Orlistat: Bula, Efeitos Colaterais, Como Usar

Saiba Tudo Sobre o Orlistat, Um Medicamento Prescrito Por Receituário Médico que Atua no Emagrecimento. Confira Os Efeitos Colaterais, Contraindicações e Modo de Uso!

O Orlistat é um medicamento muito conhecido pela nomenclatura do comércio, Xenical. Trata-se de uma medicação para o emagrecimento que atua absorvendo as gorduras intestinais. Ao oposto de grande parte de outros químicos utilizado para tratar obesidade, este medicamento não se trata de uma substância supressora de fome.

O remédio, em questão, tem ação somente em relação aos fatores enzimáticos do pâncreas que fazem a digestão de gorduras. Eles conseguem fazer a redução da absorção de até um terço de gorduras que são ingeridas pelos alimentos.

Orlistat: Quais as Indicações?

Orlistat

O medicamento tem indicação para tratar, a longo prazo, pessoas que apresentam obesidade e sobrepeso. Além disso, é indicado para fatores de riscos que se associam a patologia, juntamente de uma alimentação hipocalórica.

O remédio tem eficácia para controlar o peso a longo prazo, bem como as seguintes condições:

  • manutenção do peso;
  • perda de peso;
  • previne a recuperação do peso que foi perdido.

O remédio aprimora os fatores de risco que se associam ao peso excessivo, bem como:

  • intolerância à glicose;
  • hipercolesterolemia;
  • hiperinsulinemia;
  • diabetes tipo 2;
  • pressão alta;
  • reduz gordura visceral.

Diabetes

O medicamento, em questão, juntamente de uma alimentação leve e hipocalórica, é pertinente ao diabetes porque consegue controlar a glicemia, ao passo que usado em companhia dos remédios e substâncias antidiabéticas da insulina ou orais.

Apresentações de Orlistat

Este remédio pode ser encontrado na seguinte apresentação:

  • Cápsulas 120mg: Caixas com 21, 42 ou 84;

Utilização Oral e Adulta.

Efeitos Colaterais de Orlistat

A partir de um efeito que é restrito ao sistema gastrointestinal, tendo a substância pouca absorção pelo corpo, o remédio apresenta um perfil de ações adversas aceitáveis. Dentre as reações adversas mais comuns, relatam-se problemas justamente pela eliminação grande das gorduras a partir de fezes.

Outros sinais que se relacionam a não digestão destes elementos gordurosos se destacam:

  • cólica abdominal;
  • elevação de flatulências;
  • elevação do quantitativo de evacuação diária;
  • incontinência de fezes.

De modo geral, as ações adversas são, de fato, mais fáceis de serem controladas em caso de o paciente ter disciplina em relação a alimentação. Se houver maior quantidade de gorduras consumidas, mais os efeitos adversos surgirão.


Outros sintomas que podem acometer o organismo de quem esteja fazendo uso do medicamento, são os seguintes:

  • dores de cabeça;
  • dores nas costas;
  • sinais de gripe;
  • fadiga;
  • ansiedade;
  • dores para urinar;
  • menstruação irregular.

Contraindicações de Orlistat

O remédio tem contraindicação em período gestacional e àqueles com patologias graves das vias biliares ou do fígado. A utilização do medicamento em período de lactação é contraindicada.

A contraindicação também ocorre para aqueles que apresentam a síndrome de má-absorção do intestino. Neste caso, a utilização do medicamento pode acabar agravando o cenário clínico.

Como Usar o Orlistat?

A administração deste remédio é conforme a indicação médica, que irá analisar a necessidade de cada paciente. Entretanto, na maioria das vezes, a recomendação é:

  • 1 cápsula 120mg juntamente das três essenciais alimentações do dia, podendo ser ingerida em até 1h depois da alimentação.

A dosagem indicada do medicamento é 1 cápsula de 120 mg, em conjunto a refeição principal. Se houver a omissão de alguma refeição ou que não se apresente gordura na alimentação, o medicamento não pode ter a administração.

É preciso respeitar a dieta hipocalórica, com uma média de 30% de calorias provindas de gorduras. A recomendação é que a alimentação seja rica em vegetais e frutas. O consumo diário de carboidratos, gorduras e proteínas devem ser bem distribuídos entre 3 refeições principais.

As dosagens maiores a 120 mg, 3x por dia, não demonstram quaisquer benefícios adicionais. O remédio não pode ser mastigado, partido ou aberto.

Esqueci de Tomar o Orlistat: O que Fazer?

Se esquecer de consumir 1 das dosagens do remédio, faça o consumo logo que lembrar, o mais rápido possível, uma hora depois da última alimentação. Retornar ao seu sistema de tratamento de costuma para as dosagens seguintes.

Não consuma a dosagem de forma duplicada. Se houver o esquecimento de várias dosagens, a indicação é informar ao médico e seguir as recomendações dele. Não faça alterações nas dosagens prescritas sem o aconselhamento do seu especialista.

Orlistat Emagrece?

É possível que o Xenical, o medicamento, em questão, favorece sim o emagrecimento de uma determinada maneira, porque é utilizado pelos especialistas em situações mais específicas como auxiliador de dietas.

O remédio atua como um inibidor enzimático dos elementos que se responsabilizam por absorver as gorduras na região do tubo de digestão. Dessa forma, há um impedimento desta absorção de elementos gordurosos ingeridos.

É imprescindível dizer que o emagrecimento é uma consequência de atitudes conjuntas ao remédio. Portanto, não se automedique ou faça o uso errôneo da medicação.

Consultar o especialista é fato obrigatório, antes do uso. Além disso, é preciso manter uma boa dieta, exercícios físicos e uma manutenção da qualidade de vida. Atente-se sempre à sua saúde!