Aerodini: Bula, Para Que Serve, Faz Mal?

Quer saber para que serve, como utilizar e demais informações sobre o Aerodini? Acompanhe o texto e descubra tudo antes de utilizá-lo!

O Aerodini é composto pelo sulfato de salbutamol, que se trata de um elemento pertencente ao conjunto de broncodilatadores. Esta composição promove o relaxamento dos músculos que envolvem os brônquios, auxiliando na abertura das vias respiratórias, de modo a tornar mais fácil que o ar entre e saia pelos pulmões.


Dessa forma, o Aerodini contribui para aliviar o aperto e chio que há no peito, percebido pelas tosses, colaborando para uma melhor respiração. Assim que se administre o medicamento, a sua ação atua dentro de 5min aproximados.

Aerodini

O Aerodini é um medicamento similar, onde seu princípio ativo é denominado Sulfato de Salbutamol. Além desta nomenclatura, pode ser encontrado, comercialmente, pelos nomes:

  • Aerolin;
  • Aerodini;
  • Asmaliv;
  • Pulmoflux.

Aerodini: Quais as Indicações?

A indicação é para controlar e prevenir espasmos provindos dos brônquios em períodos da asma atacada, bem como enfisemas e bronquites.

O sulfato de salbutamol, um elemento ativo do medicamento em questão em spray, faz parte do conjunto de remédios denominados como broncodilatadores. O efeito do remédio, em questão, acontece dentro de 5min. O período da ação do medicamento corresponde entre quatro a seis horas, de modo geral.

Apresentações Disponíveis do Aerodini

Utilização oral, adulta e pediátrica.

  • Aerossol de 100 mcg por dosagem/ jato; embalagens compostas por um tubo em alumínio – 200 dosagens.
  • Embalagens compostas por um e cinquenta tubos em alumínio – 200 dosagens e demais itens necessários.

Efeitos Colaterais do Aerodini

Algumas das reações colaterais deste medicamento podem fazer a inclusão dos seguintes sintomas:

É importante ressaltar que, todos os medicamentos químicos causam algum tipo de efeito colateral. Por isso, é imprescindível que a utilização seja recomendada por um médico especialista. A automedicação causa riscos.

Contraindicações do Aerodini

A utilização do medicamento spray é contraindicado para aqueles que apresentem histórico de hipersensibilidade a quaisquer elementos da composição.


Ainda que a administração da substância, aplicada pela veia ou em formato de comprimidos, tenha uso para controlar o parto prematuro sem complicação, em situações como a “placenta prévia”, hemorragias e afins, os formatos de inalação do remédio não são tão benéficas para o parto prematuro.

Desse modo, a preparação para inalações com a substância de salbutamol não devem ter uso em abortos iminentes.

Como Usar o Aerodini?

O medicamento é para tratar broncoespasmos agudos, bem como a asma atacada.

Para a faixa etária adulta – a dosagem indicada corresponde entre 100 a 200mcg, de uma ou duas dosagens.

Para a faixa etária infantil – a dosagem indicada corresponde a 100mcg, referente a uma dosagem que pode ter o aumento para 200mcg, referente a duas dosagens.

A fim de prevenir o broncoespasmo causado pelas atividades físicas ou alergias, a recomendação é:

Para a faixa etária adulta – a dosagem indicada corresponde a 200mcg, referente a duas dosagens, antes da atividade ou exposição ao que causa alergia.

Para a faixa etária infantil – a dosagem indicada corresponde a 100mcg, referente a uma dosagem, antes da atividade ou exposição ao que causa alergia e pode ter o aumento para 200mcg, referente a duas dosagens.

Em casos de terapia crônica, o medicamento é utilizado:

Para a faixa etária adulta – a dosagem indicada é de 200mcg, referente a duas dosagens, quatro vezes ao dia.

Para a faixa etária infantil – a dosagem indicada é de 200mcg, referente a duas dosagens, quatro vezes ao dia.


Para a faixa etária infantil menor que 12 anos – a dosagem indicada é 0,5ml referentes a 2,5mg do salbutamol em diluição para 2 a 2,5ml, utilizando o soro estéril.

A solução precisa ter a inalação por meio de aparelho nebulizador, em uma média de 10min.

Aerodini Faz Mal?

Há muito preconceito em relação a bombinhas específicas para a asma, a começar pelo próprio nome. Embora a nomenclatura apareça em diminutivo, o vocábulo “bomba” traz a associação a questões negativas, como explosão, óbito. 

Contudo, este utensílio é simplesmente um spray que, ao ser acionado, promove a liberação de um pequeno quantitativo da dosagem que está composta no seu recipiente interno.

Outra razão provável é que existem um índice muito alto da mortalidade relatada e registrada há algum tempo.  A razão pelos óbitos deve-se a uma substância denominada por Fenoterol, que atuava como um elemento broncodilatador, promovendo um aumento da passagem do ar pelas regiões brônquicas.

Mas é importante dizer que, hoje, esta substância tem proibição em grande parte de países. Contudo, aqui no nosso país, a utilização ainda está liberada, porém apenas com a prescrição e supervisão de especialistas.


A substância do Salbutamol não apresente riscos como o descrito acima. Por isso, é possível fazer uso do elemento sem receios, mas é necessária a prescrição de um especialista que esteja acompanhando o caso clínico.

Sofre com a asma? As informações foram úteis? Sempre que tiver sintomas, procure imediatamente atendimento médico. Cuide-se!

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.