Simeticona – Bula, O Que é, Indicações e Contraindicações

Simeticona, medicamento disponibilizado em gotas e comprimidos, consiste no princípio ativo do Luftal, um dos fármacos mais conhecidos no Brasil.

Dessa forma Simeticona é considerado o medicamento genérico do Luftal. Para saber todos os detalhes sobre esse fármaco, fique de olho no nosso artigo.


Para Que o Simeticona é Indicado?

Simeticona

Simeticona é usado como forma de eliminar o acúmulo de gases que afetam o aparelho gastrintestinal, quadro que acarreta:

– Fortes dores abdominais;

– Inchaço abdominal;

– Arrotos;

– Ruídos estomacais provocados pelo deslocamento de líquidos;

– Flatulência.

Simeticona, além de ser indicada para evitar o excesso de gases no cotidiano dos pacientes, é empregada com a mesma finalidade principalmente em procedimentos pós-operatórios durante o período de convalescença dos pacientes, no tratamento de distúrbios fermentativos intestinais, na preparação do intestino para exames de endoscopia ou radiografia do abdômen.

Como o Simeticona Age?

Logo que o Simeticona é ingerido, depois de 10 a 30 minutos, é diminuída a tensão dos líquidos no sistema digestivo, o que ocasiona o rompimento e eliminação das bolhas que contêm os gases causadores das dores e demais desconfortos abdominais.

A partir dessa ação é possível o alívio na região abdominal, que ficará livre dos gases.

Composição da Fórmula

Simeticona (versão comprimido)

Simeticona (princípio ativo)

– Povidona (excipiente);

– Celulose microcristalina (excipiente);

– Dióxido de silício (excipiente);

– Lactose monoidratada;

– Croscarmelose sódica (excipiente).

Simeticona (versão gotas)

Simeticona (princípio ativo);

– Benzoato de sódio (excipiente);

– Glicerol;

– Povidona (excipiente);

– Ciclamato de sódio (excipiente);

– Sorbitol (excipiente);

– Citrato de sódio di-hidratado (excipiente);

– Sacarina sódica di-hidratada (excipiente);

– Propilparabeno (excipiente);

– Metilparabeno (excipiente);

– Goma Xantana (excipiente);

– Ácido cítrico monoidratado (excipiente);

– Corantes amarelos FD&C nº5 e FD&C nº6 (excipientes);

– Água purificada (excipiente).

Contraindicações do Simeticona

Simeticona, assim como todos os medicamentos, possui algumas contraindicações que precisam ser consideradas antes do uso. Esse fármaco não é recomendado nos casos abaixo:

– Pessoas que apresentam massa palpável na região abdominal;

– Pacientes com cólica grave (intensa dor na barriga);

– Indivíduos com aumento do volume abdominal;

– Dores persistentes no abdômen (que geralmente duram mais que 36 horas).

Obs.: gestantes, mulheres que estão em período de amamentação, pacientes diagnosticados com algum tipo de doença ou que façam uso constante de medicamentos devem, obrigatoriamente, informar tais condições ao médico responsável pelo tratamento de questões gastrintestinais.

Efeitos Colaterais do Simeticona

Antes de usar Simeticona, além das contraindicações, é preciso atentar-se para os possíveis efeitos colaterais que este fármaco pode causar. Esses efeitos são:

– Inflamação na pele;

– Crises de urticária (ocorre raramente).


Tais efeitos são pouco prováveis pelo fato de a Simeticona não ser absorvida pelo organismo. Dessa forma, essa substância age no aparelho digestivo, sendo completamente eliminada por meio das fezes, não causando alterações.

Dosagem Recomendada de Simeticona

Gotas

Ao usar Simeticona em gotas, de um modo geral são indicadas as seguintes dosagens:

– Crianças que estão em fase de amamentação: de 4 a 6 gotas (3 vezes por dia);

– Crianças até 12 anos: de 6 a 12 gotas (3 vezes por dia);

Adolescentes acima dos 12 anos e adultos: 16 gotas (3 vezes ao dia).

Simeticona pode ser diluída em um pouco de água pura. Obs.: recomenda-se evitar o consumo desse medicamento juntamente com outras bebidas como sucos. O frasco sempre deve ser agitado antes de usar.

Comprimido (80mg) – Adultos

1 comprimido de Simeticona, três vezes por dia, ingerido durante as principais refeições (café/almoço/jantar). O comprimido deve ser ingerido com água e não pode ser mastigado.

Obs.: nunca ultrapassar a dosagem de 6 comprimidos ao dia.

Comprimido (150mg) – Adultos

1 comprimido de Simeticona, três vezes por dia, ingerido durante as principais refeições (café/almoço/jantar). O comprimido deve ser administrado com água e não pode ser mastigado. Obs.: nunca ultrapassar a dosagem de 3 comprimidos ao dia.

Obs.: as dosagens, tanto em gotas quanto em comprimidos podem ser alteradas no início e decorrer do tratamento de acordo com as condições apresentadas por cada paciente.

A Importância de Consultar Um Médico

Por mais que Simeticona seja um fármaco acessível para a maioria das pessoas, sempre é necessário contar com acompanhamento médico quando os desconfortos gastrintestinais são frequentes.

O motivo, é que o excesso de gases pode ser um efeito de outros tipos de problemas, tais como mau funcionamento do intestino, digestão lenta etc.


Na maioria das vezes são necessários exames de laboratório e imagem com a finalidade de avaliar todo o sistema digestivo para identificar as causas do problema.

Medidas Complementares

Além do uso de medicamentos, é necessário que os pacientes adotem medidas complementares para tratar problemas e desconfortos que afetam o sistema gastrintestinal. Essas medidas são:

Dieta Saudável

Rever hábitos alimentares é essencial para prevenir e ajudar no tratamento de problemas relacionados ao sistema digestivo.

Além de evitar determinados tipos de alimentos e bebidas, é preciso consumir alimentos mais saudáveis, como legumes, frutas, verduras e itens ricos em fibras – que favorecem o funcionamento do intestino.

Beber Bastante Água

Ingerir 2 litros de água diariamente é fundamental para a saúde do estômago, fígado, intestino e do organismo como um todo, sendo que esse simples hábito é capaz de evitar a presença excessiva de gases e também previne a elevação dos ácidos estomacais.

Caminhar

Ficar muito tempo sentado favorece a formação de gases. Logo, para evitar esse desconforto, é necessário caminhar sempre que possível.

O ideal é adotar a prática de uma atividade física de forma regular (de 3 a 4 vezes por semana). Esse fator é um dos melhores aliados na prevenção de gases que afetam o sistema gastrintestinal.

Para quem trabalha a maior parte do tempo sentado, recomenda-se levantar várias vezes ao dia, fazer alongamentos suaves por 1 ou 2 minutos e depois retornar.

Simeticona, juntamente com os cuidados proporcionados, oferece excelentes resultados para a saúde quanto à eliminação de todos os desconfortos provocados pelos gases.


Gostou do nosso artigo? Compartilhe essas informações e deixe seus familiares e amigos bem informados sobre este assunto.

Para que os medicamentos possam ser comercializados, eles devem ser registrados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em casos de dúvida, verifique no portal da Agência em “Consulta de Produtos”, pois pode ser um medicamento irregular ou falsificado.