Enalapril: O Que é, Indicações e Como Usar

Quer saber quando se deve utilizar a Enalapril e qual sua finalidade? Acompanhe o texto e entenda os seus benefícios e contraindicações, antes de usá-lo!

O Enalapril é caracterizado como um medicamento usado para tratar hipertensões arteriais, pertencentes à categoria de inibidores enzimáticos da conversão de angiotensina, tendo uma estrutura parecida aos remédios de tal tipo. A exemplo estão o ramipril; o captopril, o perindopril e o lisinopril.


Dentre as nomenclaturas do comércio, o que mais se destaca é a medicação Renitec, considerada referência das propriedades do Enalapril.

Enalapril

Outros nomes também correspondem ao medicamento, em questão. São eles:

  • enalamed;
  • vasopril;
  • enaplex;
  • atens;
  • renalapril;
  • pressel;
  • pressotec;
  • angiopril;
  • enaprotec;
  • pressocord;
  • eupressin;
  • pryltec e afins.

Indicações do Enalapril

O Enalapril tem indicação para tratar diversos níveis de hipertensão. Ainda, a substância anti-hipertensiva pode ter utilização como um elemento para tratar insuficiências do coração, dos rins de forma crônica e de nefropatia diabética.

Em diversos públicos que disponibilizam a insuficiência do coração, tal substância de maleato do enalapril age em auxílio para que o coração funcione de maneira aprimorada.

De modo geral, o remédio inicia a ação 1h após a ingestão e dura por, aproximadamente, um dia. Para determinados indivíduos, há a necessidade de diversas semanas para que se faça a observação dos melhores efeitos para tratar a pressão arterial.

O Que é Pressão Arterial?

A pressão que tem sua geração a partir do coração que bombeia a corrente sanguínea para demais regiões corporais é denominada como “pressão arterial”.

Se isso não existir, o sangue não consegue promover a circulação pelo organismo. A pressão arterial em normalização é compactuante da saúde qualitativa.

A pressão arterial é prejudicada em prazo transcorrido dos dias, a depender de atividades, excitações e estresses. Pessoas que passam por diversos problemas pessoais, por exemplo, e que estão eventualmente sujeitas a ambientes estressantes, estão submetidas também a esta condição, visto que situações como esta implicam efetivamente na qualidade de vida do ser humano.


Apresentações do Enalapril

  • Substância de maleato de Enalapril, pílulas de 5mg – embalagens compostas por 30 pílulas.
  • Substância de maleato de Enalapril, pílulas  de 10mg – embalagens compostas por 30 pílulas.
  • Substância do maleato, pílulas de 20mg – embalagens compostas por 30 pílulas.

Utilização oral e adulta.

Efeitos do Enalapril

Ainda que seja uma droga de caráter seguro, determinação reações adversas do medicamento apresentam frequência relativa. Os efeitos mais graves e comuns se destacam pelos sintomas de:

  • hipotensão – de mesma forma que quaisquer anti-hipertensivos, trata-se de uma reação colateral possível do medicamento;
  • hipercalemia – eleva-se o potássio no sangue, o que pode ser perigoso, provocando aumento do ritmo cardíaco grave;
  • tosse – 5 a 10% dos indivíduos que fazem uso do medicamento são passíveis do desenvolvimento do cenário de tosse que persiste, bem como seca. O sintoma pode aparecer, em média, de uma a duas semanas posteriores ao período inicial de tratamento, porém demora até seis meses.
  • funcionalidade dos rins agravada – ainda que seja um remédio com indicação para proteger a atividade renal, em casos muito específicos pode prejudicá-los.

Contraindicações do Enalapril

O remédio apresenta contraindicação em indivíduos com históricos de efeitos colaterais alérgicos a quaisquer elementos da categoria IECA.


A medicação não pode ter prescrição em indivíduos que tenham estenose bilateral de artérias dos rins, graus de sangue do potássio em limitação maior que o normal ou em momentos de descompensações agudas de rins insuficientes. O remédio tem contraindicação, também, para períodos gestacionais e períodos de amamentação.

Modo de Usar

Tem variação conforme a patologia específica:de acordo com a doença:

Hipertensão Essencial

A dosagem de início é de 10mg a 20mg, 1x por dia, a depender do nível da hipertensão. A dosagem de início indicada para a patologia em questão é de 10mg por dia. Para demais níveis da hipertensão, a dosagem de início é de 20mg por dia.

Hipertensão Renovascular

Ao passo que a pressão arterial e a funcionalidade dos rins nessas pessoas possa apresentar sensibilidade particular ao efeito inibidor de ECA, tal tratamento deve ter início com uma dosagem reduzida. A posologia, por isso, precisa de ajustes conforme o paciente.

Enalapril é Vasodilatador?

A composição atua em dilatação de vasos de sangue, o que auxilia o coração a fazer o bombeamento sanguíneo com maior facilidade para todas as regiões corporais.

A atitude da medicação reduz a pressão alta, e nas situações de insuficiência do coração auxilia o órgão a ter uma função aprimorada.

O teor de ritmo insuficiente do coração quer dizer que a musculatura cardíaca não está apta a fazer o bombeamento sanguíneo de forma forte para encaminhar a todo o organismo, o sangue que é preciso. Não trata-se, contudo, de uma condição que se assemelha ao ataque do coração.


É importante lembrar que todo e qualquer medicamento deve ser prescrito pelo médico consultado. A automedicação pode apresentar perigos à saúde.

Mantenha o cuidado e consciência de tudo o que consome. Saúde em primeiro lugar!

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.