Remédio Caseiro Para Dor de Dente – 7 Receitas Para Aliviar a Dor

Descubra Qual é o Melhor Remédio Caseiro Para Dor de Dente Que Pode Solucionar Este Problema Tão Desagradável! Confira as Receitas e Possíveis Métodos!

Um bom Remédio Caseiro Para Dor de Dente é fazer bochechos com água morna e sal ou com o chá de macela.


Esfregar uma mistura de óleo essencial de cravinho e fazer uma compressão com ervas medicinais maceradas também são ótimas soluções naturais.

As dores nos dentes podem ser provocadas pelo surgimento do siso, ou, ainda, uma cárie, inflamações da gengiva ou dente quebrado.

Portanto, é fundamental ir até um odontologista para tratar adequadamente o caso. Todos os medicamentos caseiros, contudo, podem mostrar utilidade, ao passo que esperam a consulta de cirurgião dentista. 

Dentre as possibilidades caseiras que podem ter uso em combate a dor do dente, que pode surgir com enxaqueca, náusea, vômito e demais sintomas, podemos citar:

Remédio Caseiro Para Dor de Dente

1 – Remédio Caseiro Para Dor de Dente Com Própolis e Macela

Uma substância efetiva para tratar a dor de dente são os bochechos com a infusão de própolis e macela.

Isto porque apresenta elemento anti-inflamatório, analgésico e antisséptico que são capazes de aliviar de forma rápida e satisfazer a dor.

Você vai precisar de:

  • duas colheres de folhas secas de macela;
  • 30 gotas de extrato de própolis;
  • 1l de água.

Como preparar?

Coloque as folhas na água, num recipiente e deixe fervendo pela média de 5min, a contar o momento em que a água entrar em ebulição.

Tapar a panela e esperar que amorne, coar a infusão e adicionar o própolis, de modo a misturar bem.

É possível também fazer bochechos com a infusão diversas vezes por dia, ao passo que a dor persista.

Porém, é imprescindível que o odontologista faça a eliminação do motivador da dor, que pode se caracterizar por uma cárie ou demais categorias de infecções, que não tem tratamento pela infusão.

Isto porque pode existir agravamento do problema.

2 – Remédio Caseiro Para Dor de Dente Com Suco de Limão

O limão é um fruto incrível para ajudar no alívio das dores de dente. Isto porque tem ação antisséptica bucal que atua no alívio das inflamações e, desta forma, reduzem as dores em tempo curto.

Ainda que haja eficácia do suco, não pode ser tomado como a única forma de tratar a dor, ainda mais quando este sintoma aparece em período maior que dois dias.

Nestas situações, a recomendação é fazer a consulta de odontologista para a identificação das dores e início do tratamento.

Você vai precisar de:

  • suco de um limão;
  • um pedaço de gaze ou algodão.

Como preparar?

Molhar o algodão num suco de limão, retirando excesso e aplicando a compressa no dente dolorido ou com inflamação.

Deixe agir pelo tempo de minutos. Tal processo deve se repetir, no mínimo, três vezes por dia.

Um outro modo de fazer uso do limão para combater as dores dos dentes é a preparação de mistura do limão em água, e utilizar a mistura para proceder bochechos, em seguida, com a adequada escovação dos dentes.


3- Remédio Para Dor de Dente – Bicarbonato de Sódio

Remédio Caseiro Para Dor de Dente - Bicarbonato de SódioRemédio Caseiro Para Dor de Dente - Bicarbonato de SódioRemédio Caseiro Para Dor de Dente - Bicarbonato de SódioRemédio Caseiro Para Dor de Dente - Bicarbonato de SódioRemédio Caseiro Para Dor de Dente - Bicarbonato de SódioRemédio Caseiro Para Dor de Dente - Bicarbonato de SódioRemédio Caseiro Para Dor de Dente - Bicarbonato de SódioRemédio Caseiro Para Dor de Dente - Bicarbonato de Sódio

Esta dica é essencial para aqueles que apresentam um dor moderada no dente. O bicarbonato de sódio é conhecido por auxiliar na limpeza dos dentes, o que pode ser o causador da dor.

Uma falta de higiene adequada pode tornar este quadro específico muito mais doloroso.


Portanto, higienizar a boca com o bicarbonato de sódio auxilia a eliminar bactérias que podem estar provocando a dor e inflamações, principalmente nas gengivas.

O ideal é escovar os dentes com o bicarbonato, depois que se realizou a escovação com pasta dental normal.

Passe bem o fio dental entre os dentes e realize o novo procedimento de escovação com o bicarbonato de sódio e água.

O elemento apresenta um gosto salgado e é eficaz para tornar a região oral mais limpa.

4 – Remédio Caseiro Para Dor de Dente Com Salsa

Este alimento é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias que podem reduzir transtornos com as áreas prejudicadas da boca.

Portanto, fazer a mastigação da salsa pode aliviar possíveis dores apresentadas no dente e região da mucosa da boca.

5 – Remédio Caseiro Para Dor de Dente Com Cravo-da-índia

Um outro modo de aliviar as dores de dente é mastigando o cravo-da-índia, em razão de que apresenta efeito antisséptico.

Por isso, a atitude de pressionar o cravo nos dentes auxilia a prevenir desconfortos provocados por dores nos dentes.

Este óleo essencial, em questão, é uma alternativa natural excelente para o combate de inflamações nas gengivas.

É ainda melhor em situação de dores nos dentes.

Para tanto, é preciso molhar a gaze limpa em água oxigenada ou num pouco de óleo de cravo-da-índia, massageando a gengiva em volta da região dentária, porque apresentam efeito analgésico e antisséptico.

6 – Remédio Caseiro Para Dor de Dente Com Água Salgada

A água salgada apresenta, também, a capacidade de promover alívio de dores e desconfortos provocados pelas dores de dente.

Para tanto, é preciso colocar num copo, uma média de 100 ml com água em temperatura morna, com sal. Deve-se misturar  esta receita e fazer bochecho em tempo de um a dois minutos. Cuspa, logo em seguida.

7- Remédio Caseiro Para Dor de Dente Com Ervas Maceradas

Remédio Caseiro Para Dor de Dente - Ervas Macerada

Um outro modo possível de fazer uso de remédios caseiros é por gaze com preparação de erva macerada que ajuda a eliminar as dores de dente.

O fundamental é realizar uma pasta, de modo a amassar um punhado de salsa com meia colher de sal e uma de azeite, enrolando numa gaze bem higienizada.

Pressione em cima do dente que está doendo. Dentre as possibilidades, você pode estar enfrentando um problema da ortodontia.


Exemplos disso são a cárie, tratamento de canal, gengivite, inflamações específicas ou demais condições que prejudicam a saúde da boca!

Estes remédios caseiros para tratamentos naturais não substitui a consulta com um especialista. É imprescindível visitar o dentista, caso a dor persista.

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.