Pointts: Indicações, Como Usar, Cuidados, Contraindicações

Pointts se trata de um medicamento que age como um sistema para a eliminação de verrugas. De acordo com o fabricantes, a Genomma Lab Brasil, o produto é inovador e extremamente eficaz.

Qual a Indicação do Points

Como mencionado, Pointts tem a função de eliminar verrugas vulgares, ou seja, aquelas que não surgem como sintomas de doenças de pele.


De acordo o laboratório que fabrica o produto, o método de uso desse produto é eficaz, sendo comparado aos processos para a remoção de verrugas realizados em ambientes hospitalares ou em clínicas especializadas em dermatologia.

Pointts

Há Contraindicações?

Sim. O produto não deve ser usado em verrugas que tenham como origem doenças dermatológicas. Também o uso de Pointts não deve ser feito em crianças com menos de 4 anos de idade.

Outras contraindicações são:

  • Uso em regiões onde a pele é muito fina e sensível, cimo as do rosto e seios;
  • Não se deve usar o produto para a remoção de verrugas existentes nos órgãos genitais masculino ou feminino;
  • O uso em mucosas também é contraindicado; como: virilha, regiões próximas à boca, aos olhos, ao nariz, às orelhas, e ao ânus;
  • Não usar em áreas da pele que estejam inflamadas, irritadas ou com sintomas de inflamação;
  • Uso contraindicado para tentar remover manchas, pintas e verrugas com coloração escura e/ou aspecto aveludado;
  • Pessoas que diabetes não devem usar Pointts;
  • Pessoas com problemas de circulação devem evitar uso do produto;
  • Não usar o medicamento caso você já esteja fazendo algum tratamento para a remoção de verrugas;
  • Mulheres grávidas ou em fase de amamentação devem evitar o uso do produto, pois pode prejudicar a gestação e os componentes da fórmula ser excretados pelo leite materno.

Composição e Apresentação do Produto

A embalagem de Pointts vem com um frasco aerossol e 12 aplicadores com ponta recoberta por uma esponja.

A fórmula do produto contém: propano, isobutano e éter dimetílico.

Como Age Pointts

Vale ressaltar que essa medicação tem um efeito de congelamento sobre a verruga vulgar. Dessa forma, a região da pele a ser tratada sofre um resfriamento instantâneo, leva à eliminação da verruga.

Como é o Tratamento?

A verruga é eliminada por meio do congelamento que a medicação provoca nela, como já citado. A região tratada, a princípio, além de congelada, apresentará uma coloração esbranquiçada. O usuário ainda pode experimentar leves e passageiras sensações de dor e/ou coceira no local.

Pointts deve ser aplicado na verruga com o seu aplicador original, que se assemelha a uma esponja. Não use qualquer outro objeto para fazer a aplicação.

A verruga não é eliminada imediatamente, mas sim, em cerca de 10 a 14 dias após o procedimento. Atenção! Durante esse prazo pode surgir uma bolha sob a verruga, mas não tente estourá-la.

Depois que a verruga é eliminada, no período mencionado, uma nova camada de pele se formará com o decorrer dos dias.

Número de Aplicações Necessárias

Normalmente, com apenas uma aplicação correta de Pointts, a verruga é eliminada entre 10 a 14 dias. Porém, em alguns casos, pode haver a necessidade de até 4 aplicações.

Obs.: Não aplique o produto mais do que 4 vezes. Caso essa quantidade de aplicações não faça com que a verruga seja eliminada, procure um médico, de preferência, dermatologista.

Além disso, cada aplicação requer uma pausa de 2 semanas entre elas, para preservar a pele.


Como Fazer o Tratamento?

Para fazer uma aplicação correta, o usuário deve seguir os passos:

  1. Inserir o aplicador original do produto no orifício que serve de suporte;
  2. Manter o frasco de Pointts em uma superfície plana e firma, para evitar que caia e se perca o conteúdo da medicação;
  3. Atenção! Vale lembrar que durante esse processo, você deve evitar que o medicamento fique muito próximo de sua face;
  4. Aperte o botão do frasco do produto, sem incliná-lo, por cerca de 5 segundos. Isso serve para liberar o gás que fica dentro da embalagem do produto;
  5. Assim que gotas começaram a cair no aplicador, pode soltar o botão;
  6. Deixe o aplicador virado para baixo durante 15 segundos;
  7. Coloque o aplicar em cima da verruga e ser eliminada por cerca de 30 segundos. Esse tempo é suficiente para congelar a região;
  8. Depois disso, retire o aplicador de Pointts da pele e o descarte (caso seja necessária nova aplicação, use outro aplicador);
  9. Aguarde até 14 dias para a verruga ser eliminada naturalmente pelo organismo.

Cuidados na Hora da Aplicação de Pointts

Para não correr risco de acidentes ou mesmo infecções no uso de Pointts, tome alguns cuidados para realizar a aplicação da medicação, como:

  • Higienize as mãos antes e depois da aplicação;
  • Limpe bem a área da pele que será tratada com Pointts;
  • Evite mexer na verruga que foi congelada ou coçá-la;
  • Caso apareçam bolhas no local do tratamento ou próximo a ele, não as perfure, pois poderá infeccionar o local;
  • Se sentir muita dor na região que recebeu o tratamento, aplique vaselina e cubra com uma gaze. Não passe nenhum medicamento para sanar o incômodo;

Obs.: Consulte um médico dermatologista, caso ocorram reações de dores e/ou coceiras muito intensas, além de sintomas estranhos.

Possíveis Efeitos Colaterais de Pointts

Em geral, o tratamento com essa medicação não costuma apresentar efeitos colaterais dos já citados. No entanto, em alguns casos raros pode acontecer de haver uma leve despigmentação temporária durante cerca de 20 dias a contar da data de aplicação do produto. Esse problema tende a desaparecer gradativamente em até um mês.

Também pode surgir cicatrizes onde Pointts foi aplicado e/ou lesões na região tratada.


Caso ocorra algum desses efeitos colaterais e eles permaneçam por mais de um mês, procure um médico dermatologista.

Armazenamento Correto do Produto

O produto deve ser sempre guardado em uma embalagem e ficar protegido da umidade e da luz solar direta.

Procure manter Pointts em um ambiente com temperaturas que não ultrapassem 50°C, pois o calor excessivo pode impactar nos componentes da sua fórmula.

Mantenha o produto sempre fora do alcance de crianças e de animais domésticos.

Superdosagem Com o Medicamento

Caso o usuário aplique uma quantidade do produto muito superior a necessária para cobrir a verruga ou faça uso excessivo do produto, pode ocorrer ferimentos na pele. Nesse caso, limpe a região com água delicadamente, para remover o produto.

Se, com o passar dos dias, ocorram reações como lesões na pele, corrosão, vermelhidão e incômodos muito acentuados e febre na região, procure atendimento médico.

Como Adquirir Pointts

A medicação não requer a retenção da receita médica para ser adquirida. No entanto, use o produto sempre com indicação médica.


Fazer uso de Pointts por conta própria, além de não resolver o seu problema, pode causar danos a sua pele e a sua saúde em geral.

Para que os medicamentos possam ser comercializados, eles devem ser registrados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em casos de dúvida, verifique no portal da Agência em “Consulta de Produtos”, pois pode ser um medicamento irregular ou falsificado.

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.