Torcicolo: O Que é, Causas, Sintomas, Tratamento

Descubra Tudo Sobre o Torcicolo, Uma Doença que Pode Acometer o Organismo Humano. Veja as Informações e Principais Formas de Tratamento!

O Torcicolo é uma condição que pode surgir a partir de uma noite de sono ruim, em que dormiu de mal jeito ou demais situações.


Para sanar este problema, de modo a eliminar a dor que surge no pescoço e estar apto a movimentação da cabeça de forma livre, há a necessidade de fazer a combate a contrações involuntárias da região muscular desta área.

Estas condições leves podem ter alívio apenas com o uso de compressa quente e massagens suaves na região do pescoço, porém ao passo que o problema tenha teor mais grave, fazendo com que mexer o pescoço seja uma atitude limitada, é possível fazer uso de algumas estratégias.

O Que é Torcicolo?

Torcicolo

Trata-se de um tipo de contração involuntária da região muscular do pescoço que é causada pela postura ruim ao dormir ou fazer uso de computadores.

Isto provoca dores na região lateral do pescoço e a limitação para movimentar a cabeça.

É muito comum que o indivíduo se levante com um torcicolo e apresente dificuldades para a movimentação do pescoço, porém em determinadas situações a região muscular fica presa, mas tão presa, que o indivíduo não consegue fazer a movimentação do pescoço para lado algum e pode caminhar de maneira “robotizada”.

Causas do Torcicolo

É comum que os indivíduos acordem com torcicolos, porém tal modificação deste posicionamento da cabeça pode ocorrer em virtude de:

  • condições congênitas, como ocorre ao passo que o bebê já nasça com o problema de forma congênita, precisando de tratamento, em alguns casos, de intervenção cirúrgica;
  • traumatismo, que envolve pescoço e cabeça;
  • modificação da coluna, como escolioses, hérnias de disco, modificação da vértebra;
  • infecção do sistema da respiração, que provoca febre e torcicolo, ou outras patologias;
  • presença do abscesso na área da cabeça, boca ou pescoço;
  • nas situações de patologias como o Mal de Parkinson, em que os músculos ficam propensos a espasmos dos músculos;
  • consumo de remédios como dopamina, carbamazepina, metoclopramida ou fenitoína.

Sintomas do Torcicolo

Os sinais de Torcicolo fazem a inclusão, de forma principal, as dores no pescoço. Portanto, caracteriza-se pelas limitações para os movimentos da cabeça.

Ainda, pode também ocorrer a elevação de um ombro em relação a outro. Pode, também, a face parecer assimétrica, com a cabeça pendendo para uma lateral e o queixo para a outra.

É, ainda, muito comum que os sinais do problema apareçam na parte matutina. Isto porque pode haver um posicionamento ruim da cabeça.

Porém também há frequência para que ocorra posteriormente a ida nas academias. Neste caso, a partir de esforço com exagero na região do pescoço.


Isto porque as abdominais incorretas podem fazer isso, em razão de diferença significativa e brusca da temperatura ou acidentes.

Ainda, é possível que bebês nasçam com torcicolos e, portanto, podem não girar a cabeça para uma das laterais, ainda que não apresentem quaisquer sinais de dores.


Nesta situação, é um caso denominado como torcicolo de caráter congênito.

Tratamento Para Torcicolo

Dentre as possíveis formas de tratamento, citadas as mais recomendadas pelos especialistas.

Incline o Seu Corpo Para Frente

É só promover o afastamento das pernas e a inclinação do organismo para a região da frente, de modo a deixar a cabeça pendendo.

O intuito é que esta parte do corpo e os braços se soltem, devendo permanecer neste posicionamento em período de 2min.

Isto fará com que o peso tenha atuação como pêndulo, que fará o aumento do espaçamento entre a vértebra cervical e a redução dos espasmos musculares do pescoço.

Há a possibilidade de fazer a movimentação da cabeça com lances pequenos para uma lateral e para outra.

Isto  apenas para a certificação de que o músculo do ombro e pescoço se localizam em relaxamento.

Pressione a Região Muscular

Tal técnica se revela pela pressão com os polegares na parte do meio da área muscular que está dolorida pelo período de 30s.

Depois disso, é preciso pressionar a região em que os músculos iniciam, na região da nuca, em período de mais 30s.

Ao longo desse tratamento, é possível continuar sentado ou em pé, com a cabeça girando para a frente.

Fisioterapia

Há a necessidade do alongamento do pescoço e, para tanto, é preciso utilizar técnica denominada como energia muscular.

Isto, portanto, é uma técnica em que se coloca a mão na cabeça, no lado do torcicolo, e faz-se a força que empurra a cabeça em oposição à mão.

É preciso manter a força em período de 5s e relaxar, de modo a descansar por mais 5s. Repetir a técnica por umas 4x.

Aos poucos, tal amplitude da movimentação começa a ter aumento.

Massagens e Compressas

O massageamento do pescoço utiliza óleo de amêndoas doces ou cremes para hidratação. Estes itens são excelentes para a redução das dores e desconfortos.

As massagens devem ter realização na parte do pescoço, ombros, cabeça ou nuca. Porém, só devem ter realização na região final deste tratamento.

As massagens, portanto, não podem ter procedimento de forma muito forte. Contudo, pode-se realizar a pressão com a palma das mãos na região muscular do pescoço, em sentido do ombro direcionando a orelha.

Copos pequenos de silicone, com formato de vácuo na região interior, também podem ter utilidade.

Basta usar apressão menor para o aumento da irrigação do sangue e auxílio na soltura de fibra muscular.

Para a finalização é possível fazer a compressa morna da área do pescoço, de modo a deixar em descanso por 20min.

Medicamentos

As medicações para esta condição, então, só podem ter utilização depois das recomendações médicas e, de modo geral, fazem a inclusão de pomada de caráter anti-inflamatório como Cataflan, drágeas relaxantes dos músculos ou medicamentos anti-espasmódicos. São eles:


É importante, portanto, sempre consultar um especialista e fazer exames periódicos para a manutenção da saúde.

Por mais que você se sinta bem, faça um Checkup  uma vez por ano.  Exames regulares ajudam seu médico acompanhar sua saúde e identificar alguma ameaça de doença, colocando você no caminho do tratamento.

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.