguns excipientes em sua composição. São eles, abaixo:

  • croscarmelose sódica,
  • dióxido de silício,
  • estearato de magnésio,
  • amido,
  • celulose microcristalina,
  • crospovidona,
  • hipromelose,
  • hiprolose,
  • macrogol,
  • etilcelulose,
  • triacetina,
  • monoglicerídeos acetilados,
  • ácido oleico,
  • corante laca vermelho 40,
  • corante laca amarelo crepúsculo 6,
  • álcool isopropílico,
  • álcool etílico,
  • água purificada.

Ação do Xantinon

A eficácia de seus princípios ativos (Racemetionina + Cloreto de Colina) depende da eficácia dos seus componentes.

Essas substâncias são compostas de por dois aminoácidos – metionina e colina – importantes para o metabolismo lipídico e proteico do fígado.

Esses componentes ativos atuam na mobilização e remoção do excesso de gorduras do hepatócito, além de fornecerem grupos metila para a síntese de colina no organismo.

Além disso, contribuem para a síntese e manutenção das membranas celulares, além de participarem da defesa antioxidante intracelular hepática.

Xantinon: Para Que Serve

O Xantinon é indicado para ajudar no tratamento dos distúrbios metabólicos do fígado, mobilizando e removendo excessos de gorduras em casos de doença hepática gordurosa não-alcoólica.

Também mobiliza as dispepsias (sensações de peso e sonolência após as refeições), náusea, vômito, excesso alimentar, enxaqueca digestiva, intolerância aos alimentos gordurosos, dificuldades digestivas e mal estar causado pela ingestão de bebidas alcoólicas, que nestes últimos casos também podem ser resolvidos com o Digesan.

Como Funciona o Xantinon?

Seus princípios ativos como a Metionina e a Colina, são nutrientes essenciais para que o organismo desempenhe inúmeras funções diferentes, principalmente relacionados ao metabolismo de gorduras (lipídios) e proteínas no fígado.

Além disso, esses nutrientes evitam o acúmulo de gordura no fígado, atuando na sua mobilização e remoção de excesso de gorduras e substâncias tóxicas.

Também facilita a eliminação da bile – fluido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras e absorção de nutrientes dos alimentos –, para um melhor funcionamento do fígado.


Sua ação e resultados dependerão do grau de comprometimento do fígado, portanto não é possível determinar um prazo para se observar uma resposta adequada.

Xantinon Emagrece?

Devido à relação do medicamento à eliminação de gordura no fígado, o Xantinon é confundido com medicação para emagrecer.

No entanto, não há comprovações de sua eficácia com relação à eliminação de peso corporal, pois o emagrecimento não é um dos efeitos colaterais do produto.

Em contrapartida, o bom funcionamento do fígado e o bom desempenho do metabolismo podem colaborar indiretamente com a perda de peso .

Contraindicações e Riscos do Xantinon

O Xantinon não possui contraindicações e não apresenta nenhum risco à faixas etárias (adultos ou idosos), mas não deve ser utilizado por crianças e por quem possui alergias aos seus componentes.

Em caso de insuficiência hepática, é preciso cautela, sendo fundamental consultar um médico, pois pode induzir encefalopatia hepática.

Além disso, o Xantinon não deve ser utilizado por gestantes e lactantes sem orientação médica, sendo considerado um medicamento de Categoria C de risco na gravidez.

Interações Medicamentosas

O Xantinon não apresenta reações ao interagir com outras substâncias, e também não há restrições quanto ao seu uso junto a alimentos ou bebidas.


Reações Adversas do Xantinon

O Xantinon costuma ser bem tolerado; não há relatos de reações adversas relacionadas ao seu uso, desde que em doses recomendadas.

No entanto, ao sinal de qualquer reação adversa, informe o seu médico e a empresa através do seu serviço de atendimento.

Posologia, Dosagem e Modo de Usar

O Xantinon é de uso exclusivo por via oral, devendo ser engolido por inteiro, com a ajuda de líquido, sem partir, abrir ou mastigar.

Recomenda-se tomar de 3 a 4 comprimidos ao dia ou de acordo com a prescrição médica.

Atenção: Seguir corretamente a posologia e as prescrições médicas, são fundamentais para o sucesso do tratamento e prevenção de problemas.

Em caso de dúvidas sobre o uso do medicamento, procure orientação de um especialista.

Superdosagem do Xantinon

Devido às características farmacológicas da composição do medicamento, dificilmente o Xantinon apresentará reações adversas em caso de superdosagem.

Caso ocorram, procure assistência médica imediatamente e não tome nenhuma medida antes de consultar o seu médico.

Ligue para 0800 722 6001 para mais orientações.

O Que Fazer em Caso de Esquecimento?

Em caso de esquecimento e pular uma dose, recomenda-se tomar o medicamento assim que lembrar. Caso o horário esteja próximo à próxima dose, aguarde e tome apenas uma única dose.

NÃO tome duas doses de uma vez ou uma dose extra para compensar a dose perdida.

Em caso de dúvidas, sempre procure orientação médica e leia a bula.

Como Armazenar o Xantenon

O Xantinon deve ser armazenado em ambiente seguro, limpo e seco, em sua embalagem original e conservado à temperatura ambiente (15ºC a 30ºC), sempre dentro do prazo de validade contido na sua embalagem original e fora do alcance das crianças.

Antes de tomar, sempre observe o seu aspecto. Em caso de mudanças dentro do prazo de validade, consulte o farmacêutico para saber se ainda poderá utilizá-lo.

Para o lote, fabricação e validade: vide embalagem.

Considerações Finais

O Xantinon é um medicamento, via oral e de uso adulto, eficaz no tratamento de distúrbios hepáticos, que não possui contraindicações e não apresenta efeitos colaterais.


No entanto, como todo medicamento, é fundamental respeitar as suas dosagens e formas de uso, sempre sob prescrição médica.

Para que os medicamentos possam ser comercializados, eles devem ser registrados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em casos de dúvida, verifique no portal da Agência em “Consulta de Produtos”, pois pode ser um medicamento irregular ou falsificado.

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.