Neopiridin – Bula, O Que é, Indicações e Contraindicações

Neopiridin é um medicamento disponível em formato de pastilhas e spray, indicado para o alívio de dores e desconfortos na garganta.

Para saber todos os detalhes sobre esse medicamento, incluindo contraindicações e efeitos colaterais, confira nosso artigo.


Para Que Serve o Neopiridin?

Neopiridin atua no alívio de dores e irritações na boca e na garganta, geralmente acarretadas por quadros de amigdalite (inflamação na garganta), faringite (inflamação na faringe), estomatite (inflamação na mucosa da boca), resfriados, gripes ou realização de pequenos procedimentos odontológicos.

Os princípios ativos de Neopiridin possuem efeito analgésico e antisséptico, a combinação perfeita para aliviar dores e realizar uma correta higienização da região da boca e garganta quando há quadros inflamatórios.

Neopiridin

Composição da Fórmula

Conforme mencionamos, o Neopiridin é disponibilizado em pastilhas e em spray. Vejamos, de acordo com cada caso, quais substâncias integram a fórmula desse medicamento.

Spray

  • Benzocaína (princípio ativo)
  • Cloreto de cetilpiridínio (princípio ativo)
  • Veículos: metilparabeno, sacarose, álcool etílico, óleo de rícino hidrogenado (cremophor RH-40), glicerol, corante amarelo de tartrazina FD&C Nº5, mentol, propilparabeno, corante azul FD&C Nº1, água, polioxil 40, sorbitol, corante azul FD&C Nº01.

Pastilhas

  • Benzocaína (princípio ativo)
  • Cetilpiridínio (princípio ativo)
  • Excipientes: sacarose, talco, glicose, aroma de menta limão, corante azul FD&C Nº02 e corante amarelo de tartrazina FD&C Nº05.

Contraindicações do Neopiridin

Por mais que Neopiridin seja um fármaco de rápido e amplo consumo para alívio temporário de dores e desconfortos na boca e garganta, o spray e pastilhas não são recomendados nos casos de pessoas que apresentam alguma predisposição a reações alérgicas mediante uso de anestésicos locais ou ao cloreto de cetilpiridínio.

Efeitos Colaterais do Neopiridin

O Neopiridin, tanto na versão em spray quanto no formato em pastilhas, pode apresentar alguns efeitos colaterais, que são:

  • Sensação de queimação na boca
  • Leve alteração na coloração dos dentes (devido aos corantes)
  • Alterações no paladar
  • Reações alérgicas (irritação na boca, sensação de queimação ou inchaço na boca). Obs.: essa reação tende a aparecer no caso de pessoas predispostas a reações alérgicas às substâncias contidas nesse medicamento.

Vale ressaltar que o corante amarelo tartrazina pode acarretar reações alérgicas no caso de indivíduos predispostos.

Caso uma ou mais reações se apresentem de forma mais intensa, é necessário suspender o uso do medicamento e consultar um médico para reavaliação do tratamento.

Posologia de Neopiridin

Spray

No caso de adultos e crianças com idade superior a 6 anos, o indicado é realizar de 3 a 6 nebulizações na região afetada pela dor ou incômodo.

Esse procedimento precisa ser repetido a cada 2 ou 3 horas, por no máximo 6 vezes por dia.

Obs.: O Neopiridin nunca poderá ser usado em quantidades superiores que a indicada na bula e nunca poderá ser ingerido.

Pastilhas

Adultos e crianças com idade superior a 6 anos devem colocar a pastilha na boca e deixá-la dissolver aos poucos. Por dia, a quantidade máxima indicada é de 6 pastilhas.


Obs.: as pastilhas nunca devem ser mastigadas ou partidas.

É possível que, de acordo com a intensidade da dor ou desconforto, o médico solicite uma dosagem maior ou aumento da frequência quanto ao uso do spray ou pastilha.

Entretanto, essa recomendação de tratamento só pode ser feita por um médico que esteja ciente do quadro geral de saúde do paciente.

Cuidados ao Utilizar Neopiridin

Depois de ver uma série de informações relevantes sobre esse medicamento, também é necessário prestar atenção a cuidados básicos que devem ser considerados antes e durante o uso desse fármaco. Vejamos quais são eles.

– Crianças com idade inferior a 6 anos só poderão fazer uso desse medicamento (spray ou pastilhas) mediante prescrição médica.

– Caso o desconforto e dor na garganta ou boca não apresentem alívio e sejam apresentados sintomas como dor de cabeça, febre, náuseas ou vômitos, é necessário consultar um médico o quanto antes.

– Gestantes e mulheres que estão amamentando só podem fazer uso desse medicamento (spray ou pastilhas) mediante autorização médica.

– Pelo fato de Neopiridin conter açúcar, esse medicamento deve ser usado com cautela no caso de pacientes que sofrem de diabetes.

– Pessoas que sofrem de asma ou crises de bronquite só podem usar esse medicamento com autorização médica, pois os corantes, especialmente o amarelo, pode provocar reações alérgicas principalmente nos casos de pessoas que apresentam alergias ao ácido acetilsalicílico.

– Durante o período de uso do spray ou pastilha de Neopiridin, recomenda-se não ingerir ovos e leite, já que esses alimentos bloqueiam os efeitos benéficos do cloreto de cetilpiridínio (uma das substâncias ativas do medicamento).

Por Que Consultar Um Médico?

Principalmente nos casos em que as dores de garganta e desconfortos são mais intensos, é fundamental consultar um médico para avaliar as causas do problema.

Na maioria das vezes, quando a inflamação ocorre, é preciso ingerir medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e antitérmicos para resolver o problema de maneira definitiva.

É importante frisar que dores de garganta frequentes podem estar relacionadas a outras causas, como por exemplo, redução brusca das defesas imunológicas.

Por isso, quem sofrem com constantes dores na garganta precisa consultar o médico para entender melhor as causas e combatê-las, evitando que essas dores se repitam além do comum.

O médico também deve avaliar se a dor de garganta é acompanhada de dores no ouvido, infecções respiratórias ou demais problemas associados.


Ações Que Ajudam no Tratamento

Além de usar Neopiridin e outros tipos de medicamento, é essencial adotar alguns cuidados simples para prevenir e ajudar no tratamento das dores de garganta. Esses cuidados são:


  • Beber pequenas quantidades de água várias vezes ao dia para hidratar a garganta;
  • Consumir chás que favoreçam a recuperação da garganta (hortelã, gengibre, maçã, limão etc.);
  • Procurar dormir mais e fazer repouso para ajudar o sistema imunológico na recuperação do organismo;
  • Evitar o consumo de bebidas ou alimentos muito gelados;
  • Priorizar o consumo de alimentos leves e nutritivos, que sejam mais fáceis de engolir (caldos, sopas, mingau etc.).

Além de saber sobre Neopiridin, compartilhe essas informações com mais pessoas para que elas fiquem bem informadas e saibam todos os cuidados que devem ser tomados antes de usar esse medicamento em spray ou pastilhas.

Para que os medicamentos possam ser comercializados, eles devem ser registrados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em casos de dúvida, verifique no portal da Agência em “Consulta de Produtos”, pois pode ser um medicamento irregular ou falsificado.