Lacday – Bula, O Que é, Indicações e Contraindicações

Lacday é um dos suplementos mais populares que contém lactase, substância essencial para aliviar os efeitos provocados no sistema digestivo das pessoas que são intolerantes à lactose.

Para saber todos os detalhes desse suplemento produzido pelo laboratório EMS, confira nosso artigo.


Para Que o Lacday é Indicado?

Lacday

O Lacday é indicado para indivíduos que sofrem dificuldades ao digerir a lactose presente nos mais diversos tipos de alimentos.

Disponibilizada em forma de comprimidos mastigáveis, a enzima lactase contida nesse suplemento atua diretamente na digestão da lactose existente no leite e uma série de itens lácteos (sólidos ou líquidos).

Obs.:Não recomenda-se o uso para pacientes que apresentam alergia ao leite de vaca.

Como Ele Age?

O Lacday age de forma determinante no processo de digestão da lactose contida nos alimentos, já que ele é responsável por quebrar a lactose presente nos alimentos lácteos.

Dessa maneira, adultos e crianças podem se beneficiar dos nutrientes contidos nos alimentos lácteos sem que isso provoque desconfortos digestivos.

Alimentos Que Equivalem a 1 Comprimido de Lacday

Para compreender o valor nutricional do Lacday, vejamos quais alimentos equivalem a 1 comprimido desse suplemento.

  • Creme de leite (light ou tradicional)
  • Cheeseburger médio
  • Fórmula infantil pronta para beber (à base de leite)
  • Fórmula infantil concentrada à base de leite
  • Leite de todos os tipos
  • Lasanha tradicional média
  • Queijo branco
  • Queijo branco seco
  • Queijo minas meia cura
  • Macarrão e demais alimentos que contenham molho de queijo ou queijo
  • Queijo cottage
  • Queijo camembert
  • Queijo suíço
  • Queijo parmesão
  • Ricota
  • Sorvete (light ou tradicional)

Quais as Contraindicações do Lacday?

Por mais que o Lacday forneça uma série de resultados positivos para as pessoas que sofrem de intolerância à lactose, ele apresenta algumas contraindicações e não é recomendado nos seguintes casos:

– Pessoas que apresentam predisposição a reações alérgicas quanto aos componentes contidos na fórmula desse suplemento;

– Pacientes alérgicos ao leite de vaca, ou seja, às proteínas do leite. Obs.: é importante saber diferenciar intolerância à lactose da alergia que algumas pessoas sofrem quanto às proteínas presente no leite e seus derivados. Nesses casos, recomenda-se acompanhamento médico antes de ingerir Lacday ou outros tipos de suplementos.

Efeitos Colaterais do Lacday

Os efeitos colaterais da lactase, enzima contida nesse suplemento, foram percebidos somente na administração dessa substância no formato de cápsulas.

Esses efeitos estão associados a sintomas gastrintestinais semelhantes àqueles apresentados devido à intolerância à lactose.

Entretanto, a incidência de tais reações é pouco frequente, afetando em média 0,1% das pessoas que fizeram uso de lactase no formato de cápsulas.


Cuidados Gerais ao Usar o Lacday

É importante que pacientes diagnosticados com diabetes tenham atenção redobrada, já que a lactose que antes era indigesta, começará a ser metabolizada adequadamente mediante uso do Lacday (lactase) e fornecerá uma determinada quantidade de calorias que precisa ser contabilizada na alimentação diária.

Por exemplo, cerca de 50g de lactose fornece 25g de galactose e 25g de glicose.

É preciso lembrar que pacientes galactosêmicos (doença na qual o organismo não é capaz de metabolizar a galactose em glicose) não podem consumir alimentos lácteos, mesmo ao usar a lactase.

Como Usar o Lacday?

De forma geral, o indicado é ingerir 1 comprimido mastigável de Lacday em cada refeição que contenha alimentos com lactose.

Por exemplo: café da manhã. Obs.: os comprimidos podem ser ingeridos com água ou mastigados.

Não há uma quantidade máxima recomendada quanto ao consumo desse suplemento, já que ele não é absorvido pelo organismo e o excesso é totalmente eliminado.

O importante é que o Lacday seja ingerido sempre que ocorrer o consumo de alimentos ou bebidas que contenham leite.

Por Que Consultar um Médico ou Nutricionista?

Pessoas que apresentam intolerância à lactose sempre devem contar com acompanhamento médico ou nutricional, já que na maioria das vezes é necessário fazer alguns tipos de readequações na alimentação no dia a dia.

Além disso, os desconfortos gastrintestinais associados à intolerância à lactose podem ser confundidos com outros problemas no aparelho digestivo.


Para esclarecer todas as dúvidas e chegar a um diagnóstico preciso é necessário que o paciente faça exames de laboratório e imagem.

Pacientes intolerantes à lactose também devem ficar atentos quanto ao uso de determinados medicamentos que contenham essa substância.

Ações Para Ajudar no Tratamento

Para evitar as dores e demais desconfortos provocados pela intolerância à lactose, além de usar o suplemento com lactase, é essencial adotar alguns cuidados simples no dia a dia que fazem toda a diferença para a saúde e qualidade de vida do paciente. Vejamos quais são.

Beber Bastante Água

Beber 2 litros de água por dia é essencial para a saúde do organismo como um todo, de forma especial para o sistema digestivo.

O simples fato de tomar água contribui para eliminar uma série de substâncias prejudiciais ao organismo, o que evita muitos desconfortos.

A água também ajuda na melhora do sistema imunológico, fator essencial para que o corpo consiga inibir ou lidar melhor com possíveis doenças causadas por vírus, bactérias, fungos etc.

Alimentação Natural

Pessoas com intolerância à lactose na maioria das vezes precisam rever os hábitos alimentares. O ideal é adotar um cardápio diário mais natural e nutritivo, com boa variedade de verduras, frutas e legumes.

Evitar o consumo de alimentos industrializados, bebidas alcoólicas e gordurosas é essencial para melhorar ainda mais a saúde do sistema gastrintestinal e manter o peso sob controle.

Evitar o Estresse

Períodos de estresse ou alterações emocionais exercem grande influência no sistema digestivo. Dessa maneira, para evitar os desconfortos da intolerância à lactose e também vários outros que são provocados por mudanças no estômago ou intestino, é fundamental evitar que o estresse domine.

Sessões de psicoterapia, massagens relaxantes, aromaterapia, aulas de yoga etc. são tratamentos que oferecem grande ajuda no combate ao estresse do dia a dia e ainda contribuem para o equilíbrio hormonal e bom desempenho do sistema imunológico.


Após saber sobre o Lacday, compartilhe essas informações com seus amigos e familiares para que eles também fiquem por dentro dos benefícios e cuidados necessários antes de utilizar esse medicamento.

Para que os medicamentos possam ser comercializados, eles devem ser registrados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em casos de dúvida, verifique no portal da Agência em “Consulta de Produtos”, pois pode ser um medicamento irregular ou falsificado.

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.