Serezen – Bula, O Que é, Indicações e Contraindicações

Serezen é um medicamento em formato de cápsulas que tem como princípio ativo o L-Triptofano.

Para saber todos os detalhes sobre esse fármaco, incluindo as indicações, contraindicações e efeitos colaterais, confira nosso artigo.


Para Que Serve o Serezen?

Serezen

Serezen é indicado para melhorar a qualidade do sono por meio do fornecimento de níveis adequados de L-Triptofano, um hormônio essencial para a produção de Melatonina, substância conhecida como o “hormônio do sono” e também de Serotonina, o famoso “hormônio da felicidade”.

Devido a essa influência quanto à liberação de hormônios benéficos para a saúde física e mental, o Serezen contribui para tratar quadros depressivos e de ansiedade.

O equilíbrio emocional favorecido pelo L-Triptofano auxilia também no emagrecimento, já que essa substância atua na redução da ansiedade – que muitas vezes está associada ao aumento de peso.

Composição da Fórmula

Os benefícios do Serezen são obtidos graças ao L- Triptofano e também às demais substâncias contidas na fórmula. Vejamos todas elas.

  • L-Triptofano (princípio ativo)
  • Dióxido de silício (excipiente)
  • Antiumectante carbonato de cálcio (excipiente)
  • Gelatina
  • Corante dióxido de titânio
  • Glicerina
  • Água

Contraindicações do Serezen

Por mais que Serezen ofereça um efeito positivo para pessoas que sofrem com insônia, depressão, ansiedade e dificuldades para perder peso, esse medicamento só pode ser utilizado mediante prescrição médica principalmente nos casos de gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças e pessoas que apresentam algum tipo de predisposição alérgica a algum dos componentes contidos na fórmula desse medicamento.

Efeitos Colaterais do Serezen

Com relação aos efeitos colaterais de Serezen, os que podem ocorrer dependendo das condições gerais de cada organismo são:

  • Náuseas e/ou vômitos
  • Dor de cabeça
  • Rigidez nos músculos
  • Vertigem (tontura)
  • Azia
  • Desconforto ou dores estomacais
  • Gases
  • Diarreia
  • Perda de apetite
  • Boca seca
  • Sonolência excessiva

Ao notar um ou mais desses efeitos de maneira mais intensa é preciso suspender o uso do medicamento temporariamente e consultar o médico.

Por vezes é necessário realizar alterações na dosagem ou substituir esse medicamento por outro.

Como Consumir Serezen?

De maneira geral, a dosagem recomendada de Serezen é de 1 cápsula ao dia, preferencialmente próximo ao horário de dormir.

Cuidados ao Ingerir Esse Medicamento

Antes de usar Serezen, além de conhecer as contraindicações e efeitos colaterais, é necessário ficar por dentro de alguns cuidados básicos com relação ao uso desse medicamento. Esses cuidados são:

Evitar Bebidas Alcóolicas

O paciente que ingere Serezen deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas, já que essa substância prejudica os efeitos positivos do medicamento e ainda aumenta o risco quanto ao aparecimento de reações adversas altamente prejudiciais.


Também recomenda-se evitar bebidas que contenham alta concentração de cafeína, pois devido ao fato de essa substância ser estimulante, ela impede que o efeito do Serezen seja satisfatório e ainda faz com que os problemas de insônia e ansiedade se agravem.

Informar Uso de Outros Medicamentos

Antes de iniciar o consumo contínuo de Serezen é preciso informar ao médico a existência de outras doenças ou uso de outros tipos de medicamentos (contínuos ou não).

O motivo desse cuidado é que determinadas interações medicamentosas podem prejudicar a ação dos princípios ativos de Serezen ou dificultam os efeitos dos outros medicamentos ingeridos, o que prejudica a saúde do paciente.

Atenção ao Dirigir Veículos ou Operar Máquinas

É possível que o Serezen provoque um estado de sonolência no paciente no decorrer do dia.

Caso isso ocorra, é importante redobrar os cuidados com relação à direção de veículos e operação de máquinas, já que essas atividades exigem um nível de concentração maior.

Caso a sonolência apareça de forma muito intensa é preciso informar ao médico para que o tratamento seja readequado.

A Importância do Acompanhamento Médico

Todas as pessoas que sofrem com insônia, ansiedade, depressão ou apresentam dificuldades para emagrecer necessitam de acompanhamento médico frequente.

O motivo é que, quando esses problemas não são tratados corretamente, eles se agravam e podem causar sérias consequências na saúde física e mental das pessoas.

Pessoas que sofrem com insônia, depressão e ansiedade e que necessitam fazer uso de medicamentos devem consultar um psiquiatra.

O mesmo vale para pessoas que apresentam dificuldade para emagrecer relacionada a fatores como ansiedade.

Ações Que Ajudam no Tratamento

Além do uso de Serezen ou outros medicamentos que atuam no tratamento da insônia, ansiedade e depressão, para melhorar ainda mais a saúde e qualidade de vida do paciente é preciso recorrer a algumas ações complementares capazes de auxiliar no tratamento. Essas ações são:

Terapia

Realizar sessões terapêuticas com um psicólogo é uma das melhores alternativas para identificar as causas da depressão, ansiedade, insônia e até mesmo dificuldades quanto ao emagrecimento.

A terapia também é essencial para evitar a dependência de medicamentos e fazer com que o paciente se sinta emocionalmente mais forte.

Aromaterapia

A aromaterapia consiste em um tratamento totalmente natural com uso de óleos essenciais e demais substâncias que favorecem o relaxamento e sensação de bem-estar, muito úteis no alívio dos sintomas provocados pelos quadros de ansiedade e depressão.


Prática de Atividade Física

Durante os exercícios físicos, o cérebro libera uma série de substâncias benéficas para a saúde, entre elas a serotonina e endorfina, que atuam diretamente na sensação de bem-estar.

Por isso, a atividade física é ainda mais recomendada no caso de pessoas que sofrem com ansiedade, depressão e insônia.

Além desses benefícios, os exercícios contribuem para o equilíbrio do peso e evita uma série de doenças como colesterol elevado, diabetes etc.

Yoga

Durante as sessões de yoga são ensinadas diversas técnicas de respiração e posturas corporais que favorecem o relaxamento.

Participar dessas sessões é de imensa ajuda para amenizar os sintomas depressivos, reduzir a ansiedade, dormir melhor e perder peso de forma natural.

A combinação de todos esses fatores é primordial no tratamento da depressão, ansiedade e insônia, contando sempre com acompanhamento médico e considerando todas as informações quando ao uso de medicamentos.


Depois de saber sobre Serezen, compartilhe esse conteúdo com mais pessoas para que elas também fiquem por dentro de todos esses cuidados e saibam como lidar com as dificuldades para dormir, ansiedade e depressão.

Para que os medicamentos possam ser comercializados, eles devem ser registrados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em casos de dúvida, verifique no portal da Agência em “Consulta de Produtos”, pois pode ser um medicamento irregular ou falsificado.