Estomazil: Para Que Serve e Indicação

O Estomazil é uma medicação utilizada para tratar diversas questões desconfortáveis como o mal estar e a azia. Veja aqui as informações sobre este remédio!

O Estomazil é um remédio utilizado para promover alívio de mal estar e azia, por meio de ação neutralizadora dos ácidos gástricos. Em virtude de sua solubilidade, o elemento de bicarbonato de sódio tem a absorção rápida oralmente e ação eficaz de forma imediata, de modo a neutralizar o ácido estomacal.


Indicações do Estomazil

O remédio tem indicação para tratar o ácido do estômago, bem como as dores e dispepsias, epigastralgia, azias, má digestão, esofagite péptica – inflamações em razão do refluxo.

Trata-se de uma substância que é associada aos antiácidos que agem de forma eficaz combatendo a hiperacidez do estômago e de ações desconfortáveis do gastroduodenal que decorrem dela.

A substância é neutralizadora do ácido e faz a proteção da mucosa estomacal e do esôfago. É eficaz por seu caráter imediato, visto que reage de forma muito rápida em relação aos ácidos estomacais, de maneira a neutralizá-los.

Apresentações do Estomazil

Estomazil

  • Pó efervescente – embalagem com 50 pacotes de 5 g.
  • Pílulas com efervescência.
  • Cartelado com 10 pastilhas nos sabores de guaraná, abacaxi, limão, camomila, morango e sem sabor.

Efeitos do Estomazil

Trata-se de uma medicação que tem o aceite do organismo,  e portanto, têm raridade as ações colaterais e, ao passo que aconteçam, pode-se relatar:

  • retenção líquida;
  • desidratação.

Contraindicações do Estomazil

Em casos de gravidez, é preciso fazer a consulta ao especialista sobre o uso do Estomazil. Algumas condições precisam ser avaliadas pelo médico, como:

  • patologias ou problemas renais, crônicos e afins, bem como alcalose do metabolismo e respiração;
  • hipocalcemia;
  • coração com ação insuficiente;
  • edema;
  • disfunções dos rins;
  • hipertensões;
  • aldosteronismo;
  • medicação já existente, bem como tratamentos sem receituários.

Em período de tratamento a partir do Estomazil, é preciso evitar o consumo de álcool, porque há a possibilidade das condições piorarem.


Em virtude de ser composto pelo bicarbonato de sódio, a medicação é contraindicada para a utilização em pessoas que tenham alcalose respiratória e de metabolismo que já existam, em pessoas que possuam um baixo quantitativo do cálcio na corrente sanguínea, em razão dos riscos de desenvolvimento de tetanias com indução pela alcalose.

Pela composição dos sais do sódio, o remédio deve ter administração cautelosa aos que tenham condições cardíacas, edemas, rins insuficientes, hipertensão ou, ainda, a condição de hiperaldosteronismo.

Não esqueça de que, todo e qualquer remédio precisa de uma verificação prévia do seu médico específico.

Como Usar e Quantidade Correta

  • Sachês de Efervescência; utilização oral.
  • Fazer a dissolução do produto de 5g em metade de um copo com água; deixando que a efervescência se complete. Beba em um único momento, sem ficar esperando entre um gole ou outro.
  • Para as recomendações disponíveis para azia e má digestão com dor de cabeça, a dosagem composta em envelope tem suficiência, e pode ter repetição posteriormente a 2h em situação necessária, porque o elemento do citrato de sódio disponível na medicação faz a conferência de segurança em sua funcionalidade oral.
  • Dosagem máxima por dia indicada – 2 envelopes de 10g por dia.
  • Pílulas em efervescência; utilização oral.
  • Dissolução de uma colher de 5g em copo d’água. Deixe que a efervescência se complete e beba rapidamente.

Estomazil é Bom para Diarreia?

De modo geral, a condição de diarreias têm duração entre três a quatro dias, porém para que pare a diarreia de forma mais rápida, deve-se fazer a ingestão de alimentos que prendam o intestino e prosseguir ingerindo muita água para o mantimento da hidratação do corpo.

Contudo, não é recomendado parar a condição a partir de medicamentos como “Imosec”, em virtude de situações em que a diarreia é a alternativa que o corpo busca para que consiga eliminar micro-organismos que estejam atrapalhando e prejudicando o sistema de digestão.

O Estomazil é indicado para situações de diarreia, ao passo que juntamente a alguma outra condição como o enjoo, má digestão e mal estar.

Estomazil é Bom Para Ressaca?

Só nos casos em que a ressaca venha acompanhada dos sinais de má digestão, queimação e azia. Em determinados momentos, o Estomazil é excelente para este tipo de situação. Basta que se atente aos sintomas mencionados.


A automedicação é um ato perigoso e pode acometer o organismo de maneira efetiva. É preciso sempre consultar um especialista antes de ingerir quaisquer tipos de produtos ou remédios.


Isto porque, ainda que se conheça todas as informações sobre determinado medicamento, o organismo das pessoas responde de maneira específica a medicação. Portanto, evite o consumo de remédios que não há um conhecimento prévio de seu médico.

Em caso de já portar algum tipo de doença, o cuidado deve ser ainda maior. A mistura de remédios pode atrapalhar a funcionalidade do que já está sendo consumido, bem como causar potencialidade de algum elemento, causando efeitos colaterais extremamente prejudiciais à saúde.

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.