Aminofilina: Bula, Indicação, Efeitos Colaterais, Como Usar?

Conheça Tudo Sobre a Aminofilina, Um Medicamento Específico Para Asma e Bronquite. Saiba Quais São Os Efeitos Colaterais, As Indicações e Formas de Uso.

A Aminofilina é uma medicação que torna mais fácil a respiração, de modo principal, em situações de bronquite ou asma.


Este remédio é uma substância broncodilatadora, antiasmática de utilização oral e injetável, que atua nos músculos dos brônquios, de modo a estimular o fluxo da respiração.

O remédio pode ser disponibilizado com as nomenclaturas comerciais de:

  • Asmapen;
  • Pulmodilat;
  • Unifilin;
  • Minoton;
  • Asmofilin.

O medicamento só pode ser adquirido a partir da prescrição de um médico.

Aminofilina: Quais as Indicações?

aminofilina

Esta substância tem indicação para tratar  a asma brônquica, promovendo o alívio da falta de ar, aprimorando a funcionalidade dos pulmões. Atua na prevenção de asma induzida pela atividade física.

A recomendação deste remédio é, também, para tratar bronquite e enfisema pulmonar. É possível também ter emprego como substância antiespasmódica, diurética, estimulante do coração e coadjuvante para tratar insuficiência congestiva do coração e edema dos pulmões.

Apresentações de Aminofilina

  • Solução Injetável 24 mg por ml; embalagem constituindo 50 ampolas de 10ml;

Utilização adulta e pediátrica.

Utilização intramuscular ou intravenosa.

  • Drágeas de 100 ou 200mg; embalagem constituindo 20 drágeas;
  • Solução oral com 240mg/ml – frascos compostos por 10ml;

Utilização adulta e pediátrica.

Efeitos Colaterais de Aminofilina

Este elemento pode, de forma eventual, causas reações que desagradam, dentre elas:

  • transtornos gastrintestinais;
  • vômitos;
  • náuseas.

Contraindicações de Aminofilina

O remédio não deve ter utilização pelo público em período gestacional, sem recomendação médica.

Só pode ter a administração para grávidas e lactantes em caso de o especialista recomendar. Isto porque, neste caso, ele julga que as vantagens potenciais ultrapassam os riscos.

A utilização do remédio ao público fumante pode demandar dosagens ajustadas.

Como Usar a Aminofilina?

O remédio pode ter uso, conforme o teor da patologia, a faixa etária, outros problemas e resposta do indivíduo.


Em relação a cada ml do elemento solução oral, é constituída a equivalência de 24 gotinhas. A dosagem indicada varia conforme a faixa etária.

Adultos

Para tratar de forma prolongada a asma brônquica e o broncoespasmo, com associação a partir de enfisema e bronquite, é preciso consumir entre uma a duas drágeas de 100mg ou uma drágea de 200mg – ou ainda 10 a 20 gotas desta solução em líquido, duas a três vezes por dia, depois de se alimentar.

Crianças

É preciso atentar-se cuidadosamente com a utilização da Aminofilina em público pediátrico e fazer a consulta ao médico para o uso desta substância em crianças. A medicação deve ter administração por via oral, de 6h em 6h.

  • público menor que um ano de idade – dosagem por dia totalizando em mg, peso é igual a 0,3 vezes a idade em semanas somado a 8;
  • idade entre um a doze anos – 6mg por peso e dosagem igual a 24mg/kg;
  • maior que 12 anos até os dezesseis – 5mg por kg e a dosagem é igual a 20mg por kg;
  • maior que 12 anos – 4mg por kg, sendo a dosagem por dia igual a 16mg por kg.

Se a via por inalação tiver indicação pelo especialista, fazer a diluição de 0,5 a 1 ml da substância em solução oral em quantitativo igual de água destilada. A administração deve ocorrer através de nebulizador.

Como a Aminofilina Age no Organismo?

A substância provoca dilatação dos elementos brônquios e de vasos do pulmão, por meio de relaxamento dos músculos lisos. A dilatação também ocorre em relação às artérias coronárias e o aumento do débito do coração e da eliminação da urina.

Este remédio atua como um estimulante em relação ao SNC e os músculos do esqueleto. É possível que tenha administração em prazos prolongados, pela inalação ou via oral.

Aminofilina Combate a Celulite?

Conforme a bula do medicamento, este elemento tem indicação para tratar a asma e o bronquite, promovendo o alívio da falta de ar e aprimorando da funcionalidade do pulmão.

Há a prevenção da asma com indução pela atividade física. Isto que dizer que não existem indicações de que haja eficácia em combate a ondulação da pele.


A substância teofilina, um remédio com maior potência e também disposto como constituinte de loções e cremes anticelulites, é uma substância broncodilatadora usada para a preparação do elemento aos indivíduos que apresentem a asma. Suas reações adversas fazem a inclusão de:

  • vômitos;
  • diarreia;
  • náuseas;
  • arritmias – em altas dosagens.

Aminofilina é Antibiótico?

Não. As substâncias antibióticas são elementos usados de forma específica para eliminar as bactérias sem a danificação dos elementos celulares do nosso organismo.

Há diversas categorias de substâncias antibióticas diferenciadas para que exista a ação de toda a categoria de bactérias que são prejudiciais ao nosso corpo e saúde.


O antibiótico é um remédio que atua de forma exclusiva para eliminar bactérias e não apresentam a capacidade de eliminação do vírus como a situação da asma e do bronquite.

Portanto, é imprescindível que se consulte um especialista para que ele prescreva corretamente a medicação exata para a sua condição patológica. Não se automedique. Cuide da sua saúde!

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.