Cerazette: Indicação, Efeitos Colaterais, Como Usar

Vai utilizar o medicamento Cerazette e quer saber tudo sobre ele? Confira as informações que preparamos sobre os efeitos colaterais, como usar e demais apontamentos.

O Cerazette é composto por um pequeno quantitativo de progestagênio desogestrel, elemento hormonal sexual feminino. Em virtude disto, o medicamento é denominado de minipílula ou pílula com progestagênio isolado.


De modo diferente de comprimidos combinados, as minipílulas não apresentam o estrogênio com associação ao hormônio mencionado anteriormente. Grande parte desses comprimidos atua, de forma principal, a impedir que células do esperma entrem no órgão do útero.

Porém, não há um total impedimento de que o óvulo mature, e este é o efeito principal dos comprimidos combinados.

Cerazette: Quais as Indicações?

Cerazette

O medicamento tem indicação na prevenção de gravidez, de forma especial àquelas que estão em período de amamentação ou que não desejam ou não podem utilizar hormônios estrogênios. É um comprimido diferente dos demais, em razão da apresentação de uma dosagem que, em grande parte das situações é altíssima com suficiência para o impedimento da maturação de óvulos. 

De forma consequente, o medicamento colabora de maneira eficaz na contracepção elevada. Em oposição a comprimidos combinados, este medicamento é passível do uso pelo público feminino intolerante a estrogênios ou que estejam em período de amamentação.

Um fato desvantajoso deste medicamento é  que pode acontecer algum tipo de sangramento pelo órgão genital acompanhado de pausas irregulares em período da utilização do mesmo.

Dessa forma, também há a possibilidade de não acontecer sangramento algum.

Apresentações do Cerazette

Este medicamento possui a seguinte apresentação:

Comprimidos

Caixa contendo 1 cartela com 28 comprimidos;

Tratamento para um mês;

Utilização Oral e Adulto.

Comprimidos

Caixa contendo 3 cartelas com 28 comprimidos cada;

Tratamento para três meses;

Utilização Oral e Adulta.

Efeitos Colaterais do Cerazette

Dentre as ações adversas do medicamento, podemos citar os seguintes sintomas:

  • acnes;
  • redução da libido;
  • modificação do humor;
  • elevação do peso;
  • dores nos seios;
  • náusea;
  • menstruação irregular.

Contraindicações do Cerazette

O comprimido tem contraindicação por aquelas que estejam em período de gravidez, ou que apresentem os seguintes sinais:


  • patologia grave do fígado;
  • composição de coágulos em vasos da corrente sanguínea de pulmão e pernas;
  • sangramentos vaginais sem diagnóstico;
  • sangramentos do útero ou genital;
  • tumor mamário;
  • alergia aos elementos do produto.

Como Usar o Cerazette?

O uso desta substância contraceptiva pode ser realizado apenas por indicação clínica. Por se tratar de um anticoncepcional, sua posologia é a mesma para todas as mulheres. A cartela deste medicamento tem 28 comprimidos, e devem ser ingeridos da seguinte maneira:

  • 1 comprimido ao dia, por 28 dias seguidos. Após os 28 dias, deve-se iniciar uma nova cartela e assim, sucessivamente. É recomendado que estas minipílulas sejam tomadas sempre no mesmo horário, para uma melhor eficácia.

O Que Devo Fazer Caso Esqueça de Tomar?

A proteção desta contracepção é passível da redução em casos de intervalos maiores de 36h entre um comprimido e outro. As chances da gravidez são maiores, caso o esquecimento aconteça em 1ª semana da utilização do medicamento.

Se a mulher tiver menos que 12h em atraso, a indicação é fazer uso do comprimido logo que lembrar e o comprimido seguinte deve ser consumido em horário em que está habituada a ingeri-lo.

Contudo, em caso de um atraso maior que 12h, deve-se fazer uso do comprimido assim que lembrar e consumir o seguinte medicamento em horário de costume, utilizando outra metodologia contraceptiva para reforçar a proteção em prazo de uma semana.

Cerazette é Bom para Pele?

O medicamento é um ótimo contraceptivo para aquelas que costumam apresentar cólicas intensas. É um remédio de maior indicação para quem está enfrentando a obesidade, diabetes ou que tenha o vício do cigarro. Contudo, para a pele, a medicação geralmente apresenta uma elevação da oleosidade, fazendo com que o rosto esteja propenso a ter mais cravos e espinhas.


Por se tratar de um ótimo anticoncepcional, além de ser o único recomendado para mulheres que estão amamentando, a solução é procurar meios que auxiliem no combate a oleosidade da pele, como:

  • beber bastante água;
  • usar sabonetes específicos para acne;
  • uma boa alimentação.

Cerazette é Minipílula?

São três fórmulas diferentes de minipílulas, sendo elas a Noretisterona 0,35mcg com a nomenclatura comercial de Norestin ou Micronor, o Linestrenol 0,5mcg comercialmente conhecido pelo nome Exluton e, o Desogestrel 0,075mcg denominado comercialmente por Cerazette.     

O comprimido é um medicamento anticoncepcional composto de forma exclusiva pelo elemento hormonal progestina, que é o formato sintético do hormônio da progesterona.

O objetivo para que se desenvolva este comprimido é permitir que o público feminino consiga dispor de uma substância anticoncepcional em comprimidos que tenha eficácia, porém não disponha do hormônio estrogênio, que se responsabiliza por grande parte das reações adversas desconfortáveis do medicamento tradicional.

Cerazette Engorda?

Quaisquer metodologias contraceptivas podem colaborar para que a mulher ganhe ou perca peso, porque estes medicamentos atuam sobre o humor, induzindo a ingestão de calorias, porém não são de forma única os comprimidos que terão a responsabilidade mela modificação da silhueta.


Portanto, atente-se ao nervosismo, ansiedade e, de forma principal, o consumo calórico. Se você ingerir mais calorias do que fizer a queima, o aumento do peso é inevitável, visto que o medicamento não atua de forma direta sobre o metabolismo.

Muita saúde para você!

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.