Vitiligo: O Que é, Causas, Sintomas, Tratamento e Informações

Descubra Tudo Sobre o Vitiligo, Uma Doença que Pode Acometer o Organismo Humano. Veja as Informações e Principais Formas de Tratamento!

O Vitiligo é uma doença específica que acomete a saúde da pele, provocando perdas gradativas dos pigmentos da mesma.


Confira as informações e modos de tratar esta patologia de forma a manter a qualidade de vida sem problemas.

O Que é Vitiligo?

Vitiligo

Vitiligo trata-se de uma patologia da cútis que provoca a perda gradual dos pigmentos presentes na pele.

De modo geral, com o aparecimento das manchas no organismo interno. Não tem como fazer a prevenção das extensões da patologia ou, então, o quanto da coloração da pele será perdida.

o que se deve fazer, é evitar alguns fatores que possam fazer com que surja novas manchas ou agravar as existentes.

Evite usar roupas apertadas que pressionem a pele, diminua sua exposição ao sol e controle o estresse.

As condições podem prejudicar quaisquer partes do organismo, incluindo cabelos, parte interna da mucosa da boca e olhos.

A patologia é capaz de prejudicar indivíduos que apresentam quaisquer tipos da pele, porém costumam ter mais percepção em indivíduos com pele escura.

Tal situação não revela contágio e não há a representação de riscos para a vida de quem apresenta-a. Contudo, é capaz de prejudicar de forma séria a autoestima do indivíduo, capaz de desencadear condições psicológicas depressivas.

O tratamento para o Vitiligo pode ter a desaceleração da patologia e, inclusive, causar uma melhora na aparência do indivíduo.

Ainda que exista cura, este parecer não traz dependência exclusiva da metodologia terapêutica, porém dos efeitos do corpo a tal metodologia.

Causas do Vitiligo

As razões para esta condição não são conhecidas ainda. O que temos de conhecimento, até hoje, é que tal patologia acontece ao passo que os elementos celulares que compõe a melanina acabam morrendo ou deixando de fazer a produção da melanina.

Este é um pigmento que faz a garantia da coloração da pele, dos olhos e dos cabelos.

Os especialistas explicam a razão pela qual os elementos melanócitos deixam de fazer o cumprimento de sua funcionalidade.

Contudo, a crença é de que a doença possa se destacar como uma patologia autoimune, visto que o sistema de imunidade do indivíduo é capaz de atacar e destruir as substâncias melanócitos.

Questões médicas estudadas também fazem a sugestão de que a doença pode ter relação a hereditariedade genética ou a aspectos exteriores, como excesso de exposição ao sol, bem como condições estressantes e produtos tóxicos.

Este problema pode acometer qualquer organismo humano, ainda que seja muito mais comum nos indivíduos que apresentam a coloração da pele escura.

As patologias também podem surgir em qualquer momento da vida. Porém, o aparecimento é comum até a faixa etária dos 20 anos.

Pesquisas apresentam histórico familiar da doença que pode estar entre aspectos de risco, porém tal evidência não tem comprovação.


Sintomas do Vitiligo

O sintoma que mais se destaca do problema, em questão, trata-se da perda do pigmento da pele. De modo geral, o aparecimento das manchas é pelo corpo inteiro.

Demais sintomas do Vitiligo condição compreendem:

  • a perda dos pigmentos capilares, sobrancelhas, barbas ou cílios;
  • a perda da coloração de tecidos que fazem o revestimento da mucosa do nariz e da boca;
  • a perda ou modificação da coloração das camadas internas dos globos oculares;
  • as manchas descoloridas em volta da região axilar, genitais, umbigo e reto.

A patologia é capaz de apresentar variações de intensidade.

Portanto, as manchas são capazes de surgir pelo corpo todo, em relação ao problema de caráter generalizado.

Elas também podem aparecer apenas numa lateral ou uma região do corpo, configurando uma situação denominada segmentar.

Em tais situações, a patologia têm o costume de surgir mais cedo e progredir por 1 ou 2 anos e estagna.

A patologia pode causar prejuízos apenas numa área ou outras do corpo, características da categoria focal.


Há a dificuldade de fazer a previsão de como a patologia irá ter progressos. Por vezes, tais manchas acabam parando, de forma espontânea, e sem o auxílio de tratamentos.

Nas situações específicas, contudo, as perdas de pigmentações da pele acabam se espalhando pelo corpo inteiro.

Isto, contudo, varia de forma única e exclusiva dos pacientes. Não existe uma previsão da evolução da doença.

Considerando a perda da coloração da pele, é raríssimo e dificultoso que retorne à coloração anterior.

Tratamento Para Vitiligo

Ainda que haja uma razão não conhecida, há determinados tipos de tratamentos disponibilizados para o auxílio da restauração das colorações ou tonalidades da pele.

Contudo, o resultado tem variação e apresentam imprevisibilidade. Determinados tipos de tratamentos são capazes de provocar reações adversas.

Portanto, o especialista pode fazer a indicação de uma simples metodologia para disfarce de aparências como utilização de maquiagem e bronzeadores.

Em determinadas situações isto pode acabar sendo suficiente. Porém, em outras pessoas pode haver a exigência de tratamento de maior rigor.

Há muita dificuldade em fazer a interrupção ou paralisação do procedimento do problema.

Determinados organismo conseguem responder bem aos tratamentos e estão aptos não apenas para fazer a paralisação da patologia, como o regresso da mesma e o seu desaparecimento completo.

Ainda, determinados remédios são capazes de promover o auxílio da melhora da aparência da pele, assim como cremes que promovem o controle da patologia e que, em caso de utilização em período inicial, podem, ainda, auxiliar na restauração da coloração da pele de origem.

É importante não desanimar. Contudo, caso não se note progresso e evoluções na coloração da pele, logo em período inicial do tratamento.

É possível demorar muitos meses até que se apresenta o teor de sua eficácia.

Os elementos e substâncias corticosteroides têm o costume de apresentar eficácia e se caracterizam, de modo geral, com fácil manuseio.

As contraindicações específicas são as reações adversas que podem provocar, afinando a pele e causando o surgimento de estria.


Os cremes que têm a base de vitamina D também podem ter a recomendação do especialista.

Por mais que você se sinta bem, faça um Checkup  uma vez por ano.  Exames regulares ajudam seu médico acompanhar sua saúde e identificar alguma ameaça de doença, colocando você no caminho do tratamento.

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.