Neolefrin: Bula, Efeitos Colaterais, Indicações, Como Usar

Quer Saber Todas as Informações Sobre o Neolefrin? Continue a Leitura e Conheça os Efeitos Colaterais, Formas de Uso e Demais Dados Deste Remédio!

O Neolefrin é um remédio específico para tratar os sinais de resfriados e gripes, principalmente. Atente-se aos principais elementos compostos no medicamento e saiba como usá-lo. Trata-se de um composto de Paracetamol que auxilia a aliviar dores e febres, comuns nos quadros mencionados.


Neolefrin: Quais as Indicações?

neolefrim

Este remédio tem indicação para tratar os sinais de resfriados e gripes, como:

Trata-se de um remédio composto pelo paracetamol, que atua no alívio das febres e dores. Estes sintomas são decorrentes das infecções que acometem as regiões superiores de ar. É composto por, também, em sua fórmula, o cloridrato de fenilefrina. Este elemento atua como um descongestionante nasal. Além destes, o maleato de carbinoxamina, que atua como um eliminador da coriza.

A ação destes elementos promovem o alívio dos sinais que se associam aos resfriados e gripes. As drágeas apresentam um efeito que começa cerca de meia hora depois que se fez o consumo.

Apresentações do Neolefrin

  • Caixa composta por 10 drágeas amarelas e 10 drágeas alaranjadas;
  • Caixa composta por 100 drágeas amarelas e 100 drágeas alaranjadas.

Utilização oral, adulta e pediátrica maior que 12 anos.

Cada drágea amarela é composta por Paracetamol e Cloridrato de fenilefrina.

Efeitos Colaterais do Neolefrin

Dentre as ações e reações adversas do medicamento, em questão, apresentaram-se os sintomas de:

  • dores abdominais;
  • náusea;
  • vômito;
  • hipotermia;
  • palidez;
  • palpitação.

Em relação a utilização prolongada, é possível que surjam alterações do sangue. Contudo, pesquisas revelam que o medicamento trouxe raros relatos dos efeitos colaterais seguintes:


  • redução do quantitativo de plaquetas do sangue;
  • redução do quantitativo de plaquetas do sangue;
  • redução do quantitativo de neutrófilos do sangue;
  • redução de eosinófilos, neutrófilos e basófilos;
  • anemia em virtude da redução do tempo de vida de eritrócitos e aumento da meta-hemoglobina sanguínea;
  • necrose das papilas dos rins – pelo uso prolongado.

A depender da sensibilidade do indivíduo, um sono leve pode acontecer depois da primeira dosagem; por esta razão, a recomendação é o cuidado na execução de direção ou quaisquer situações que necessitem de muita atenção.

Outros possíveis efeitos colaterais correspondem a:

  • Alergia

A substância do paracetamol é passível de provocar reação da pele de teor grave. Os sinais podem fazer a inclusão de vermelhidões, bolhas pequenas ou erupções da pele. Caso ocorra algum destes efeitos, é imprescindível interromper a utilização e procurar auxílio médico imediato.

  • Reação nos olhos

É possível que haja interferência no músculo dos cílios, provocando modificação no estado que se acomoda o descanso dos olhos.

  • Reação na funcionalidade da mente

Tremores e nervosismos são possíveis de acontecer em virtude da utilização da fenilefrina. A utilização de gotas no nariz se relaciona ao acontecimento raro de alucinações.

Não é possível fazer o descarte definitivo relacionado à alta dosagem da substância composta no medicamento a partir de comprimidos, correspondente a alucinações.

É possível acontecer uma elevação prolongada da pressão arterial. A substância pode fazer a indução taquicardia ou reflexos de bradicardia.

Contraindicações do Neolefrin

Não faça uso do medicamento caso seja alérgico a quaisquer substâncias da composição. É preciso também se informar sobre quaisquer problemas clínicos, antes de fazer uso do remédio.

Substâncias antidepressivas inibidoras da enzima monoaminoxidase (MAO) ou elementos de ação hipertensora não podem ter o uso concomitantemente do remédio, em virtude do risco de elevação da pressão arterial.


O medicamento tem contraindicação para utilização em caso de glaucoma de ângulo estreito. O remédio tem contraindicação para crianças com menos de 12 anos.

Como Usar o Neolefrin?

Faixa etária e pediátrica maior que 12 anos deve fazer o consumo de 2 drágeas – uma amarela e outra laranja – de oito em oito horas, com água.

Não exceda a pausa mínima de 8h entre as dosagens. O máximo de dosagens são 4 por dia. A dosagem por dia, indicada do paracetamol é 4000 mg, sendo a da substância fenilefrina de 120 mg com a carbinoxamina de 32 mg.

O medicamento não pode ter a administração por um tempo maior que 10 dias, relacionado a dores. Não pode, também ter uma administração maior que 3 dias para os casos de sinais de gripe e febres.

Em relação a segurança e teor de eficácia do medicamento, não deve ter administração por vias em que não há a indicação. Deve ser administrado somente pela boca. É preciso seguir, de forma correta, o uso prescrito.

Neolefrin é Antibiótico?

Não. Trata-se de um analgésico acompanhado de substâncias descongestionantes. Portanto, não é uma substância que elimina as bactérias do corpo – como no caso de um antibiótico. Ele, simplesmente, elimina e aliviar os sintomas de dores e febres, presentes nos resfriados e crises gripais.


Automedicação traz riscos à saúde. Evite tomar remédios sem uma prescrição clínica. Consulte sempre o seu médico!

Procure apresentar um estilo de vida que se preocupe com a imunidade e resistência do organismo. Alimente-se bem, pratique exercícios e faça exames periodicamente! Saúde, sempre, em primeiro lugar.