Remédio Caseiro Para Faringite – As 7 Melhores Receitas

Remédio Caseiro Para Faringite é a solução natural para aliviar os sintomas dessa infecção na garganta provocada por vírus ou bactérias. Para saber os detalhes das receitas e tratar esse problema logo nos primeiros dias, confira nosso artigo.

7 Receitas de Remédio Caseiro Para Faringite

Remédio Caseiro Para Faringite

Anote cada Remédio Caseiro Para Faringite que vamos ensinar aqui e use sempre que precisar, logo que aparecerem os primeiros sinais de dores de garganta.


Chá de Açafrão-da-Terra com Mel

Esse Remédio Caseiro Para Faringite está entre os mais eficazes, principalmente quando ingerido logo que começar a sentir a garganta arranhando.

O açafrão, além de ser rico em substâncias anti-inflamatórias, é um potente aliado do sistema imunológico, sobretudo quando combinado com mel, o que evita que o quadro de infecção se agrave.

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de açafrão-da-terra em pó;
  • 1 xícara (chá) de água;
  • 2 colheres (sopa) de mel.

Como Preparar:

Colocar a água para esquentar. Logo que estiver quente, despejar na xícara e adicionar o mel e o açafrão. Mexer bem e ingerir, preferencialmente antes de dormir.

Infusão de Tomilho Com Mel

O Remédio Caseiro Para Faringite preparado com tomilho é altamente eficaz devido às substâncias anti-inflamatórias e analgésicas presentes nessa planta.

Além do consumo dessa infusão, usar tomilho no preparo de sopas e caldos é de grande ajuda para aliviar dores de garganta e fortalecer o sistema imunológico.

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de tomilho (fresco ou em erva);
  • 1 colher (chá) de mel;
  • 2 xícaras (chá) de água.

Como Preparar:

Esquentar a água até que ela comece a ferver. Desligar o fogo. Colocar o tomilho na água, tampar o recipiente e deixá-lo abafado por 10 min. Adicionar o mel, mexer, coar e beber logo em seguida, preferencialmente quente.

Chá de Gengibre Com Mel

O gengibre funciona como Remédio Caseiro Para Faringite por se tratar de uma planta rica em propriedades anti-inflamatórias e também analgésicas, atuando na causa do problema.

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado;
  • 1 xícara (chá) de água;
  • 1 colher (sopa) de mel.

Como Preparar:

Levar a água ao fogo juntamente com o gengibre. Deixar a mistura ferver por 5 minutos. Desligar o fogo. Adicionar o mel, mexer e deixar o recipiente abafado de 5 a 10 minutos. Coar e ingerir o chá logo depois.

Recomenda-se beber esse chá de 2 a 3 vezes ao dia.

Chá de Gengibre Com Mel e Limão

Remédio Caseiro Para Faringite

Outro Remédio Caseiro Para Faringite é misturar gengibre com limão, que funciona como um adstringente natural, ajudando na remoção dos vírus ou bactérias, e ainda é rico em vitamina C.

Esse chá é ainda mais indicado quando as dores de garganta vêm acompanhadas de gripes e resfriados.

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado;
  • 1 limão;
  • 1 colher (sopa) de mel;
  • 1 xícara (chá) de água.

Como Preparar:


Colocar a água e o gengibre no fogo. Deixar essa mistura fervendo por 5 minutos e desligar. Deixar o recipiente tampado por 10 minutos. Adicionar o mel, espremer o limão e mexer. Beber logo em seguida.

Chá de Hortelã Com Mel

Um Remédio Caseiro Para Faringite dos mais comuns é o chá de hortelã com mel. Essa planta possui várias substâncias benéficas para a garganta e ainda refresca o hálito.

Ingredientes:

  • 6 folhas frescas de hortelã;
  • 2 colheres (sopa) de mel;
  • 2 xícaras (chá) de água.

Como Preparar:

Em um recipiente, colocar a água e as folhas de hortelã. Deixar ferver por 10 minutos. Desligar o fogo, acrescentar o mel, mexer e beber logo em seguida, de preferência antes de dormir.

Infusão de Sálvia

Com substâncias antissépticas, anestésicas e anti-inflamatórias, a sálvia é considerada outra aliada da saúde da garganta e auxilia no alívio dos sintomas de gripes e resfriados.

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de água;
  • 1 colher (chá) de folhas de sálvia.

Como Preparar:

Colocar a água e a sálvia em um recipiente e colocar no fogo.  Logo que começar a ferver, desligar o fogo e aguardar esfriar por cerca de 30 min.

Depois desse tempo, ingerir essa infusão ou utilizá-la para fazer gargarejos, especialmente antes de dormir.

Chá de Maçã Com Mel

Dos Remédios Caseiros Para Faringite, o chá de maçã com mel é outro dos melhores. A maçã ajuda a aliviar naturalmente a irritação que afeta a garganta e, juntamente com o mel, contribui para eliminar as bactérias e hidratar o local.

Ingredientes:

  • 1 maçã (sem sementes e haste, cortada em 4 partes);
  • 2 xícaras (chá) de água;
  • 3 colheres (sopa) de mel.

Como Preparar:

Colocar a maçã, o mel e a água em um recipiente e levar ao fogo. Deixar ferver por 10 minutos. Aguardar esfriar e beber logo depois.

Posteriormente, também é possível comer a maçã que ficou no recipiente. Isso ajuda ainda mais a aliviar os sintomas da faringite. Ingerir esse chá preferencialmente antes de dormir.

Além do chá, o suco de maçã em temperatura ambiente é de grande auxílio para a garganta, podendo ser ingerido 2 ou 3 vezes ao dia.

Ingredientes:


  • 2 maçãs;
  • 2 xícaras (chá) de água;
  • 1 colher (sopa) de açúcar.

Como Preparar:

Remover as sementes e haste das maçãs. Cortar as maçãs em 4 partes e colocar no liquidificador. Adicionar a água e o mel. Bater por alguns segundos, coar e beber logo em seguida.

Remédio Caseiro Para Faringite - Chá de Maçã Com Mel

Outros Cuidados Caseiros Para Faringite

Além de cada Remédio Caseiro Para Faringite que mencionamos, são necessários outros cuidados para resolver o problema de forma mais rápida. Esses cuidados são:

Beber Bastante Água

Durante o processo de irritação da garganta, para hidratar as vias e estimular a eliminação das bactérias o ideal é beber bastante água pura no decorrer do dia.

Repousar e Cuidar da Alimentação

O repouso é essencial para restabelecer o organismo e ajudar no bom funcionamento do sistema imunológico.

Manter uma alimentação mais nutritiva, preferencialmente com sopas, caldos e sucos também é ótimo para potencializar as defesas do organismo e combater a infecção.


Anotou cada Remédio Caseiro Para Faringite? Compartilhe esse conteúdo com mais pessoas para que elas também fiquem bem informadas e saibam como tratar a faringite de forma natural.

Estes remédios caseiros para tratamentos naturais não substitui a consulta com um especialista. Procure sempre seu médico para fazer uma avaliação completa.