Vonau: Para Que Serve, Como Usar, Contraindicações

Vonau é um medicamento indicado para prevenir e tratar mal-estar gástricos. Seu uso está recomendado para adultos e crianças acima de 2 anos de idade.

Quando é Prescrito o Vonau?

O medicamento é prescrito pelos médicos para a prevenção e o tratamento de problemas gástricos, como vômitos e náuseas.


O seu efeito acontece em cerca de 1 h após a sua administração pelo paciente.

É bastante receitado para evitar os sintomas desagradáveis que enfrentam pacientes em tratamento de quimioterapia e radioterapia

Apresentação e Composição do Vonau

Vonau

Vonau é apresentado em comprimidos revestidos, contendo 4 mg ou 8 mg.

Cada comprimido do medicamento contém 4 mg ou 8mg de Ondansetrona (substância ativa). Além de conter os excipientes: celulose microcristalina, crospovidona, manitol, dióxido de silício, estearato de magnésio, óxido de ferro vermelho, coloidal, aspartamo e aroma de morango.

A embalagem das duas dosagens da medicação vem com 10 comprimidos.

Há também versões injetáveis da medicação, que são restritas ao uso hospitalar. As soluções injetáveis também contêm 4 mg ou 8 mg de Ondansetrona.

Como Usar o Vonau

O paciente deve seguir as dosagens e o esquema de tratamento de acordo com as instruções do médico. No entanto, os médicos costumam indicar as seguintes formas de uso da medicação:

Para prevenir náuseas e vômitos em geral: recomenda-se 2 comprimidos ao dia de 8 mg. Para crianças com mais de 11 anos: 2 comprimidos ao dia de 4 mg. Crianças de 2 a 11 anos de idade está indicado 1 comprimido ao dia de 4 mg.

Para a prevenção de náusea e vômito em casos de pós-operatório: recomenda-se a mesma dosagem do caso anterior.

Para casos de pré-operatório: recomenda-se a ingestão de 1 comprimido de 4 mg ou 8 mg antes da anestesia – para pacientes de todas as idades.

Para a prevenção de náuseas e vômitos em decorrência de quimioterapia, recomenda-se 24 mg do medicamento (3 cápsulas de 8 mg), 3 horas antes do procedimento.

Para prevenir náuseas e vômitos ocasionados por processo de radioterapia, está recomendado 8 mg, 3 vezes ao dia para adultos. E indica-se 3 mg de Vonau, 3 vezes ao dia para crianças.

Contraindicações do Medicamento

O Vonau costuma ser bem tolerado pela maioria dos pacientes, no entanto, o seu uso pode estar contraindicado em alguns casos, como:

  • Pessoas alérgicas à substância ativa da medicação ou a algum de seus componentes da fórmula;
  • Não se recomenda o uso do fármaco para crianças com menos de 2 anos de idade;
  • Mulheres grávidas ou com suspeita de gravides só devem fazer uso do medicamento com autorização médica,
  • Mulheres em fase de amamentação devem evitar tomar o medicamento, pois seus componentes podem ser excretados pelo leite materno, causando eventuais danos ao bebê ou à criança;
  • Pacientes que sofrem de fenilcetonúria não devem ser tratados com a medicação, pois a fórmula contém fenilceonurico.

Efeitos Colaterais da Medicação

Alguns pacientes podem demonstrar efeitos colaterais desagradáveis ao fazerem uso de Vonau. Os efeitos colaterais observados foram:


Efeitos colaterais comuns (acontecem em 10% das pessoas que usam essa medicação): diarreia, dor de cabeça, prisão de ventre.

Efeitos colaterais comuns (acontecem entre 1% e 10% das pessoas que usam essa medicação): fadiga.

Efeitos colaterais incomuns (acontecem entre 0,1% e 1% das pessoas que usaram essa medicação): mal-estar em geral, surgimento de feridas na pele.


Também podem ocorrer: coceira, agitação, face avermelhada, zumbido no ouvido, palpitações no peito, ansiedade, entre outros efeitos colaterais.

Caso o paciente demonstre falta de ar, leve-o para um serviço de atendimento médico de urgências e emergências. Medidas de suporte deverão ser tomadas.

Como Guardar o Medicamento

A medicação deve ser mantida na sua embalagem e os comprimidos retirados apenas quando o paciente for ingeri-lo. Também mantenha o remédio fora do alcance das crianças e de animais domésticos.

Evite deixar o medicamento exposto a luz direta do sol ou em ambientes úmidos – pois isso pode alterar as suas propriedades.

Mantenha a embalagem em locais com temperatura ambiente, ou seja, entre 15 ° C e 30 ° C.

Atenção a data de validade. Não use medicamentos vencidos, pois além de não fazer efeitos, pode fazer mal a sua saúde.

Interações Medicamentosas

A ondansetrona, que se trata do princípio ativo da medicação pode interagir com alguns medicamentos ou substâncias – exacerbando os seus efeitos ou reduzindo. Portanto, informe o seu médico sobre qualquer remédio que está usando.

O medicamento exige cautela ao ser administrado, por exemplo, com outras medicações inibidoras ou indutoras de algumas enzimas, pois podem alterar a eficácia do Vonau.

Não há relato de outras interações medicamentosas, fazendo do medicamento uma substância bastante segura.

Exames Laboratoriais

Estudos e pesquisas concluíram que o uso da medicação não interfere nos resultados de exames laboratoriais. O paciente, assim, não precisa parar de tomar a medicação quando for submetido a exames laboratoriais, como hemograma, glicose, colesterol, entre outros.

Superdosagem com a Medicação

A superdosagem com a medicação pode ser perigosa para o paciente. Leve-o imediatamente a um estabelecimento de atendimento em saúde para urgência e emergências.

Se for possível, leve a bula ou a embalagem de Vonau e informe à equipe de atendimento o quanto o paciente em superdosagem tomou a mais da medicação.

Medidas de suporte podem ser tomadas, para a segurança do paciente em superdosagem. A superdosagem com a medicação pode causar efeitos graves, como convulsão e desmaios.

No entanto, dificilmente a superdosagem é fatal ou deixa sequelas. Mesmo assim, é necessário atendimento médico.

Caso não seja possível levar o paciente a um serviço de atendimento médico, entre em contato com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O atendimento funciona 24 horas e a ligação é gratuita, podendo ser feita de qualquer telefone, incluindo aparelhos de celular.

Uma equipe será deslocada até onde se encontra o paciente em superdosagem. Você deve procurar atendimento médico, levando consigo a bula do medicamento ingerido e tomará os cuidados e procedimentos necessários.

Outras reações que podem aparecer em pacientes com superdosagem são:


  • Prisão de ventre;
  • Cegueira temporária;
  • Pressão arterial baixa;
  • Fadiga sem motivo aparente;
  • Fraqueza; entre outras.

Como Adquirir o Medicamento

O medicamento não precisa da apresentação ou da retenção da receita médica para ser adquirido em drogarias ou farmácias.

No entanto, o seu uso sem indicação médica é totalmente desaconselhável. A automedicação pode causar males a sua saúde. Não se arrisque!

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.