Podofilina: Bula, Indicação, Efeitos Colaterais, Como Usar

Descubra Tudo Sobre o Medicamento Podofilina: Informações Necessárias, Indicações, Efeitos Colaterais e, Ainda, Como Fazer o Uso Adequado Deste Remédio!

A Podofilina é uma medicação manipulada que se destaca como um elemento que atua como um ácido. Esta substância promove a eliminação de verrugas da pele com apenas alguns dias ou semanas após a aplicação.


Trata-se de um remédio anti-verrugas que apresenta o princípio ativo Podofilotoxina, que tem a extração a partir de plantas denominadas:

  • Podophyllum peltatum;
  • Podophyllum emodi.

Esta medicação é de utilização tópica. Contudo, é preciso que a manipulação seja cautelosa, em virtude de haver uma possibilidade grande de acometer os tecidos saudáveis com uma irritação. O uso deste medicamento, em formato oral, pode causar prejuízos do sistema nervoso central e desencadear o óbito.

Podofilina

Podofilina: Quais as Indicações?

A substância, em questão, é um medicamento que provoca verrugas. Por isso, é possível que sua utilização seja eficaz para tratar verrugas, provindas do HPV ou, ainda, do câncer.

As patologias que são passíveis da apresentação de verrugas como um sinal, ao terem a eliminação pelo medicamento, podem ser curadas. Isso dependerá do teor de gravidade da condição.

Câncer de Pele

Esta condição é uma patologia que apresenta extremo perigo à saúde e que acontece, de modo geral, em virtude de uma exposição alta ao sol em grandes períodos de tempo. O primeiro sinal da patologia do câncer é, de forma exata, o surgimento de verrugas e pintas com colorações e formas comuns.

A substância atua, já em primeira instância, e faz a eliminação das pintas e verrugas a fim de que o câncer não tenha o alastro para o restante do corpo. Percebendo algo diferenciado na pele, é preciso ir até o especialista, fazer exames e, em caso de início de câncer de pele, tratar a condição com o medicamento que tais tumores em forma da verruga terão a eliminação.

Se o câncer de pele já estiver numa etapa mais avançada, outras categorias de tratamentos podem ter utilidade, como convencionais quimioterapias e radioterapias.

HPV

O HPV é uma patologia que tem sua transmissão a partir do sexo e, é uma das razões de câncer do útero. Trata-se de uma condição que apresenta perigo, em virtude de que, na maior parte do tempo, não demonstra sinais ou sintomas, particularmente aos homens.

A utilização da substância para o HPV é o tratamento das verrugas que se destacam como sintoma principal da patologia. O especialista faz a aplicação de forma direta nessas verrugas e, posteriormente a determinadas sessões, elas são eliminadas.


Isto não é a certeza de que haverá a cura da patologia, porém, de forma conjunta a outros tratamentos, há a possibilidade de fazer o controle e eliminar o problema.

Verrugas

Ambas as formas de tratar patologias com a substância são para fazer a eliminação de verrugas. Estas são passíveis de origens diversas, incluindo os problemas já mencionados, ou razões de menor gravidade e perigo.

A forma de tratamento, contudo, é a mesma para ambas as situações: a aplicação da substância deve ser feita bem em cima das verrugas, sem que o líquido se espalhe na pele que está saudável.

O quantitativo de vezes das aplicações diárias, bem como a quantidade de semanas tem definição pelo especialista.


Apresentações da Podofilina

Substância em 5% – há diversas categorias de medicações com base neste remédio. A categoria de 5% é uma medicação mais fraca, de modo geral, utilizada nas verrugas em virtude de condições de menor gravidade.

Substância em 10% – um tanto mais potente que a anterior, esta substância apresenta um quantitativo relativamente pequeno em relação a demais categorias do elemento, que se destacam pelo nível de 25%. É utilizada, também, para tratar verrugas de teor comum, porém é possível que o uso ocorra para patologias já citadas.

Efeitos Colaterais da Podofilina

As principais adversidades da substância é a queimação da pele, bem como o tom avermelhado, em caso de o medicamento atingir a região da pele que está saudável. Ainda, é possível que provoque demais reações de maior gravidade como vômito e náusea.

A utilização da substância é para fazer a aplicação de forma direta nas verrugas. De forma alguma utilize o remédio oralmente, pois ele levará ao óbito.

Contraindicações da Podofilina

Tem contraindicação para os seguintes públicos e condições:

  • grávidas;
  • quem pretenda engravidar;
  • mulheres em período de lactação;
  • crianças ou bebês;
  • lesões abertas;
  • uso anterior do medicamento e apresentaram efeitos colaterais.

Como Usar a Podofilina?

Contudo, por se tratar de um elemento potente, a Podofilina apresenta perigos. É necessária a aplicação realizada por especialistas ou alguém que, de fato, saiba como fazê-lo. Em caso de espalhar o medicamento pela pele, é possível que haja queimações nestas regiões.


Portanto, a substância precisa ter a aplicação de forma direta em verrugas, com a ajuda de cotonetes. Posteriormente, há a necessidade de fazer o isolamento da região com band-aids ou curativos. Depois de algumas horas, é preciso lavar a região e fazer a aplicação, de novo, somente no dia seguinte.

Para tanto, consulte o seu médico. Só ele poderá prescrever o tratamento adequado para a condição. Há indivíduos que farão o uso do medicamento diariamente, e outros somente 3x na semana e, assim por diante.