Venalot: Para Que serve, Indicações e Como Tomar

Aqui Você Vai Saber Tudo Sobre o Venalot, Um Medicamento Oral Que Deve Ser Prescrito Por Um Médico Especialista. Confira Todas as Informações e Modos de Uso!

O Venalot é um medicamento de uso oral (drágea), adulto, que contém substâncias como cumarina, troxerrutina como princípio ativos, muito indicado para auxiliar no tratamento de problemas nas veias e nos vasos linfáticos, tais como varizes, hemorróidas, flebites, tromboflebites, úlceras varicosas das pernas, linfedemas e inchaço decorrente desses problemas.


Confira abaixo, O Que é, Para que Serve, Dosagens, Indicações e Contraindicações para poder usar o medicamento da forma adequada.

Venalot: O Que é?

Venalot

O Venalot é um comprimido em drágea, de uso oral e adulto, redondo, biconvexo, de superfície lisa e amarelo brilhante.

O comprimido é de liberação prolongada e revestido de 15 mg de cumarina + 90 mg de troxerrutina em embalagens de 10, 30 ou 60 unidades fornecido pelo laboratório Takeda Pharma.

Composição do Venalot

Além da cumarina e da troxerrutina como princípio ativos, o Venalot possui alguns excipientes em sua composição. São eles, abaixo:

  • lactose monoidratada;
  • povidona;
  • dióxido de silício;
  • hiprolose;
  • estearato de magnésio;
  • opadry II translúcido;
  • corantes amarelo laca D&C nº 10 e laca amarelo crepúsculo;
  • dióxido de titânio.

Ação do Venalot

A eficácia de seus princípios ativos (Cumarina + Troxerrutina) depende da eficácia dos seus componentes.

Porém, todas essas substâncias juntas melhoram a circulação periférica venosa e linfática, diminuindo também o inchaço decorrente de problemas dos vasos linfáticos e venosos.

Venalot: Para Que Serve?

O Venalot é indicado para o tratamento de problemas das veias e dos vasos linfáticos, tais como varizes, hemorróidas, flebites, tromboflebites, periflebites, síndromes pós-flebíticas, úlceras varicosas das pernas, linfedemas e inchaço decorrente desses problemas.

Estases linfáticas, linfangites, linfadenites, linfedemas. Estases venosas, edemas, arterites. Profilaxia da trombose pré e pós-operatória e na gravidez.

Profilaxia e tratamento de edemas e estases linfáticas pós-operatórias e pós-traumáticas. Braquialgias, cervicalgias, lombalgias.

Contraindicações e Advertências

O produto não deve ser usado por pacientes que possuem alergias ou hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

O medicamento contém corante amarelo de tartrazina que costuma causar reações alérgicas, como asma brônquica, especialmente para quem tem alergia ao ácido acetilsalicílico.

Da mesma forma, também não poderá ser utilizado por quem possui problemas no fígado graves (hepatopatias), ou pacientes que já tenham apresentado doenças hepáticas.

É preciso interromper o medicamento e informar o médico imediatamente no caso do aparecimento de sintomas como náuseas acompanhadas por urticária, urina escura ou amarelamento da pele e/ou do globo ocular (icterícia).

Antes de tomar, favor informar ao médico sobre qualquer outro medicamento que estiver tomando, principalmente se for continuar durante o tratamento.


O seu uso por períodos prolongados (mais de um mês de duração) com doses altas (mais de 3 drágeas ao dia) deve ser avaliado pelo médico e acompanhado por avaliação médica criteriosa da função hepática.

Gestantes: Em caso de gravidez, informe ao seu médico caso ocorra durante o tratamento ou após o seu término. O seu uso durante a gravidez e amamentação deve ser feito sob estrita recomendação e orientação médica para se considerar a relação risco/benefício, principalmente durante o primeiro trimestre de gestação.

Diabéticos: Contém açúcar.

Pacientes pediátricos: Não há comprovação de sua segurança para uso em crianças, tornando o medicamento de uso exclusivo adulto.

Pacientes idosos: Não há restrições ou recomendações especiais com relação ao uso do medicamento por idosos.

Interações Medicamentosas do Venalot

Caso haja administração simultânea de drogas que possam prejudicar as funções hepáticas, isso pode levar ao aumento de possíveis reações hepáticas.

No entanto, não existem restrições quanto à ingestão de alimentos e bebidas.

Reações Adversas ou Efeitos Colaterais

Normalmente, a frequência dos efeitos colaterais é baseada na seguinte classificação:

  • Reação muito comum (ocorre em 10% dos pacientes que utilizam o medicamento);
  • Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes);
  • Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes): aumento nos níveis de enzimas hepáticas (transaminases séricas, gama-GT), especialmente no início do tratamento, que melhoram com a descontinuação da terapia;
  • Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1%);
  • Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes): queixas de distúrbios gastrintestinais, problemas no fígado como hepatite e/ou coloração amarelada da pele ou olhos (icterícia) reversíveis com a descontinuação da terapia.

Além disso, há relatos de rubor (vermelhidão) e cefaléia. Caso qualquer um desses efeitos ocorram, procure o seu médico, e informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.


Posologia e Modo de Usar do Venalot

O Venalot é para uso exclusivamente oral, em doses diárias que variam entre 1 a 2 comprimidos (2 drágeas, 3 vezes ao dia), sob prescrição médica.

Não devendo ser partido, aberto ou mastigado. Sempre respeitando os horários, as doses e a duração do tratamento, não interrompendo sem o conhecimento do seu médico.

Superdosagem do Venalot

Não há relatos sobre sintomas relacionados à superdose. Mas no caso de uma ingestão acidental de doses muito acima das prescritas, recomenda-se procurar imediatamente a assistência médica e adotar as medidas habituais de controle das funções vitais.

Como não existe um antídoto específico, deve-se informar ao médico o medicamento utilizado, a dose (quantidade) tomada e os sintomas presentes.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, para mais orientações sobre como proceder.

O Que Fazer em Caso de Esquecimento?

O tratamento com o Venalot não deve ser interrompido sem conhecimento médico. Mas caso venha a esquecer de tomar o medicamento, tome a outra dose assim que possível.

No caso do horário estar muito próximo ao horário da próxima dose, aguarde e tome somente uma única dose.

NUNCA tome duas doses ao mesmo tempo ou uma dose extra para compensar a dose perdida.

Armazenamento e Prazo de Validade

O Venalot deve ser mantido na embalagem original e conservado em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC). Já o prazo de validade deve estar impresso na embalagem do produto.

NUNCA use o medicamento com o prazo de validade vencido, sob o risco de não obter o efeito desejado e prejudicar a saúde.


Antes de usar, sempre observe o aspecto do medicamento a fim de notar alguma mudança no seu aspecto e mantenha-o fora do alcance das crianças.

Para que os medicamentos possam ser comercializados, eles devem ser registrados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em casos de dúvida, verifique no portal da Agência em “Consulta de Produtos”, pois pode ser um medicamento irregular ou falsificado.

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.