Vacina BCG: Bula, Efeitos Colaterais, Orientações, Como Usar

Confira tudo sobre o medicamento da Vacina BCG, e quais são os efeitos colaterais da substância. Aprenda também a como usar este remédio.

A Vacina BCG é imprescindível para a qualidade de vida do recém-nascido. A vacina, em questão, promove a proteção em combate a tuberculose, patologia que ainda é incidente no país. É composta pelo elemento do Bacilo Calmette-Guérin.


O bacilo é encontrado através de enfraquecimento de elementos bacterianos provocados pela tuberculose. Além disso, esta substância apresenta soro e glutamato de sódio.

Vacina BCG

Vacina BCG: Quais as Indicações?

Esta substância de caráter intradérmico é recomendada para a prevenção de tuberculose, de forma principal nas categorias meníngea e miliar. É extremamente importante em relação a saúde, em razão de impactos na diminuição de morbidade e mortalidade nos formatos gravíssimos da patologia.

A substância tem administração ao público infantil menor que 5 anos, de acordo com o programa de vacinação infantil. A preferência é que a criança tenha a administração da vacina com até 1 ano, visto que, quanto mais novo, mais o organismo encontrará uma imunidade mais eficaz.

O medicamento atua na prevenção da tuberculose, doença que prejudica os órgãos pulmonares, porém pode também provocar infecção renal, óssea e meninges – membrana cerebral.

A tuberculosa é transmitida de forma direta, de indivíduo para indivíduo. Porém, a aglomeração é o fator recorrente da transmissão. O paciente faz a disseminação das gotas de saliva ao espirrar, ao falar e ao tossir.

Esta saliva apresenta o agente de infecção e pode ter a aspiração por outra pessoa. Quaisquer fatores que geram baixa resistência orgânica, facilitam também que se estabeleça a doença.

A patologia provoca os seguintes sintomas:

  • emagrecimento;
  • tosse seca;
  • falta de apetite;
  • fraqueza.

É possível que tal doença desencadeie a redução sanguínea a partir da tosse, em situações de maior gravidade. O tratamento demora, podendo durar uma média de seis meses.

Efeitos Colaterais da Vacina BCG

As reações adversas dessa aplicação é a cicatriz que, normalmente, costuma ficar na região em que houve a injeção da substância. O braço direito é o local mais comum.


Contraindicações da Vacina BCG

O medicamento tem contraindicação de maneira específica aqueles que se apresentam soro positivos para HIV que revelam sinais.

A recomendação é adiar a aplicação da BCG nos bebês que apresentam peso menor que 2mil gramas e que apresentem alguma manifestação na derme.


Quaisquer hipersensibilidades a composição da vacina faz com que ela tenha uma contraindicação, além do efeito anafilático depois de aplicada uma dosagem.

Se a vacinação acompanhar o vírus vivo ou a a bactéria, a contraindicação corresponde a:

  • neoplasia maligna;
  • imunodeficiência adquirida;
  • imunodeficiência congênita;
  • tratamento com corticoide com quantitativo maior que 2mg/kg por dia.

Como Usar a Vacina BCG?

A substância é realizada por meio do sistema de dosagem única, de modo geral, com aplicação em bebês. Ao passo que isso não tenha a possibilidade, pode-se ter a aplicação em quaisquer faixa etárias posteriormente ao 1º mês de vida. A indicação é fazê-lo o quanto antes.

Tem a aplicação, de forma preferencial, na região do braço direito, em que se deixa a cicatriz. A aplicação ocorre de modo intradermático, dentre camadas de epiderme e de derme.

A disponibilização da vacina para o plano particular e público não apresente um tempo determinado para vacinação. Determinados planos fazem a cobertura da vacina.

A Vacina BCG é dolorida?

A aplicação da BCG acontece a partir de uma agulha finíssima, na região da pele, provocando somente ardor leve em momento de receber a imunidade. Portanto, não doi exatamente, mas a criança sente um pequeno incômodo, quase como uma leve queimação.

Só depois de algumas semanas é que se inicia o processo da reação da substância, inflamando o local da aplicação e evacuação de secreções.

A lesão é aguardada e de caráter necessário para a conclusão do processo. Após isso, ela deixa a cicatriz que a maioria das pessoas possui no braço direito.

Esta lesão pequena é passível de uma duração de dias ou, ainda, semanas. Porém, de um modo geral, não se revela dores na região desta aplicação.

Forma-se, em grande maioria, a bola do pus, com mm do diâmetro ou, ainda, um centímetro. Por isso, é provável que não seja esta a razão do choro da criança.

Determinadas crianças também estão passíveis da apresentação de efeitos colaterais mais intensos, como lesões purulentas muito maiores. Em alguns casos, há a apresentação de ínguas na área axilar.


Nessas situações, de maneira rara, há a necessidade de procurar o auxílio pediátrico a fim de encontrar a melhor solução para o caso, bem como o consumo de substâncias antibióticas dirigidas ao BCG.

É imprescindível o cuidado com os recém-nascidos, em virtude de sua imunização a tudo o que pode prejudicar ou debilitar a sua saúde. Atente-se a todas as vacinas e demais cuidados! A saúde é uma necessidade para quem está ingressando nesta nova vida!

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.