Proctyl: Para Que Serve, Como Usar, Contraindicações, Efeitos Colaterais

Proctyl é um supositório que está indicado para o tratamento de hemorroidas e em outras situações.

Apresentação e Composição

O supositório tem uso retal, para adultos e crianças (com supervisão médica). Cada unidade do medicamento contém:


Policresuleno (100 mg) e Cloridrato de cinchicaína (27 mg). Além dos excipientes: dióxido de silício, lecitina de soja e ésteres de triglicérides saturados.

No mercado, há embalagens de Proctyl que vem com 5 ou 15 supositórios. A unidade da medicação tem aspecto homogêneo, com leve colorações: marrom avermelhado e creme.

Para Que é Prescrito Proctyl

Proctyl

Como mencionado, Proctyl é prescrito para o alívio dos sintomas de hemorroida (dores) e tratamento principalmente aquelas que se manifestam juntamente com inflamações, fissuras, coceira, sangramentos e vermelhidão.

Também é recomendado para a recuperação de cirurgias realizadas na região retal e afecção anorretais.

Ação no Organismo

O supositório tem a ação de remover o tecido lesionado na região retal, mantendo o resto do órgão sadio, intacto e regenerado.

Ainda previne e combate possíveis infecções locais, além de cessar de forma rápida os sangramentos na região retal.

A unidade do medicamento causa alívio da dor e da coceira, que, em geral, ocorre com quem tem a região retal inflamada ou lesionada.

Qual a Forma de Uso

A unidade da medicação deve ser usada de forma retal, exclusivamente, com as mãos bem higienizadas.

Para inserir de forma adequada o medicamento, remova a embalagem plástica que envolve o Proctyl e introduza suavemente o supositório pela abertura do ânus, começando pela ponta arredondada da medicação.

Vale ressaltar que a película que cobre o supositório só deve ser removida quando o medicamento for usado, caso contrário, despreza o supositório aberto de maneira indevida.

O uso o supositório não causa dores, apenas um leve incômodo em alguns pacientes, que dura alguns minutos apenas.

A unidade da medicação é facilmente dissolvida no ânus e encaminhada para o trato intestinal.

Para facilitar a introdução do medicamento, mantenha uma das pernas dobradas em um ângulo de 45 ° e tente se manter tranquilo.

Além disso, Proctyl deve ser inserido inteiro, não pode ser cortado, dividido ou amassado.

Vale ressaltar que no caso de o tratamento não apresentar efeitos satisfatórios, o seu médico deve ser procurado.

Atenção! Não esqueça também de higienizar bem as mãos depois da aplicação da unidade da medicação na região retal.

Contraindicações

Proctyl pode ser contraindicado em alguns casos, embora seja bem tolerado pela maioria dos pacientes. O medicamento não deve ser usado, por exemplo, por pessoas que tem alergia a algum dos componentes da fórmula do supositório.

Além disso, a medicação contém a substância lecitina de soja. Pessoas alérgicas a soja ou a amendoim também não devem fazer uso do supositório.


Uso por Populações Especiais

Mulheres grávidas só devem usar a unidade da medicação com a autorização médica. Já as mulheres que estão em fase de amamentação não devem fazer o uso do supositório, pois os componentes da fórmula podem alcançar o leite materno, causando desconfortos ao bebê ou à criança.

No caso de pacientes idosos saudáveis não há necessidade de alterar as dosagens indicadas para os adultos.

Efeitos Colaterais

O medicamento causa poucos efeitos colaterais. Mas, como toda medicação, alguns pacientes podem ter reações indesejáveis. Os efeitos colaterais de Proctyl mais observados foram:

Efeitos colaterais comuns (acontecem em 1% a 10% dos pacientes que usam a medicação): coceira e ardência local, mas que passam com os dias do tratamento.

Efeitos colaterais muito raros (acontecem em menos de 0,01% dos pacientes que usam a medicação): vermelhidão local, formação de bolhas locais, alergia na pele em geral, coceira persistente, reações alérgicas fortes (como as anafiláticas), inchaços na pele e em órgãos, como a laringe.

No caso de o paciente apresentar os efeitos colaterais muito raros, suspenda o uso do supositório e procure o seu médico.

Interações Medicamentosas

Algumas substâncias e fármacos podem interagir com o supositório. As principais interações medicamentosas observadas em pesquisas foram:

  • Evitar o uso de outros produtos na região local, pois pode causar alergia;
  • Alguns alimentos devem ser evitados durante o tratamento, como gordurosos ou com muito açúcar;
  • Evitar, durante o tratamento, comidas com condimentos fortes e picantes, como: pimenta, curry e páprica;
  • Evitar o consumo de carnes muito grelhadas ou assadas;
  • Recomenda-se evitar produtos defumados;
  • Alimentos que causam retenção de gazes devem ser evitados, como: excesso de café, alguns chás, espumantes, chocolate e álcool em geral,
  • Fazer uso de laxantes apenas se indicado pelo médico – caso ocorra prisão de ventre por mais de 2 dias.

Além disso, é indicado beber muita água (cerca de 2 l por dia) e alimentar-se de forma saudável, com muitos vegetais e frutas, para regular o funcionamento do intestino.

A prisão de ventre piora a situação da hemorroida e sua inflamação.

Como Comprar?

Proctyl é um medicamento que não necessita da apresentação ou da retenção da receita médica pela farmácia ou drogaria.

No entanto, o seu uso sem prescrição médica está totalmente contraindicado, mesmo se tratando de um medicamento seguro.

Usar a medicação por conta própria pode piorar o seu problema e colocar a sua saúde em risco. Cuide-se e não pratique a automedicação.

Superdosagem

As unidades da medicação devem ser mantidas na embalagem original e abertas apenas quando forem ser usadas.

Também convém deixar os supositórios longo do alcance das crianças ou de animais de estimação pois eles podem ingerir e passar por problemas gástricos.


A embalagem deve ser armazenada em locais sem umidade e sem a incidência direta da luz do sol para que as propriedades da medicação não sofram alterações.

Mantenha ainda a medicação em locais com temperatura ambiente: entre 15 ° C e 30 ° C.

Superdosagem

Não há relatos da superdosagem da medicação. Caso isso aconteça, aguarde que os supositórios dissolvam por completo na região retal.

Caso o paciente tenha inserido muitas unidades de Proctyl, leve-o a uma unidade médica de saúde. Provavelmente uma lavagem retal será feita, para remover o excesso da medicação.


Já a ingestão acidental do medicamento pode causar reações desagradáveis no trato gastrointestinal. Recomenda-se nesses casos, beber bastante água.

A superdosagem com a medicação não costuma causar sintomas graves ou deixar sequelas, além de dificilmente necessita da intervenção médica.

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.