Sildenafila: Saiba Para Que Serve, Como Usar, Contraindicações

Sildenafila conhecido também como Citrato de Sildenafila se trata se um medicamento usado para o tratamento de problemas de disfunção erétil, em diversos níveis, em pacientes do sexo masculino.  O uso é oral e apenas para pessoas com mais de 18 anos.

Composição e Apresentação da Sildenafila

O medicamento tem apresentada em comprimidos revestido de 50 mg ou 25 mg. Há embalagens no mercado que contem 1, 2, 4 ou 8 cápsulas revestidas.


Cada comprimido revestido da medicação contém 25 mg ou 50 mg da substância ativa Citrato de Sildenafila. Além dos excipientes inativos: dióxido de silício, celulose microcristalina, fosfato de cálcio dibásico, croscarmelose sódica, hipromelose, estearato de magnésio, dióxido de titânio, triacetina e sicovit laca indigotina.

O medicamento é para o uso oral e adulto.

Sildenafila

Qual a Função do Medicamento?

Como já mencionado, os comprimidos de Sildenafila estão indicados para tratar problemas de disfunção erétil em pessoas do sexo masculino, além da incapacidade de obter ereção, que é a rigidez do pênis para manter relações sexuais.

O medicamento contribui para diversos níveis do problema apresentado pelo paciente. Ainda garante relações sexuais mais satisfatórias, pois melhoram o desempenho sexual masculino.

A ação da medicação se dá por provocar o relaxamento dos músculos lisos dos corpos cavernosos do pênis – que são os responsáveis principais pela ereção do órgão e manutenção dela.

O fármaco ainda promove a dilatação de veias e artérias que fazem com que o órgão sexual masculino se torne rígido.

Em consequência, com mais sangue circulando pelo pênis, a ereção se torna mais fácil de ser conseguida e mantida, representando um estímulo sexual eficiente para os homens.

Como Usar a Medicação?

O remédio deve ter os comprimidos revestidos com auxílio de líquido, por via oral. As doses prescritas pelos médicos, em geral, são:

Adultos: 50 mg em dose única, a ser tomada quando necessário e com cerca de 1 hora de antecedência da relação sexual.

Pessoas entre 18 a 30 anos: 25 mg em dose única, a ser tomada quando preciso, com aproximadamente 1 hora de antecedência da relação sexual.

Alguns pacientes podem demonstram tolerância à medicação. Nesses casos, com autorização prévia de um médico, a dose pode chegar a até 100 mg.

Como Proceder se Esquecer de Ingerir a Dose

O medicamento deve ser usado, como explicado no item anterior, uma hora antes da relação sexual. Caso o paciente se esqueça, pode tomar a dose assim quase lembrar e aguardar a ação esperada do medicamento.

Reações Adversas Causadas Pelo Medicamento

Em alguns casos o uso do medicamento está pode causar reações adversas ao paciente, embora ele seja bem tolerado na maioria dos casos. As reações adversas mais observadas foram:

Reações Muito Comuns (ocorreu com mais de 10% dos pacientes que usaram a medicação): dor de cabeça.

Reações Comuns (ocorreu entre 1% e 10% das pessoas que usaram a medicação): problemas leves de visão, como visão turva e tonturas leves, calores, vermelhidão no rosto, enjoos e náuseas e desconfortos no trato gastrointestinal.


Reações Incomuns (aconteceu entre 0,1% e 1% das pessoas que usaram essa medicação): rinite transitória , dores no globo ocular, sono, intolerância a luz, alergia com presença de coceiras, ofuscamento da visão, aceleração cardíaca, pressão baixa, refluxos, entre outras.

Reações Raras (aconteceu entre 0,01% e 0,1% das pessoas que usaram a medicação): desmaio, convulsão, inchaço nos olhos, problemas oculares em geral, fechamento da garganta, dor na região peniana, aumento exagerado da ereção, irritação.

Contraindicações do Medicamento

Em geral, Sildenafila é bem tolerado, quando prescrito por um médico e usado da forma indicada. Porém, em alguns casos, o medicamento pode estar contraindicação para o uso. As principais situações são:

  • Pessoas com hipersensibilidade a substância ativa do remédio ou a outro componente da formulação;
  • Não se recomenda o uso da medicação por pacientes que estejam se tratando com agentes com ação de hipotensão de nitratos e óxidos de nitrogênio. Nesse caso, o médico pode autorizar que o medicamento a base de nitratos seja suspendido 2 dias antes e 1 dia depois do uso da Sildenafila;
  • Não se indica o uso concomitante com medicamentos que inibem a PDE5 (substância que circula no sangue) – como o riociguate, pois pode haver intensa baixa da pressão arterial do paciente;
  • O remédio é contraindicado para o uso por pessoas do sexo feminino;
  • O medicamento é contraindicado também para pessoas que possuam menos de 18 anos;
  • Não se recomenda a ingestão do medicamento para uso social;
  • O paciente deve evitar ingerir bebidas alcoólicas até 1 dia depois de tomar a medicação.

Superdosagem Com o Fármaco

Caso o paciente ingira doses maiores que 800 mg diárias do medicamento, poderá manifestar efeitos colaterais de leves a graves como: tonturas, desmaios, agitação psicomotora, tonturas, vômitos, convulsões, entre outras.

O paciente em superdosagem com o medicamento deve ser encaminhado até o serviço de atendimento de urgências e emergências médicas, para atendimento.

Não tentar provocar o vômito. Se possível, levar a embalagem ou a bula da medicação e informar a equipe de suporte médico o quanto o paciente ingeriu do remédio.

Medidas de suporte podem ser necessárias para a segurança do paciente, como uso de diuréticos potentes e lavagem estomacal.

Caso o paciente tenha problemas cardiovasculares ou neurológicos potencialmente graves, a superdosagem pode ser perigosa e, em alguns casos, até levar a óbito.

Caso não for possível se deslocar com paciente em superdosagem, deixe a pessoa deitada, como pescoço levemente erguido para facilitar a passagem do ar pelas vias respiratórias.

Entrar em contato com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), pelo número de telefone 192. O atendimento é gratuito e funciona 24 horas. A ligação pode ser feita de qualquer tipo de telefone.


Uma equipe especializada deverá se deslocar até onde se encontra o paciente que sofre da superdosagem com o medicamento.

Como Adquirir o Sildenafila

O medicamento pode ser adquirido sem a necessidade de apresentação ou de retenção de receita médica. No entanto, o uso sem autorização médica é totalmente desaconselhável, pois pode colocar a sua saúde em risco. Cuide-se!

Falsificações

O Citrato de Sildenafila despertou muito o interesse de algumas fábricas que falsificam medicamentos. Esses “laboratórios” clandestinos fazem verdadeiras atrocidades contra a saúde humana, pois falsificam esses medicamentos sem a mínima condição de higiene e em lugares úmidos.

Esses falsificadores ficam na China e na Índia, que encaminham o “medicamento” falsificado por um preço atrativo e bem abaixo do valor de mercado, que acabam atraindo consumidores devido ao baixo custo.


Por isso, evite comprar medicamentos de origem duvidosa e muito abaixo do preço, procure sempre pesquisar a origem do produto e compre somente medicamento original.

Apenas um médico pode indicar a utilização da Sildenafila para um paciente, com segurança.