Tratamento Caseiro Para Melasma – Seleção dos 7 Melhores

O Tratamento Caseiro Para Melasma ajuda no clareamento e eliminação das manchas de tom escuro que afetam sobretudo o rosto e também outras áreas do corpo que ficam mais expostas ao sol (braços e colo).

Para saber todos os detalhes sobre estas receitas caseiras, confira nosso artigo.


7 Dicas de Tratamento Caseiro Para Melasma

Tratamento Caseiro Para Melasma

Anote cada Tratamento Caseiro Para Melasma seguindo os ingredientes utilizados e passo a passo de como preparar.

Máscara de Berinjela

O Tratamento Caseiro Para Melasma feito com berinjela está entre os mais simples. Esse vegetal, além de trazer uma série de benefícios para a saúde, favorece a renovação das células da pele, contribuindo para a eliminação das manchas.

Itens Necessários:

  • 1 litro de água;
  • 1 berinjela (grande).

Como Fazer e Aplicar:

Lavar bem a berinjela, remover a haste e cortá-la em 4 partes. Colocar a água e a berinjela numa panela e deixar cozinhando até que a berinjela fique amolecida.

Retirar a berinjela da água quente e extrair somente a polpa, de forma que seja possível preparar a pasta. Reservar a água.

Logo que a pasta estiver em temperatura ambiente ou fria, aplicá-la no rosto, em quantidade um pouco maior nas áreas afetadas pelas manchas.

Deixar a pasta agindo por 15 minutos e logo depois enxaguar a pele com a água na qual a berinjela foi cozida.

Clara de Ovo Com Bicarbonato de Sódio

Esse Tratamento Caseiro Para Melasma combina dois potentes ingredientes que promovem a renovação da pele e com alto poder nutritivo.

Itens Necessários:

  • 1 clara de ovo;
  • Meia colher (sopa) de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher (sopa) de sabonete líquido específico para o rosto.

Como Fazer e Aplicar:

Em um recipiente, fazer a mistura dos ingredientes. Com a ajuda de um pincel de maquiagem, aplicar a máscara por todo o rosto, fazendo uma leve esfoliação na pele.

Logo depois, lavar o rosto com uma grande quantidade de água fria até que a mistura aplicada seja totalmente removida. Secar o rosto.

Na sequência, espalhar um tônico facial para relaxar a pele. Obs.: caso esse procedimento seja feito durante o dia e você tenha de sair, aplicar protetor solar no rosto.

Vale lembrar que o ideal é evitar exposição solar depois dessa aplicação de clara de ovo com bicarbonato.

Máscara de Banana com Aveia

Essa fruta funciona como Tratamento Caseiro Para Melasma por ser rica em nutrientes, diversos tipos de vitaminas e minerais essenciais para a saúde da pele.

Itens Necessários:

  • 1 banana;
  • 1 colher (sopa) de aveia;
  • 1 colher (sopa) de água.

Como Fazer e Aplicar:

Em um recipiente, amassar a banana e misturar a polpa da fruta com a aveia e a água, formando uma pasta.

Deixar a pasta secando no rosto por 20 minutos e logo em seguida enxaguar com uma boa quantidade de água morna, até que a mistura seja totalmente removida da pele.

Ao final, aplicar no rosto um creme umectante. Obs.: para obter um efeito melhor, o ideal é fazer esse procedimento antes de dormir.


Máscara de Argila Branca

Tratamento Caseiro Para Melasma - Máscara de Argila branca

Enquanto Tratamento Natural Para Melasma, a argila branca é considerada outra das maiores aliadas para a pele devido à concentração de óxido de silício e óxido de alumínio.

Itens Necessários:

  • Meio copo de soro fisiológico ou água filtrada;
  • Meia colher (sopa) de argila branca.

Como Fazer e Aplicar:

Misturar os dois ingredientes até que se obtenha uma massa pastosa. Aplicar pelo rosto, mantendo um pouco de distância da área dos lábios e olhos.

Deixar a pasta agindo na pele até que ela seque. Durante esse período é comum sentir a pele esticar, já que as propriedades da argila branca estimulam a circulação.

Enxaguar com bastante água fria e deixar a pele descansando (sem qualquer tipo de produto) por 3 horas. Depois desse tempo, aplicar o tônico facial de sua preferência.

Mistura de Óleos Essenciais

Um Tratamento Caseiro Para Melasma também consiste numa simples mistura de óleos essenciais que oferecem diversos benefícios para a pele.

Itens Necessários:

  • 7 gotas de mirra;
  • 15ml de óleo de rosa mosqueta;
  • 15ml de óleo de semente de uva.

Como Fazer e Aplicar:

Misturar bem os ingredientes e aplicar após fazer uma esfoliação leve na pele. Deixar agindo durante a noite e retirar no dia seguinte durante o banho. Secar o rosto e aplicar protetor solar.

Loção de Limão e Salsa

Outro Tratamento Caseiro Para Melasma é uma loção simples preparada com salsa (rica em antioxidantes) e limão (com alto poder adstringente e removedor de impurezas alojadas nos poros).

Itens Necessários:

  • Um punhado generoso de salsa;
  • Suco de 1 limão grande.

Como Fazer e Aplicar:

Lavar bem a salsa e remover os talos. Espremer o limão. No liquidificador, bater as folhas de salsa com o suco do limão.

Lavar o rosto e secar bem. Logo depois, aplicar sobre as manchas a mistura de salsa com limão. Deixar agindo por 15 minutos e enxaguar bem com água morna.

Máscara com Mel, Leite em Pó e Limão

Tratamento Caseiro Para Melasma - mascara de Lite Em Pó

Dos Tratamentos Caseiros Para Melasma a mistura de limão com leite e mel é outro dos mais nutritivos, com alto poder rejuvenescedor. O leite em pó é mais adequado neste caso devido à consistência obtida.

Itens Necessários


  • 4 colheres (sopa) de mel (de boa qualidade);
  • Suco de meio limão;
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó.

Como Fazer e Aplicação

Colocar o leite em pó em um recipiente. Espremer o limão. Misturar o leite em pó com o suco de limão e o mel até que seja formada uma pasta.

Espalhar pelo rosto (preservando a região próxima aos lábios e olhos) e deixar agindo por 20 min.

Lavar com muita água, secar e depois passar um creme umectante. Obs.: o recomendável é que esse processo seja feito à noite para evitar exposição solar.


Anotou cada Tratamento Caseiro Para Melasma? Compartilhe essas dicas com amigos e familiares para que todos saibam como remover essas manchas e ter uma pele cada dia mais jovem e saudável com o uso de itens caseiros e com preço acessível.

Estes remédios caseiros para tratamentos naturais não substitui a consulta com um especialista. Procure sempre seu médico para fazer uma avaliação completa.

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.