Nebacetin: Bula, Indicações, Efeitos Colaterais e Como Usar

Saiba Tudo Sobre o Nebacetin, Um Medicamento Específico Que Deve Ter a Prescrição do Médico. Confira Todas as Informações e Modos de Uso!

Nebacetin é uma medicação recomendada para tratar infecção da pele, provocada por elementos bacterianos. É uma substância antibiótica que auxilia a eliminar a infecção. Confira demais informações, a seguir.


Nebacetin: Quais as Indicações?

Nebacetin

A medicação tem indicação para tratar infecção da pele ou mucosa, provocada por diversos tipos de elementos bacterianos que podem se presenciar nas “dobras” de pele, em volta do pelo, parte externa das orelhas, furúnculos, lesão com pus, acne com infecção, ferida aberta e queimadura da pele.

O medicamento também tem indicação para a prevenção de infecção da pele e mucosa, posteriormente a ferimento, corte ou queimaduras de tamanho pequeno.

O remédio apresenta duas substâncias antibióticas, denominadas como:

  • bacitracina zíncica;
  • neomicina.

Em conjunto eles fazem a inibição do crescimento de diversos elementos bacterianos, de forma principal os que têm o costume de provocar infecção da pele e mucosa. Portanto, a medicação tem eficácia para o tratamento e prevenção de infecção da pele e mucosa.

As ações do medicamento têm início logo depois de que sejam aplicados. Em grande parte das situações é possível fazer a observação da melhora de lesão, aproximadamente 2 ou 3 dias depois do começo do tratamento.

Porém, esta resposta do organismo pode variar, dentre muitos aspectos, em relação ao tamanho ou tipo de lesão e a defesa do organismo do indivíduo. Se não tiver observação de melhora, informar o especialista.

Apresentações do Nebacetin

  • Pomada de caráter dermatológico composto por 5 mg por grama do sulfato de neomicina com 250ui por grama de bacitracina zíncica;
  • Embalagem composta por uma bisnaga de 15 gramas ou 50 gramas.

Utilização tópica, adulta e pediátrica.

Ação do Medicamento

Os objetivos de maior destaque neste tratamento de lesão da pele e mucosa caracterizam-se pelo tratamento ou prevenção de infecção, de mesma forma que a cicatriz específica.

O uso de antibioticoterapia tópica faz a apresentação como benefícios da facilidade em se aplicar, concentração alta do elemento na área lesionada, riscos menores de desenvolver resistências de bactérias e mínimas recorrências dos efeitos colaterais.

Ainda, as terapias de caráter antimicrobiano tópico permitem melhores controles da colonização de micróbios, fazendo a redução da composição de crostas, que tornam mais fáceis o maneja de infecções.

Deste modo, previne-se que haja um desenvolvimento infeccioso de maior gravidade.

O elemento ativo associado nesta medicação consegue atingir, de forma prática, todos os elementos de antibioticoterapia tópica ideal, visto que faz a apresentação do exercício bactericida, com espectro amplo de efeito, ausência da absorção, boa tolerância.

Ainda, as substâncias antibióticas que estão presentes na Nebacetin, de forma muito rara, são utilizadas por demais vias para serem administradas, reduzindo a possibilidade de que se desenvolva a resistência do elemento bacteriano.


Efeitos Colaterais do Nebacetin

É possível que ocorra reação alérgica local, com limitação do local de aplicação em, pelo menos, 1,5 % dos indivíduos. Ao passo que a medicação seja utilizada de modo correto, de modo geral, não há expectativa nenhuma da ação tóxica.

Isto porque a dosagem indicada é baixa. Contudo, em determinadas situações, ao passo que o remédio tenha uso em dosagem muito alta, ou quando existe uma absorção excessiva do medicamento no sangue, pode causar alteração da funcionalidade renal, auditiva ou do sistema labiríntico.

Ao passo que o indivíduo já tenha modificação na funcionalidade renal, existe a probabilidade de ocorrência do acúmulo de substâncias antibióticas sanguíneas.

Isto, em determinadas situações, prejudica a audição. É possível, também, a ocorrência de paralisia parcial da região muscular, sensações de dores nos músculos e formigamentos.

O especialista deve ter aviso em relação ao surgimento dos sintomas como:

  • vermelhidão do corpo;
  • vermelhidão do rosto;
  • coceira;
  • inchaços ou sinais não percebíveis antes para tratar a condição;
  • perda de audição.

É imprescindível fazer a consulta com um médico especialista, antes de se automedicar. Só o profissional pode prescrever o melhor antibiótico tópico para sua situação. Não deixe, também, de realizar exames periódicos.

Contraindicações do Nebacetin

Não se deve fazer uso deste medicamento, em caso de apresentar alergias  à substância da neomicina, antibióticas aminoglicosídeas e demais compostos da medicação.


Não se pode, também, fazer uso do medicamento em caso de perda da funcionalidade renal ou se já apresentou problema da audição ou em relação ao sistema labiríntico.

Não pode ter uso em período de gestação ou lactação.

Interação por Medicamentos

Evitar a utilização simultânea de outras medicações, como as substâncias antibióticas aminoglicosídeas, bem como as:

  • cefalosporinas;
  • ciclosporina;
  • anfotericina B;
  • diuréticos;
  • metoxiflurano.

Isto porque, estes elementos são capazes de prejudicar os rins e também a audição. As substâncias antibióticas aminoglicosídeas – neomicina – são capazes da potencialização da ação relaxante nos músculos.

Como Usar o Nebacetin?

Antes de fazer uso deste medicamento, é preciso lavar bem a área prejudicada com sabão e água. Então, por conseguinte, seque de forma cuidadosa a área lesionada. Após realizar a aplicação, é possível fazer a proteção da área em tratamento com uma gaze.

Posologia

É preciso fazer a aplicação de uma camada fina do medicamento, duas a cinco vezes por dia. Utilize uma gaze para manter o cuidado com a ferida.

É importante que o tratamento seja mantido por tempo maior que dois a três depois que os sinais já tenham sumido.

A fim de que não aconteça a absorção em excesso da medicação no sangue, siga a orientação.

Ao passo que faça a aplicação do medicamento em áreas muito grandes ou queimadas, o tratamento deve ser realizado por pouco tempo – tempo máximo de oito a dez dias.

Armazenamento

O Nebacetim deve ser conservado em sua embalagem original e com temperatura ambiente, entre 15°C a 30°C.


Antes de fazer o uso, verifique o aspecto do medicamento. A pomada é translúcida de cor branca e levemente amarelada, se a embalagem estiver danificada e o remédio com alguma alteração suspeita procure um farmacêutico para maiores informações. Não use se estiver vencido.

Para que os medicamentos possam ser comercializados, eles devem ser registrados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em casos de dúvida, verifique no portal da Agência em “Consulta de Produtos”, pois pode ser um medicamento irregular ou falsificado.

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.