Remédio Caseiro Para Tosse – 12 Opções Que Aliviam os Sintomas

Descubra Qual é o Melhor Remédio Caseiro Para Tosse Que Pode Solucionar Este Problema Tão Desagradável! Confira as Receitas e Possíveis Métodos!

O Remédio Caseiro Para Tosse pode ser destacado por diversos chás e sucos específicos que são capazes de solucionar a condição.


É o suco de guaco composto por cenoura que, em razão dos elementos broncodilatadores, promove o alívio da tosse com o catarro, resultando em bem estar.

Ainda, a infusão do gengibre com o limão, é uma excelente alternativa, tendo indicação para o tratamento de tosses secas em razão do efeito anti-inflamatório e antisséptico.

Para complemento dos medicamentos caseiros, pode-se também consumir um copo com água em temperatura ambiente com uma colher de mel, porque auxilia na hidratação das cordas vocais.

Acalma toda a área da garganta e reduz o acesso da tosse. Contudo, é imprescindível fazer a identificação do motivador das tosses para um tratamento de melhor eficácia.

Remédio Caseiro Para Tosse

Remédio Caseiro Para Tosse – 12 Opções

Veja receitas eficientes de Remédio Caseiro Para Tosse que aliviam os sintomas dessa patologia incômoda.

1. Gengibre

Trata-se de uma raiz repleta de elementos benéficos. A infusão do gengibre pode ser usada de forma frequente como Remédio Caseiro Para Tosse. Esse chá também tem efeito antibacteriano.

É um elemento antiviral e de caráter anti-inflamatório natural. A ingestão da infusão auxilia na hidratação das cordas vocais que ajudam a melhorar a tosse.

Você vai precisar de:

  • 140 g de gengibre;
  • Suco de limão – dois limões;
  • Meio litro de água.

Como preparar?

Ferver o gengibre e a água com fogo médio até que se misture bem e o volume de início fique reduzido.

Desligar o fogo, coar e juntar o suco dos limões. Se quiser adoçar, pode-se fazer a adição de uma colher de mel. Tomar uma colher desta infusão, a cada 4h, ao passo que a tosse persista.

2. Inalação Com Pinheiro, Eucalipto e Hortelã

Inalação é um excelente Remédio Caseiro Para Tosse, ainda mais quando produzido com ervas adequadas.

Pinheiro, hortelã e eucalipto correspondem a plantas com efeito de redução leve do muco e pode auxiliar cenários de tosse com catarro em que há secreções espessas de difícil eliminação. 

Contudo, há a necessidade de cuidar a dosagem utilizada, fundamentais nestes processos. O excesso pode causar irritação na mucosa nasal e da garganta, ao invés de provocar alívio.

3. Mel

O mel é uma substância que trata tosse, desde sempre. Isto porque traz muitos benefícios em relação as propriedades que disponibiliza. É eficaz de maneira intensa em relação a tosse de caráter seco, porque faz a proteção da mucosa da garganta e reduz as irritações locais.

4. Cenoura Com Guaco

A erva do guaco é, com frequência, recomendada como Remédio caseiro Para Tosse. Esta erva consegue melhorar a respiração e realizar a contribuição para combater gripe, tosse e resfriado, porque apresenta efeito anti-inflamatório.

Já em relação à cenoura, que é fonte de elementos antioxidantes, como substâncias betacarotenos, fazem a potencialização do efeito do suco de guaco.

Deve-se evitar esta erva pelo público feminino e gestantes com fluxo de menstruação intensa, por se tratar de uma substância anticoagulante. Pela mesma circunstância, quem utiliza elemento anticoagulante, deve se abster deste remédio.

Indivíduos, ainda que não tenham esta contraindicação, devem utilizar com cautela o alimento. Isto porque pode causar diarreia ou vômitos, quando de forma excessiva.


5. Laranja e Sal

Remédio Caseiro Para Tosse - Laranja e Sal

A laranja e outras frutas cítricas são uma ricas em vitamina C, por isso, fortalecem o sistema imunológico. Por isso, você pode tirar proveito dessa fruta como um Remédio Caseiro Para Tosse. Veja como fazer:

  • Coloque uma laranja sobre um pires, corte o topo da fruta, porém não jogue a “tampinha” fora;
  • No centro da laranja, ou seja, onde foi cortado, polvilhe uma colher de sal;
  • Coloque a parte que foi cortada (a tampinha) em cima da laranja e prenda com um palito de dente para que ela nãos e solte;
  • Em seguida transfira o pires para dentro de uma tigela de vidro, coloque a tigela em uma panela com água e ligue o fogo;
  • Quando a laranja esquentar retire com cuidado da panela, retire a “tampinha da laranja”, espere esfriar e coma a laranja;
  • Apesar dos abor estranho, sua tosse irá desaparecer após essa técnica.

6. Infusão de Urtiga

Este elemento apresenta, portanto, vários compostos de nutrição que fazem com que o medicamento para tosse seja muito eficaz. Apresenta elementos de caráter:

  • anti-histamínico;
  • diurético;
  • adstringente.

É capaz de promover, portanto, o alívio dos sinais das tosses, incluindo o catarro.


7. Chá de Limão

Por possuir vitamina C, propriedades bactericidas e antivirais, o limão colabora para a melhora do sistema imune. O chá de limão é um ótimo Remédio Caseiro Para Tosse causada por infecções. Veja como preparar a receita:

Ingredientes:

  • Suco de 1 limão;
  • 1 xícara de água fervente;
  • Raspas da casca de limão.

Modo de Preparo:

Coloque as raspas do limão na água fervente, misture bem, junte o suco do limão,e tome o chá imediatamente.

8. Xarope de Alho Com cebola

Esse Remédio Caseiro Para Tosse alho e cebola, possui propriedades com ação expectorante e anti-sépticas. Essas ações ajudam no fortalecimento do sistema imunológico e soltam o catarro, evitando também a produção de mais secreções.

Ingredientes:

  • 3 cebolas médias;
  • 3 dentes de alho;
  • Suco de 3 limões;
  • 1 pitada de sal;
  • 2 colheres de mel.

Modo de Preparo:

Descasque e rale as cebolas, amasse o alho, coloque em uma panela, adicione o suco de limão, o sal e aqueça em fogo baixo. Junte o mel, espere ferver mais um pouco, espere esfriar, coe e tome 3 colheres 4 vezes ao dia.

10. Xarope de Agrião

O agrião é uma substância vegetal específica para quem apresenta tosse e pode funcionar como uma boa medicação caseira. Apresenta elementos denominados como gluconasturcósido, que apresenta efeito antibacteriano. 

Ainda, os bons quantitativos de elementos vitamínicos A e C, potássio e ferro acabam tornando a receita uma aliada da imunidade.

Ingredientes:

  • 1 maço de agrião;
  • 1 colher de mel;
  • Meia xícara de água.

Modo de Preparo:

Lave as folhas de agrião, triture bem no liquidificador, peneire ou coe em um pano para extrair o líquido, coloque o mel, misture bem até ficar líquido. Tome 1 colher 3 vezes ao dia.

11. Abacaxi

A substância que faz parte do abacaxi, a bromelina, trata-se de um princípio ativo que pode se destacar como um anti-inflamatório.

A fim de complementar, portanto, ele é rico em vitamina C, capaz de turbinar o sistema imunológico do organismo.

Você vai precisar de:

  • um abacaxi fresco;
  • limão;
  • mel.

Como preparar?

Cortar o abacaxi em pedaços pequenos, colocando, portanto, a fruta num elemento fundo, juntando o mel e o suco do limão. Deixe a receita descansar por algumas horas até que se forma um xarope.

12. Chá de Hortelã

Remédio Caseiro Para Tosse - Hortelã

As infusões são excelentes para amenizar de forma natural  diversos problemas de saúde. por isso, o chá de hortelã se encaixa perfeitamente com um Remédio Caseiro Para Tosse. Veja como preparar o chá:

Ingredientes:

  • 1 colher de folhas de hortelã;
  • 1 xícara de água;
  • Mel.

Modo de Preparo:


Ferva o hortelã om água por 10 minutos. Quando amornar adoce com mel à gosto e tome numa vez ao dia.

Estes remédios caseiros para tratamentos naturais não substitui a consulta com um especialista. Procure sempre seu médico para fazer uma avaliação completa.

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.