Trok-N : O Que é, Como Usar, Indicações, Contraindicações

Trok-N é um medicamento de uso tópico (dermatológico) e fabricado pelo laboratório Eurofarma. Tem a função antimicótica, antibacteriana e anti-inflamatória e o seu uso é indicado para crianças, adultos e idosos.

Apresentação e Composição

O medicamento está disponível no em duas versões: pomada e creme, contendo 10 g ou 30 g do produto.  As funções das duas apresentações de Trok-N são iguais.


Tanto a versão pomada quanto a creme da medicação contém, a cada g do produto:

  • Dipropionato de Betametasona;
  • 20 mg de Cetoconazol;
  • 0,5 mg de Sulfato de Neomicina; além de diversos excipientes inativos.

Trok N

Em Que Casos Trok-N Está Indicado?

Como já mencionado, o medicamento de uso tópico tem funções: antimicótica, antibacteriana e anti-inflamatória. Assim, ele é uma boa opção para tratar e curar problemas de pele, como:

  • Dermatites atópicas;
  • Dermatites de contato;
  • Dermatites seborreicas;
  • Desidrose (presença de bolhas pequenas com líquido interno);
  • Intertrigo (problema causado por fungos, devido a atritos na pele);
  • Neurodermatites (causadas por coceira ou fricção excessivas na pele e outros problemas).

Como Age a Medicação Na Pele

Os componentes de Trok-N agem evitando a proliferação de bactérias ou fungos.

Além disso, a ação da pomada/creme consegue matar os agentes causadores das afecções da pele e contribuem com a regeneração da área afetada.

Como Usar Trok-N

Em geral, recomenda-se que o medicamento seja aplicado uma vez ao dia apenas, na região afetada. Porém, o médico pode indicar que o creme/poma seja aplicado duas vezes ao dia, casos mais graves.

O paciente deve aplicar uma fina camada do produto e deixar que ela aja.

Não se deve lavar o local até que o produto seque, pois isso pode retirá-lo da região afetada, reduzindo a eficácia de Trok-N.

Tem efeitos colaterais?

Trok-K é, normalmente, muito bem tolerado pela maioria dos pacientes. No entanto, como acontece com todas as medicações, alguns efeitos colaterais podem se manifestarem, como:

Efeitos colaterais raros: irritação local, ardência, ressecamento, foliculite, pruido, erupções, alterações na pigmentação da pele.

Também: hipertricose (aumento dos pelos), dermatite perioral (presença de nódulos pequenos e vermelhos com pus, que surgem na face), atrofia da pele (endurecimento e falta de elasticidade), maceração cutânea (excesso de umidade na pele), miliária (excesso de suor na pele) e estrias finas e curtas locais.

Efeitos colaterais raríssimos: nefrotoxicidade (toxidade nos rins) e ototoxicidade (toxidade nos ouvidos).

Obs.: Vale ressaltar que os efeitos colaterais raros e raríssimos ocasionados por Trok-N acontecem, em geral, devido ao seu uso excessivo.

Caso alguns desses efeitos citados se manifestem, suspenda o uso e entre em contato com o seu médico.

Os efeitos colaterais tendem a desaparecer com dois dias da suspensão do uso do medicamento e reduzindo a sua quantidade aplicada.

Dificilmente essas reações adversas são responsáveis pela interrupção do tratamento.

Quais as Contraindicações?

O medicamento deve ser evitado por pessoas com intolerância a algum dos componentes da fórmula do medicamento.


Mulheres grávidas ou em fase de amamentação devem evitar o uso do produto, pois ele pode entrar na corrente sanguínea e ser excretado pelo leite materno.

No caso das mulheres gestantes e lactantes, o médico responsável irá decidir sobre o uso ou não da medicação.

Em relação a pessoas idosas, não há contraindicações conhecidas, mas o medicamento nesse tipo de população, em geral, deve ser usado apenas uma vez ao dia.

Verifique essa informação com o médico responsável.

Já pessoas que sofrem de problemas renais e/ou hepáticos devem fazer o uso do medicamento com acompanhamento médico constante.

Isso porque as substâncias contidas na fórmula de Trok-N podem ocasionar a redução das funções hipófise-supra-renais e resultar na piora do quadro, causando insuficiência supra-renal secundária.

Não se esqueça de seguir sempre as orientações do seu médico, usando a medicação de acordo com a quantidade, horários e tempo de tratamento prescrito pelo profissional.

Tempo de Duração do Tratamento Com Trok-N

O tempo de duração do tratamento com esse medicamento, normalmente, vai de 15 a 30 dias, quando ocorre a remissão completa das afecções cutâneas. O uso do medicamento, porém, deve ser interrompido gradativamente, de acordo com instruções médicas.

Interações Medicamentosas

Não há, até o momento, interações medicamentosas relevante para o uso do Trok-N.

Instruções Para Manusear o Medicamento

A melhor forma de manusear a pomada/creme é:

  1. Confira se o medicamento veio lacrado;
  2. Tire a tampa que protege a bisnaga;
  3. Há uma parte com uma ponteira no lado superior dessa da tampa da bisnaga. Use-a para perfurar o alumínio que cobre o conteúdo do medicamento;

Dica: confira se a bisnaga está lacrada no momento da compra e, caso ela não esteja, exija que o estabelecimento que lhe vendeu o produto faça a troca.

Como Armazenar a Medicação

Trok-N deve ser mantido em sua embalagem original, bem fechada. Recomenda-se guardar o produto em locais secos e longe da luz direta solar.

Ainda indica-se manter o medicamento em locais com temperatura ambiente, entre 15°C e 30°C.

Também se atente a data de validade do medicamento, que vem impressa em sua bisnaga.

Medicamentos com o prazo de validade vencido devem ser descartados, pois, além da ineficácia, eles podem trazer prejuízos a sua saúde.

Não se esqueça de manter o produto longe do alcance de crianças e animais domésticos.


O Que Fazer Caso Trok-N Seja Ingerido

A ingestão do medicamento não costuma ser grave, porém, exige a procura de um atendimento médico. Leve a pessoa ao serviço de saúde mais próximo, que medidas de suportem deverão ser tomadas.

Não tente provocar o vômito.

Superdosagem Com Trok-N

A superdosagem com essa medicação costuma se dar pelo seu uso prolongado, o que pode resultar em problemas alérgicos de pele ou problemas nos rins ou no fígado.

Nesses casos, procure atendimento médico, que um tratamento, provavelmente, será prescrito para reverter esses sintomas.

O uso prolongado de Trok-N ainda pode ocasionar desidratação. Assim, poderá necessário tratar esse desequilíbrio eletrolítico, com ingestão de líquidos, aplicação de soro em ambiente hospitalar e/ou uso de medicamentos prescritos.

Há Versão Genérica do Medicamento?

Não. Até o momento não existe versão genérica de Trok-N.


Como adquirir Trok-N

O medicamento tópico não requer a retenção da receita. No entanto, não se recomenda a automedicação, pois ela costuma trazer riscos a sua saúde. Apenas utilize o medicamento com indicação de um médico.

Para que os medicamentos possam ser comercializados, eles devem ser registrados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em casos de dúvida, verifique no portal da Agência em “Consulta de Produtos”, pois pode ser um medicamento irregular ou falsificado.

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.