Biotônico – Bula, O Que é, Indicações e Contraindicações

Biotônico Fontoura é um dos nomes mais lembrados entre os suplementos indicados para crianças e adultos, muito associado à melhora do apetite.

No entanto, muita gente pergunta se esse líquido faz mal, se todas as pessoas podem consumi-lo, para que exatamente o Biotônico é indicado, se ele engorda etc.


Quer conferir a resposta a essas e outras dúvidas? Siga a leitura deste artigo.

O Que é Biotônico?

Biotônico

Biotônico Fontoura consiste em um suplemento mineral em formato de solução, indicado para complementar a ingestão diária de ferro.

Para Que o Biotônico é Indicado?

Por ser rico em ferro, o Biotônico é indicado como forma de complementar a ingestão diária desse mineral e prevenir ou combater principalmente os seguintes problemas:

Anemia (doença que afeta o sangue, sendo na maioria das vezes provocada pela carência de ferro);

– Falta de apetite (ainda mais comum em crianças e idosos).

Além dos casos acima, pelo fato de o Biotônico conter grande quantidade de ferro, ele também:

  • Favorece a saúde do coração;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • É essencial para a saúde e bom desempenho muscular;
  • Aumenta a energia e disposição para as atividades do dia a dia.

Composição da Fórmula do Biotônico

Esse suplemento mineral tão conhecido no Brasil é composto das seguintes substâncias:

– Sulfato ferroso heptaidratado (princípio ativo);

– Ácido fosfórico (princípio ativo);

– Extrato glicólico – Cinnamomum zeylanicum, Aloe perryi, Myrisitca fragans, propilenoglicol, metilparabeno e propilparabeno (excipiente);

– Sorbato de potássio (excipiente);

– Sacarose (excipiente);

– Metilparabeno (excipiente);

– Corante caramelo (excipiente);

– Aroma (excipiente);

– Água (excipiente).

Contraindicações do Biotônico

Por mais que o Biotônico seja um suplemento de uso comum, é preciso prestar atenção às contraindicações dessa solução, já que o Biotônico Fontoura não é recomendado nas seguintes situações:

– Indivíduos que apresentam hipersensibilidade a qualquer um dos componentes presentes na fórmula desse suplemento (princípios ativos e excipientes);

– Pessoas que sofrem de anemias não decorrentes da carência de ferro, tais como anemia sideroblástica (falta de cobre), anemia megaloblástica (falta de ácido fólico e vitamina B12), anemia falciforme (doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos no sangue), anemia hemolítica (quebra anormal de hemácias nos vasos sanguíneos), talassemia (problema hereditário do sangue que interfere na produção de hemoglobina), anemias provocadas por infecções ou tumores (sem carência de ferro), anemia relacionada à leucemia (que afeta os glóbulos brancos);

– Pacientes diagnosticados com tuberculose ativa;

– Indivíduos que sofrem de úlcera duodenal, hepatite, gastroenterite, hemossiderose ou insuficiência hepática;

– Pessoas que apresentam intolerância gástrica ao ferro.

Obs.: grávidas, mulheres que estão amamentando e crianças menores de 3 anos devem obrigatoriamente consultar um médico antes de iniciar o consumo de Biotônico Fontoura.

Efeitos Colaterais do Biotônico

Os efeitos colaterais do Biotônico devem ser conhecidos antes de iniciar o consumo desse suplemento. Vejamos quais são os principais.


Náuseas e/ou vômitos;

–  Dores epigástricas;

– Constipação intestinal;

– Diarreia;

– Sensação de calor;

– Rubor nas faces;

– Taquicardia;

– Erupções cutâneas (acontece quase que exclusivamente em pessoas alérgicas aos sais de ferro);

– Redução dos níveis de cálcio no organismo (efeito provocado pelo uso prolongado do suplemento);


– Escurecimento das fezes (efeito provocado pelo uso prolongado do suplemento);

– Coloração amarelada mais intensa na urina (efeito provocado pelo uso prolongado do suplemento).

Ao observar uma ou mais dessas reações, sobretudo no caso das mais graves, é fundamental recorrer ao médico para readequações na dosagem e modificações no tratamento.

Dosagem e Como Tomar Biotônico

O Biotônico deve ser ingerido diariamente antes do almoço e do jantar. No caso de adultos, a dosagem recomendada é de 2 colheres (sopa).

Para crianças com idade acima de 4 anos, o indicado é 1 colher (sopa). Obs.: a dosagem diária recomendada nunca deve ser ultrapassada.

Cuidados Necessários ao Tomar Biotônico

Durante o período em que estiver ingerindo Biotônico Fontoura, fica proibido o consumo de bebidas alcóolicas, já que essa substância prejudica a absorção do ferro pelo organismo e ainda dificulta as funções do fígado – órgão essencial para manter a saúde do sangue.

Outro cuidado importante que deve ser observado ao consumir Biotônico é que a dieta alimentar não deve conter muitos alimentos ricos em ferro, já que isso pode acarretar um excesso dessa substância no organismo – o que provoca alguns problemas.

O Biotônico Fontoura deve ser consumido até que os sintomas da anemia desapareçam ou sejam amenizados.

Esses sintomas são: indisposição para as atividades do dia a dia, cansaço e fraqueza. Para atestar a ausência de quadros anêmicos é recomendado consultar um médico e realizar exames de sangue.

A Importância de Consultar Um Médico

Ainda que a anemia seja uma doença relativamente comum, em alguns casos ela é apenas o efeito de problemas mais graves que estão afetando o organismo.

Por isso, ao suspeitar de quadros anêmicos, sempre é necessário consultar um médico para a realização de exames.

Para combater a deficiência de ferro, demais minerais e vitaminas importantes, é fundamental fazer uma adequação na dieta alimentar e, em alguns casos, ingerir outros tipos de suplementos além do ferro.

Biotônico Engorda?

Não. O consumo desse suplemento por si não provoca aumento do peso. O que ocorre é que o apetite das pessoas que ingerem o Biotônico geralmente melhora e isso pode fazer com que as pessoas comam mais.

No entanto, ao adotar uma alimentação equilibrada, é possível manter um peso adequado, sem engordar.

Tratamentos Alternativos

Mesmo depois do uso desse suplemento mineral, para evitar carência de ferro e quadros anêmicos decorrentes disso, é interessante recorrer a alguns tratamentos alternativos.

Dieta Balanceada

Para evitar a falta de ferro e demais substâncias benéficas para o organismo é fundamental adotar uma dieta balanceada, rica em minerais, vitaminas e uma série de outros nutrientes.

Atividade Física

A prática de exercícios físicos é essencial para melhorar a oxigenação e beneficiar a saúde sanguínea. Portanto, a atividade física regular é uma maneira de prevenir e auxiliar no tratamento de quadros anêmicos.


Após saber sobre o Biotônico e conferir dicas preciosas sobre saúde, compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares para que eles também ganhem em qualidade de vida.

Para que os medicamentos possam ser comercializados, eles devem ser registrados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em casos de dúvida, verifique no portal da Agência em “Consulta de Produtos”, pois pode ser um medicamento irregular ou falsificado.

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.