Terramicina: Para Que Serve, Como Usar, Benefícios, Contraindicações e Efeitos Colaterais

Você conhece a Terramicina? O medicamento se trata de uma pomada para problemas superficiais nos olhos e está indicada para o uso adulto.

Indicações Para a Pomada

A pomada tem contém agentes antibióticos. Assim, o seu uso superficial trata infecções que afetam a membrana que envolve os olhos ou a córnea, combatendo agentes sensíveis a algumas bactérias.

Terramicina evita a proliferação, reprodução e desenvolvimento de diversos agentes bacterianos, que causam das doenças oftalmológicas.

Apresentação e Composição

Terramicina


A medicação é formulada com os princípios ativos, que combatem as infecções: sulfato de polimixina b e cloridrato de oxitetraciclina.

Possui como excipientes inativos: petrolato branco e óleo mineral.

A pomada é apresentada em bisnagas contendo 3.5 mg ou 15 mg.

Como Usar a Terramicina?

Como o medicamento é aplicado diretamente nos olhos, é recomendado que, primeiramente, o paciente realize a higienização das mãos e lave com água a região onde a pomada será usada.

Com o auxilio de uma gaze limpa, colocar sobre ela uma quantidade suficiente da pomada para cobrir a região afetada. Indica-se fazer o procedimento 2 ou 3 vezes ao dia.

Após a aplicação, deixar o medicamento agir e secar. Não esfregar os olhos.

O tratamento costuma durar cerca de 1 semana ou até 2 semanas. Caso a infecção não melhore, o paciente deve procurar o médico oftalmologista novamente, para reavaliação do quadro.

A Pomada Apresenta Reações Adversas?

O medicamento costuma ser muito bem tolerado pela grande maioria das pessoas. No entanto, como a pomada antibiótica se trata de um medicamento, alguns pacientes podem apresentar reações adversas desagradáveis devido ao uso da pomada – o que é raro, mas pode ocorrer.

Entre as possíveis reações adversas mediante ao uso da medicação estão:

  • Hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula da pomada;
  • Dermatite;
  • Reações Alérgicas em geral;
  • Sensação de queimação nos olhos;
  • Aumento do lacrimejamento do olho tratado;
  • Dores leves no globo ocular;
  • Sensação de que existe algo nos olhos.

Caso as reações adversas citadas ocorrerem com grande intensidade, se tornando praticamente insuportável, interrompa o uso de Terramicina e informe o médico o mais rápido possível.

Quais são as Contraindicações da Pomada?

O uso da pomada não é recomendado nos seguintes casos:

  • Pessoas com alergia a classe de antibióticos das tetraciclinas;
  • Pessoas com sensibilidade a quaisquer um dos componentes da fórmula da pomada;
  • Pacientes com outras doenças, que apresentem lesões nos olhos – primeiro deve ser tratada essas erupções.

Vale ressaltar que, durante o tratamento com a medicação, o paciente deve ter muita cautela ao dirigir veículos e operar máquinas, pois a visão pode ficar temporariamente comprometida – colocando, assim, a pessoa em perigo.

Grávidas Podem Usar o Medicamento?

Mulheres gestantes ou com suspeita de gravidez só devem fazer uso da pomada com a prévia autorização do médico.

O mesmo vale para mulheres que estejam amamentando. Isso porque as substâncias da fórmula podem ser excretadas no leite materno.

Como Agir se eu Esquecer de Usar a Pomada?

Esquecer de aplicar Terramicina pode impactar na eficácia do tratamento, portanto, procure seguir à risca as recomendações do médico.

Caso o você se esqueça de uma das aplicações diárias de Terramicina, faça-a assim que se lembrar. No entanto, se você se lembrar da aplicação 2 ou 3 horas antes da aplicação posterior, despreze a aplicação esquecida e aguarde o momento da próxima aplicação. Isso porque não é indicado fazer aplicações dobradas da pomada nos olhos.

Há Interações Medicamentosas?

Não existem relatos conclusivos de que o uso da pomada sofra alterações na sua eficácia se usado com outros medicamentos. Porém, não utilize colírios ou outros medicamentos oculares não prescritos pelo médico na região infeccionada.

Como Armazenar a Pomada?

Terramicina deve ser devidamente armazenada de maneira fechada e mantida em lugares com temperatura ambiente – entre 15 C e 30 C.

Manter a embalagem longe de ambientes com umidade e exposta a luz solar direta – para que as substâncias da fórmula da medicação não sofram alterações.

Atenção também com a data de validade do medicamento. A pomada, em geral, tem validade de 24 ou 36 meses a contar da sua data de fabricação.

Não use medicamentos vencidos. Além de não fazerem o efeito desejado, usar remédios fora da data de validade pode fazer mal a sua saúde.

Também se recomenda manter a medicação fora do alcance de crianças e de animais domésticos.

Superdosagem Com Terramicina

Caso o paciente use doses muito superiores a indicada ou ingira a medicação, leve-o a um serviço de atendimento médico. Algumas medidas de suporte podem ser necessárias.

Se possível, levar junto a bula ou a embalagem da pomada.

Na impossibilidade de se deslocar com o paciente, entrar em contato com o SAMU, pelo número 192. A ligação pode ser feita 24 horas, gratuitamente e de qualquer aparelho telefônico, incluindo celulares.

Posso Adquirir a Pomada e Usar?

Terramicina contém agentes antibióticos, portanto, só é vendida em farmácias e drogarias mediante a apresentação e a retenção da receita médica.

De qualquer forma, jamais deve ser feita a automedicação, pois ela pode colocar a sua saúde em risco!