Noregyna: Saiba Para que Serve essa Medicação e como Utilizá-la Corretamente!

Atualmente, não faltam opções de anticoncepcionais no mercado, como a Noregyna. No entanto, é muito importante que a mulher escolha o método contraceptivo que se adapte melhor ao seu organismo e a sua rotina.

Uma opção de método contraceptivo para quem deseja evitar a gravidez é a medicação injetável Noregyna. Com mais de 99% de eficácia contra possíveis gestações, a medicação dispensa que usuária tenha de se lembrar de ingerir pílulas todos os dias, sempre no mesmo horário, se tornando um método muito mais prático que as pílulas anticoncepcionais tradicionais.


Apresentação de Noregyna

Noregyna

Noregyna se apresenta em uma ampola de vidro na cor âmbar. Seu conteúdo possui uma coloração amarelada, líquido e com espessura oleosa e límpido – sem partículas livres.

Como Age a Noregyna no Organismo?

A Noregyna, como mencionado, é um contraceptivo, que evita em mais de 99% uma gestação indesejável, quando usado de forma adequada.

A injeção contém hormônios combinados, que são liberados de forma lenta no organismo, oferecendo proteção contra a gravidez durante 30 dias corridos.

Noregyna injetável contém 2 hormônios femininos capazes de evitar a fecundação:

  • Enantato de Noretisterona (um tipo progestágeno)
  • Valerato de estradiol (um tipo de estrogênio).

Como Usar Noregyna

Para a eficácia do contraceptivo, basta que a mulher se submeta a uma aplicação da medição por mês. O índice de falha é muito baixo (menos de 1%), porém pode aumentar quando a mulher espera mais de 30 dias para tomar a dose posterior do contraceptivo, havendo riscos de uma gravidez não desejada ou programada.

A aplicação do contraceptivo é intramuscular profundo e deve ser tomada, de preferência nos braços ou na região glútea. Também é importante que a aplicação seja feita por um profissional de saúde experiente, para não comprometer a eficácia do contraceptivo.

Além disso, a injeção de Noregyna deve ser aplicada na paciente de forma extremamente lenta e imediatamente a preparação da ampola.

Quando e Como Posso Iniciar o Uso da Noregyna

Para não haver falhas no efeito contraceptivo da medicação injetável recomenda-se que Noregyna seja usada conforme as indicações:

  • A 1º dose da injeção deve ser aplicada no primeiro dia do ciclo menstrual da usuária;
  • Noregyna deve ser usada apenas quando a mulher estiver 1 mês sem usar outro método anticoncepcional.

Quais os Efeitos Colaterais Que Posso Ter Usando Noregyna

Métodos contraceptivos combinados podem causar diversos efeitos colaterais. Por isso, recomenda-se que a mulher que optar por se proteger de gestações não desejadas com Noregyna esteja com a saúde em dia.

Mesmo assim, alguns problemas colaterais podem surgir com o uso do contraceptivo injetável. Entre os mais observados estão:


Efeitos Colaterais Comuns, Que Podem Ocorrer Entre 1 a 10 Usuárias

Dores abdominais, Náuseas, Dor de Cabeça, Aumento de Peso, Alterações de Humor, Sintomas de Depressão, Sensibilidade nas Mamas.

Efeitos Colaterais Incomuns, Que Pode Ocorrer Entre 1 a Cada 100 Usuárias

Diarreia, Vômitos, Dores de Cabeça, Retenção de Líquidos, Alterações na Libido, Aumento do Volume e do Tamanho das Mamas, Urticária, Erupções na Pele.


Efeitos Colaterais Raros, Que Podem Ocorrer Entre 1 a 10 Mil Usuárias

Reações Alérgicas em Geral, Intolerância ao Uso de Lentes de Contato, Aumento da Libido, Perda de Peso, Surgimento de Secreções Vaginais, Surgimento de Secreções nas Mamas, reação alérgica (hipersensibilidade), Eritema (vermelhidão) com Nódulos ou Multiformes, Reações Incômodas no Local da Aplicação do Medicamento.

Além disso, mulheres que utilizam contraceptivos orais combinados, os chamados COC, pode apresentar:

  • Derrames;
  • Alterações tromboembólicos nas veias e artérias;
  • Disfunção na Tolerância em relação à glicose;
  • Aumento da pressão arterial sanguínea;
  • Aparecimento de tumores benignos ou malignos no fígado;
  • Piora dos sintomas de angioedema (inchaços na boca, olhos ou garganta), em mulheres com histórico para do problema;
  • Cloasma (aparecimento de manchas escuras na pele);
  • Piora de problemas relacionados ao uso de COC, que são: Prurido, Icterícia, Porfiria, Desenvolvimento de cálculos biliares, Lúpus e Herpes. Também pode haver piora nos quadros de Síndrome hemolítico urêmica (insuficiência renal progressiva), Corea de Sydenham (distúrbio neurológico), Doença de Crohn, Otosclerose (redução da audição), Câncer cervical, Colite Ulcerativa; entre outras

Noregyna Pode Ter Sua Eficácia Reduzida?

Sim, a interação com alguns medicamentos pode fazer que o efeito contraceptivo de Noregyna se altere. Assim, não é recomendado o uso concomitante com:

Medicamentos Usados Para Epilepsia

Fenitoína, Primidona, Carbamazepina, Barbitúricos, Topiramato, Oxcarbazepina, Felbamato

Medicamento Usados Para Yuberculose

Rifampicina

Medicamentos Usados Para Infecções Causadas Pelo Vírus da Hepatite C e do HIV

Inibidores das Proteases, Inibidores não Nucleosídeos da Transcriptase Reversa, Griseofulvina.

Medicamentos Naturais

Erva de São João

É de extrema importância que a paciente comunique ao médico caso ela tenha feito uso dos medicamentos relacionados acima ou outros, mesmo aqueles considerados naturais e fitoterápicos.


Isso porque a interação medicamentosa pode exigir que, além do uso da Noregyna, o emprego de mais um método anticoncepcional para evitar o risco de ocorrer uma gestação não desejada.

A necessidade de usar mais um método contraceptivo, além da Noregyna costuma ser algo temporário. No entanto, use corretamente as medicações exatamente pelo tempo que o seu médico indicar, para garantir a máxima eficácia de Noregyna.

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.