Tratamento Caseiro Para Erisipela – Melhores Opções

O Tratamento Caseiro Para Erisipela, uma infecção na pele provocada por uma bactéria, oferece excelentes resultados para alívio dos sintomas e evita que o problema se agrave.

Para saber todos os detalhes sobre esses tratamentos, confira nosso artigo.


Melhores Opções de Tratamento Caseiro Para Erisipela

Eripsela

Veja cada opção de Tratamento Caseiro Para Erisipela e escolha uma das preferidas para iniciar o alívio dos sintomas.

Lavagem Com Bicarbonato de Sódio

Como Tratamento Caseiro Para Erisipela, o bicarbonato de sódio é uma das melhores opções pelo fato de essa substância ser altamente eficaz no combate às bactérias.

O bicarbonato também contribui para a higienização da pele, evitando os riscos de o problema se agravar.

Por conter substâncias anti-inflamatórias, essa lavagem com bicarbonato contribui para reduzir as dores e inchaço provocado pela erisipela.

Depois da lavagem com bicarbonato, o recomendado é fazer uma massagem com óleo de amêndoas (que daremos a receita nos próximos tratamentos mencionados nesse artigo).

Ingredientes:

  • 500ml de água;
  • 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio.

Como Preparar:

Misturar esses ingredientes em um recipiente de vidro grande com tampa e mantê-lo guardado por 2 ou 3 horas.

Depois desse período, usar essa mistura para lavar as regiões do corpo afetadas pela erisipela.

Essa lavagem deve ser feita 4 vezes ao dia, sobretudo antes de usar outros remédios na pele.

Chá de Gengibre

O Tratamento Caseiro Para Erisipela com gengibre é eficaz pelo fato de essa raiz ser um excelente anti-inflamatório natural, com efeito analgésico que auxilia na redução do inchaço e das dores.

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado;
  • 3 litros de água.

Como Preparar

Colocar o gengibre ralado dentro de um saco pequeno de algodão. Espremer todo o suco do gengibre e despejar o líquido nos 3 litros de água.

Levar ao fogo até que a mistura fique quente. Mexer, desligar o fogo e aguardar até que a mistura fique morna o suficiente para não queimar a pele.

Umedecer algumas gazes no líquido e colocá-las sobre as feridas de erisipela, deixando agir por 15 min. Esse procedimento deve ser repetido 2 vezes ao dia.

Lavagem Com Hamamélis

Tratamento Caseiro Para Erisipela - Hamamélis

Hamamélis funciona como Tratamento Caseiro Para Erisipela em virtude das substâncias antibacterianas contidas nessa planta, tornando-a capaz de tratar diversos tipos de infecção.

Ingredientes

  • 500ml de água;
  • 2 colheres (sopa) de folhas secas de hamamélis.

Como Preparar

Em um recipiente de vidro, colocar esses dois ingredientes, misturá-los e tampar, deixando em repouso por aproximadamente 3 horas.

Depois desse período, usar essa mistura para lavar os locais da pele atingidos pela erisipela.

O ideal é que essa lavagem seja repetida 4 vezes ao dia e pode atuar como uma substituta da lavagem realizada com bicarbonato de sódio.


Massagem Com Óleo de Amêndoas

Um ótimo Tratamento Caseiro Para Erisipela, conforme mencionamos, é o óleo de amêndoas. Ele possui um alto poder no combate às infecções e ainda nutre a pele profundamente, contribuindo para o alívio da inflamação.

Essa massagem deve ser realizada após as lavagens com bicarbonato de sódio, sendo essa a combinação perfeita no combate à erisipela.

Ingredientes:

  • Óleo de amêndoas (em quantidade de acordo com o tamanho da área afetada pela erisipela).

Como Preparar:

Espalhar na palma das mãos algumas gotas de óleo de amêndoas e começar a fazer uma massagem leve na região atingida pela erisipela.

Esse processo deve ser feito 2 vezes por dia. Obs.: evitar de colocar o óleo de amêndoas ou massagear regiões que contenham feridas.


Compressas Com Água Gelada ou Gelo

As compressas com água bem gelada ou gelo são excelentes para tratar a erisipela, ajudando no combate às bactérias, higienização da pele e alívio dos desconfortos como inchaço e dores.

Como Fazer:

Molhar um pano limpo com água bem gelada e aplicar sobre as lesões de erisipela para desinflamar. Deixar agir por cerca de 3 a 5 min.

Outra maneira de fazer essa compressa é colocar alguns cubos de gelo numa toalha limpa e colocá-la sobre o local afetado pela erisipela até que a toalha fique quente. Repetir o procedimento mais uma vez.

Essa compressa de gelo pode ser feita 2 vezes ao dia.

Chá de Equinácea

Outro Tratamento Caseiro Para Erisipela que apresenta bons resultados é o chá de equinácea graças às propriedades antibióticas e anti-inflamatórias dessa planta. O chá deve ser aplicado sobre os ferimentos como forma de reduzir as dores, inchaço e demais desconfortos provocados.

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres (sopa) de equinácea.

Como Preparar:

Colocar a água e a equinácea em um recipiente e levar ao fogo. Deixar a mistura ferver por 5 min. Desligar o fogo, tampar o recipiente e aguardar 10 min. até que esfrie. Coar o chá.

Molhar um pano bem limpo com o chá e aplicar na região afetada pelos ferimentos. Repetir a aplicação das compressas 2 vezes por dia até que os sintomas desapareçam.

Gel de Babosa

Tratamento Caseiro Para Erisipela - Gel de Babosa

A babosa é um ótimo Tratamento Caseiro Para Erisipela. O gel produzido por essa planta possui mucilagem, uma substância que favorece a cicatrização, diminui o inchaço e combate as bactérias causadoras do problema.

Como Preparar:

Basta cortar uma folha de babosa e extrair apenas o gel transparente, contido no interior da folha.

Espalhar esse gel sobre as lesões e cobrir com uma gaze. Esperar cerca de 10 min., retirar a gaze e lavar com bastante água fria. Realizar esse procedimento todos os dias até que os sintomas despareçam.

Por Que Procurar Um Médico?

Por mais que o Tratamento Caseiro Para Erisipela ofereça vários benefícios, é necessário ter acompanhamento médico dessa doença, preferencialmente um dermatologista, já que a ação da bactéria pode se agravar.

Portanto, esses tratamentos atuam como complementos e os remédios e demais prescrições feitas pelo dermatologista devem ser seguidas à risca com a finalidade de resolver o problema o mais rápido possível e evitar complicações nas regiões mais profundas da pele.

Depois de anotar cada Tratamento Caseiro Para Erisipela, consulte um médico e siga todas as recomendações para solucionar essa infecção o quanto antes.


Aproveite também para compartilhar essas informações com outras pessoas para que elas também saibam o que fazer no momento em que forem afetadas por esse problema.

Estes remédios caseiros para tratamentos naturais não substitui a consulta com um especialista. Procure sempre seu médico para fazer uma avaliação completa.

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.