Traumeel – Bula, O Que é, Indicações e Contraindicações

Traumeel consiste em um medicamento disponibilizado no formato de comprimidos, pomada, solução em gota e injetável, sendo recomendado para o tratamento de diversos problemas.

Para saber todos os detalhes sobre este fármaco, fique de olho no nosso artigo.


Para Que o Traumeel é Indicado?

Traumeel é recomendado para o tratamento de:

– Quadros de artrose que afetam o joelho, pequenas articulações e o quadril;

– Traumatismos (inchaço, contusões, torções, fraturas, hematomas, edemas pós-traumáticos e edemas pós-cirúrgicos;

– Quadros de inflamação e degenerativos com presença de inflamação relacionada a diversos tecidos e órgãos, sobretudo aqueles do aparelho locomotor.

Traumeel, embora seja comercializado em diversos formatos, o uso mais comum desse fármaco é em pomada, que pode ser utilizada tanto por adultos quanto por crianças.

Traumeel

Composição da Fórmula

Traumeel na versão pomada é composto de diversas substâncias, que são:

– Hepar sulfuris;

– Atropa beladonna;

– Hamamelis virginiana;

– Arnica montana;

– Echinacea angustifólia;

– Bellis perennis;

– Calendula officinalis;

– Echinacea purpúrea;

– Aconitum napellus;

– Chamomilla recutita;

– Hypericum perforatum;

– Mercurius solubilis Hahnemanni;

– Symphytum officinale;

– Achillea millefolium;

– Álcool etílico (excipiente);

– Álcool cetoestearílico (excipiente);

– Óleo mineral (excipiente);

– Parafina branca (excipiente);

– Água purificada (excipiente).

Contraindicações do Traumeel

Traumeel pomada, ainda que ofereça um profundo alívio para os mais diversos tipos de lesões e traumatismos, possui algumas contraindicações que devem ser consideradas.

– Traumeel não pode ser usado por pacientes que apresentam predisposição a reações alérgicas associadas a qualquer um dos componentes da fórmula dessa pomada.

De forma geral, não é recomendado uso de Traumeel por grávidas e mulheres que estão amamentando, a não ser que que a necessidade de uso desse fármaco seja muito grande e a prescrição seja feita por um médico.

Efeitos Colaterais do Traumeel

Traumeel, além das contraindicações mencionadas, apresenta um efeito colateral que precisa ser considerado antes de iniciar um tratamento com essa pomada.

Reações alérgicas ou quadros de hipersensibilidade podem aparecer mediante uso dessa pomada principalmente no caso de pacientes predispostos.

Quando tais reações ou hipersensibilidade aparece, é necessário suspender o uso e procurar o médico para verificar uma adequação no tratamento ou se é preciso suspender em definitivo o uso da pomada.

Cuidados Gerais Antes e Ao Usar Traumeel

Traumeel requer alguns cuidados durante a utilização, que são:

– Nas situações de lesão aguda, machucado ou dores muito severas, é preciso recorrer ao médico ou procurar um pronto socorro, já que nesses casos é possível que o paciente esteja sofrendo de uma fratura, entorse ou lesões que exijam tratamentos mais complexos;

– Quando a inflamação e a dor continuam por mais de 3 dias após aplicação dessa pomada, é necessário procurar o médico para reavaliar o tratamento proposto;

– Durante o uso de Traumeel é recomendado abster-se do consumo de álcool, já que essa substância pode dificultar a ação benéfica do medicamento.

Como Usar Traumeel Pomada?

Traumeel pode ser aplicada tanto em adultos quanto em crianças.


É indicado fazer a aplicação dessa pomada fazendo também uma ligeira massagem sobre a região afetada pela lesão.  Esse procedimento deve ser feito duas vezes ao dia, logo pela manhã e ao final da tarde.

Logo depois de aplicar a pomada é recomendado cobrir com uma bandagem para proteger o local.

O período pelo qual essa pomada deverá ser aplicada depende do tipo de problema e geralmente precisa ser determinado pelo médico.

Interação Com Outros Medicamentos

Traumeel de forma geral não pode ser aplicada junto com outros tipos de medicamentos tópicos, já que isso prejudica o efeito ou pode provocar reações adversas.

O paciente deve utilizar apenas essa pomada sobre a região afetada durante o período determinado pelo médico.

Caso o efeito esperado não ocorra, é necessário verificar com o médico a necessidade de mudar o tratamento prescrito.

A Importância do Acompanhamento Médico

Lesões esportivas, acidentes, hematomas e problemas que afetam as articulações, músculos e estrutura óssea requerem acompanhamento médico e, na maioria das vezes, de um fisioterapeuta.

O motivo é que tais problemas causam sérios desconfortos aos pacientes e podem se agravar.

Por mais que Traumeel e demais medicamentos ofereçam alívio a essas condições, é necessário realizar exames de imagem e adotar formas complementares de tratamento para resolver totalmente ou amenizar os efeitos das doenças ou situações temporárias de lesões.

Tratamentos Alternativos

Traumeel e outros medicamentos, ainda que sejam eficazes, na maioria das vezes, de forma isolada, não são suficientes para resolver todos os desconfortos dos pacientes que são oriundos de lesões, hematomas, acidentes e doenças.

É necessário adotar tratamentos alternativos que funcionam como complemento e oferecem melhores condições de recuperação do paciente. Vejamos quais são essas alternativas.

Sessões de Fisioterapia

Sessões de fisioterapia são fundamentais na recuperação de lesões e tratamento que afetam articulações, músculos ou ossos. Elas geralmente são recomendadas pelo médico de acordo com o problema apresentado pelo paciente.

Dos casos simples aos mais graves, a fisioterapia é uma das melhores soluções para acelerar a recuperação do paciente e promover uma melhor condição de bem-estar durante o tratamento.

Acupuntura

A técnica oriental de acupuntura é de grande ajuda na recuperação de lesões e traumatismos, desde que autorizada pelo médico.

É importante tomar o cuidado necessário quanto à escolha do profissional e da clínica de acupuntura que ofereça todo apoio e segurança ao paciente.

Alterações na Dieta

Sobretudo no caso de doenças que afetam as articulações e ossos, o consumo de determinados alimentos pode agravar o quadro por intensificar o efeito inflamatório no organismo.

Logo, adequações simples na dieta alimentar auxiliam a reduzir as dores, inchaço e demais desconfortos ocasionados por essas doenças.

Hidroterapia

Sessões de hidroterapia são recomendadas especialmente para pacientes que apresentam dificuldades maiores quanto aos movimentos, já que a água contribui para diminuir o impacto dos exercícios que são propostos para a recuperação do paciente.

Traumeel, juntamente com tratamentos complementares, traz grandes benefícios para a saúde e qualidade de vida dos pacientes, mas todos os processos requerem acompanhamento e autorização médica.


Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares para que eles também fiquem bem informados.


Para que os medicamentos possam ser comercializados, eles devem ser registrados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em casos de dúvida, verifique no portal da Agência em “Consulta de Produtos”, pois pode ser um medicamento irregular ou falsificado.

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.