Zinnat – Bula, O Que é, Indicações e Contraindicações

Zinnat, que tem como princípio ativo uma substância chamada de axetilcefuroxima, é comercializado no formado de comprimidos e indicado para o tratamento de diversas ocorrências.

Para saber todos os detalhes sobre esse medicamento, incluindo as contraindicações e efeitos colaterais, confira nosso artigo.


Zinnat – Indicações

Zinnat

Zinnat, que pertence ao grupo dos antibióticos, é recomendado para o tratamento de infecções dos seguintes tipos:

– Faringites ou amigdalites (afetam a garganta);

Bronquite e pneumonia (afetam os pulmões e/ou brônquios);

– Oitite média (ataca o ouvido);

– Infecções cutâneas (relacionadas à pele);

– Urinária (que afeta o trato urinário);

Sinusite (quando provocada por germes sensíveis aos medicamentos).

Como o Zinnat Age?

A administração de Zinnat atua no combate e eliminação de bactérias e demais agentes que provocam os quadros infecciosos no organismo.

Composição da Fórmula

Os comprimidos de Zinnat possuem as seguintes substâncias:

– Axetilcefuroxima (princípio ativo);

– Dióxido de silício coloidal (excipiente);

– Celulose microcristalina (excipiente);

– Laurilsulfato de sódio (excipiente);

– Croscarmelose sódica (excipiente);

– Hipromelose (excipiente);

– Óleo vegetal hidrogenado (excipiente);

– Metilparabeno (excipiente);

– Propilenoglicol (excipiente);

– Propilparabeno (excipiente);

– Opaspray branco (excipiente).

Contraindicações do Zinnat

Zinnat, ainda que aja de forma eficaz no combate às bactérias e demais agentes que provocam infecções, não deve ser ingerido nos casos de pessoas alérgicas à cefuroxima (que corresponde à axetilcefuroxima) ou a qualquer um dos outros componentes contidos na fórmula de Zinnat.

Gestantes e mulheres que estão amamentando devem, obrigatoriamente, consultar um médico antes de iniciar o consumo desse fármaco.

Pessoas que sofrem com algum tipo de doença e/ou que utilizam outros tipos de medicamentos de forma constante também precisam verificar com o médico a possibilidade de ingerir Zinnat sem que isso ofereça complicações ao organismo.

Zinnat – Efeitos Colaterais

Zinnat, embora proporcione muitos resultados benéficos para o corpo, ao atuar na eliminação de agentes infecciosos, principalmente bactérias, pode provocar reações indesejadas que podem aparecer com menor ou maior frequência. Vamos ver quais são.

Reações Comuns (aparecem entre 1% e 10% das pessoas que usam Zinnat)

Dor de cabeça;

– Tontura;

– Enjoo;

– Dores no abdômen;

– Diarreia;

– Candidíase e demais tipos de infecções provocadas por fungos;

– Aumento na contagem de um tipo de glóbulos brancos;

– Aumento de determinadas enzimas produzidas pelo fígado.

Reações Incomuns (aparecem entre 0,1% e 1% das pessoas que usam Zinnat)

– Erupções cutâneas (que afetam a pele);

– Vômitos;

– Leucopenia (redução do número de glóbulos brancos);

– Redução do número de plaquetas.


Reações Raras (aparecem entre 0,01% e 0,1% das pessoas que usam Zinnat)

– Crises de urticária;

– Coceira;

– Quadros graves de diarreia, podendo ser acompanhado por dores estomacais, febre e presença de muco e sangue.

Reações Muito Raras (aparecem em menos de 0,01% das pessoas que usam Zinnat)

– Febre;


– Hepatite (inflamação no fígado);

– Reações alérgicas;

– Icterícia (amarelamento da pele e da parte branca dos olhos);

– Anemia hemolítica (destruição acelerada dos glóbulos vermelhos);

– Reações mais graves na pele como, por exemplo, formação de bolhas, descamação etc.

Como Ingerir o Zinnat e Posologia

Zinnat em comprimidos deve ser ingerido sempre com água e após uma das principais refeições, já que isso favorece a qualidade do efeito e ainda evita uma série de efeitos colaterais.

Dosagem Para Adultos

De forma geral, a dose indicada de Zinnat para adultos é de 250mg 2 vezes ao dia.

Dosagem Para Crianças

Já no caso das crianças, a dosagem recomendada é de 125mg 2 vezes ao dia.

O tratamento normalmente dura 7 dias, assim como no caso de outros tipos de antibióticos. No entanto, a dosagem desse medicamento e período de tratamento podem aumentar caso o médico considere necessário.

Isso ocorre quando os quadros de infecção são mais graves ou intensos e também depende do tipo de infecção que o organismo está sofrendo.

Obs.: ainda que nos primeiros dias de ingestão desse medicamento o paciente se sinta melhor, o tratamento não deve ser interrompido antes do período indicado pelo médico, já que suspender o uso do remédio pode fazer com que o problema volte de forma pior.

A Importância do Acompanhamento Médico

Dos simples aos mais graves, todo quadro infeccioso requer acompanhamento médico, já que a proliferação de bactérias no organismo pode trazer sérios problemas.

Além de procurar um médico antes de ingerir qualquer tipo de medicamento, em alguns casos é preciso realizar alguns exames de sangue, urina e também de imagem para avaliar o tipo e grau de infecção.

Outro fator importante é que a ocorrência frequente de infecções (independentemente do tipo) pode estar relacionada a uma baixa imunidade, o que também requer atenção do médico.

Ações Que Ajudam no Tratamento

Além de ingerir Zinnat ou outros tipos de antibióticos e medicamentos, para ajudar na prevenção e eliminação de quadros infecciosos é fundamental adotar algumas atitudes no dia a dia, que são:

Beber Bastante Água

A água é essencial na limpeza diária do organismo, sobretudo nos casos em que o corpo está passando por uma infecção. Esse líquido ajuda a combater as bactérias e acelera a recuperação.

Alimentar-se Bem

Para se recuperar de uma infecção, o organismo precisa de uma maior quantidade de nutrientes, especialmente vitaminas e minerais.

Por isso, durante o período de tratamento é preciso redobrar os cuidados com a alimentação e priorizar o consumo de frutas, legumes, verduras por meio de refeições mais nutritivas como sopas, caldos, vitaminas etc.

Repousar

O repouso é crucial para o desempenho do sistema imunológico, principalmente quando está passando por um processo de doença.

Dormir mais horas durante a noite e repousar no decorrer do dia sempre que possível são atitudes simples que melhoram a resposta do organismo frente a quadros de infecção.

Hábitos alimentares saudáveis, beber bastante água e ter um sono de qualidade são itens essenciais para evitar que as infecções apareçam e melhorar a saúde imunitária como um todo.


Depois de saber sobre o Zinnat, compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares. Dessa forma, eles ficarão bem informados e ganharão em saúde.

Para que os medicamentos possam ser comercializados, eles devem ser registrados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em casos de dúvida, verifique no portal da Agência em “Consulta de Produtos”, pois pode ser um medicamento irregular ou falsificado.