Loceryl – O Que é, Como Usar, Indicações,Contraindicações

Você conhece Loceryl? O medicamento se trata de um produto para uso tópico, que trata problemas dermatológicos diversos. A medicação é indicada para crianças e adultos e fabricada pelo laboratório Galderma.

Indicações de Loceryl

O medicamento é indicado para tratar e curar problemas dermatológicos, que podem atingir diversas regiões do corpo. O fabricante informa ser um produto muito eficaz para quadros como:


  • Micoses de pele em geral;
  • Cadidíase cutânea;
  • Tínea (que se pode se manifestar nas mãos; nos pés, conhecida como pé-de-atleta; na virilha e em outras partes do corpo);
  • Pitiríase versicolor (micose superficial que altera a coloração da pele); entre outras condições dermatológicas.

Loceryl

Apresentação e Composição

Loceryl tem apresentação em creme ou em esmalte, que deve ser usado quando o problema dermatológico se manifesta nas unhas.

A versão creme contém uma bisnaga com 20 g do produto. Já a versão esmalte do medicamento vem com um frasco contendo 2,5 ml do produto, 10 espátulas e 30 lixas.

Em relação à composição de Loceryl, o creme apresenta 2,5 mg de Amorolfina e excipientes inativos. O esmalte contém 50 mg de Amorolfina a cada ml do produto e veículos inativos.

A Amorolgina é uma substância eficaz que tem absorção rápida pela pele. Apresenta uma alta função contra a proliferação e a eliminação de fungos, responsáveis pelo surgimento das micoses e dermatites.

Entre os principais fungos e outros agentes agressores que causam as micoses que podem ser eliminadas pela medicação estão: Microsporum, Trichophyton, Cândida, Malassezia, Epidermophyton, Cryptococcus, Pityrosporum, Hendersonula, Alternaria, Scytalidium, Scopulariopsis, Dematiacea, Aspergillus, Fonsecaea, Cladosporium, Coccidioides, Wangiella, Sporothrix, Histoplasma, entre outros.

O medicamento também tem ação contra a bactéria Actinomyces. Outras bactérias, infelizmente, não apresentam sensibilidade ao Loceryl, portanto, não podem ser curadas com o uso da medicação.

Formas Corretas de Uso do Medicamento

A versão creme de Loceryl deve ser aplicada na região afetada uma vez ao dia, de preferência à noite, antes do paciente dormir.

Não é necessário cobrir o local, pois o medicamento é rapidamente absorvido pela pele.

O tratamento com o medicamento tem a duração, em geral, de 1 a 2 semanas. Esse tempo costuma ser suficiente para a remissão total da micose.

No entanto, problemas dermatológicos avançados e que apresentam até lesões podem exigir o uso do medicamento por até 6 semanas.

Verifique com o seu médico qual a duração exata do seu tratamento.

Já a versão esmalte de Loceryl deve ser aplicada da seguinte forma:

  1. Lixar a área afetada das unhas das mãos ou dos pés por 1 ou duas vezes por semana, com as lixas que acompanham o produto;
  2. Higienizar a região que receberá a aplicação de Loceryl esmalte, de preferência com álcool e depois com água, além de secar o local;
  3. Introduzir a espátula que vem na embalagem no frasco do produto;
  4. Aplicar a espátula embebida na medicação diretamente na área afetada pela micose;
  5. Espere a região secar por cerca de 5 minutos;
  6. Descarte a espátula ou higienize-a com álcool e água fervendo, caso pretenda reutilizá-la;
  7. Descartes obrigatoriamente a lixa usada;
  8. Tampe totalmente o frasco da medicação, pois ele pode evaporar.

O tratamento com Loceryl esmalte costuma ter a duração de 2 a 3 semanas. Em casos mais graves, pode haver a necessidade de estender o tratamento por até 6 ou 12 semanas.


O produto versão esmalte é mais concentrado do que a verão creme, assim, recomenda-se que as aplicações de Loceryl esmalte sejam feitas 2 ou 3 vezes por semanas ou de acordo com a recomendação médica.

Há Contraindicações?

A única contraindicação para o uso do medicamento é ser alérgico a qualquer componente da fórmula do medicamento.

Reações Adversas de Loceryl

O medicamento, normalmente, é bem tolerado pela maioria dos pacientes. No entanto, como acontece com quase todas as medicações, algumas reações adversas podem se manifestar.

A versão creme pode causar as seguintes reações adversas:

  • Reações adversas raras (ocorre em 1 usuário a cada 1.000 usuários): eritema, que deixa a região tratada avermelhada; irritação local; ardência leve; coceira.
  • Reações adversas muito raras (ocorre com menos de 1 usuários a cada 10.000 usuários): dermatites de contato.

A versão esmalte de Loceryl pode causar as seguintes reações adversas:

  • Reações Adversas muito raras (ocorre com menos de 1 usuários a cada 10.000 usuários): fragilização das unhas onde a medicação foi aplicada, provocando descamação e/ou quebra; ardência e dermatite de contato.

Caso ocorram algumas dessas reações adversas, informar o médico responsável. O profissional irá decidir se o paciente prossegue com o tratamento tomando alguns cuidados para evitar as reações relatadas acima ou se uso do medicamento deve ser suspenso e substituído por outro fármaco.

Quais São as Interações Medicamentosas Para o Produto?

Não existem relatos de interações medicamentosos para o uso de Loceryl creme ou esmalte.

No entanto, evite o uso de cosméticos ou outras medicações na região tratada, durante o uso do medicamento.

Superdosagem Dessa Medicação

A superdosagem com Loceryl creme e com Loceryl esmalte pode causar lesões na pele, nesse caso, contate o médico responsável e siga as suas orientações.

Possivelmente, o profissional indicará a suspensão do uso da medicação por uns dias e o retorno da aplicação na quantidade correta, nos dias posteriores.


Caso existe a ingestão do creme ou do esmalte, leve a pessoa em algum posto de atendimento médico. Não tente provocar o vômito em casa.

Melhor Forma de Armazenar Loceryl

Manter o produto em condições desfavoráveis podem fazer com que ele tenha a sua eficácia reduzido ou mesmo o produto. Confira, então, como armazenar a medicação:

Loceryl Creme

Mantenha o produto em locais livres de umidade e da incidência da luz direta do sol. Também deixa o medicamento em lugares com temperatura ambiente, que é entre 15°C e 30°C).

Atenção à data de validade. Não use o produto se ele estiver vencido, pois pode trazer riscos a sua saúde. Ainda, mantenha a bisnaga do medicamento fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Loceryl Esmalte

Deixar o produto em locais com temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), lembrando de fechar bem o frasco do esmalte, para evitar a evaporação do líquido.

Não use o esmalte se ele estiver com o prazo de validade vencido, pois pode trazer males a sua saúde.

Ainda, mantenha o kit do medicamento longe do alcance de crianças e animais domésticos.

Não armazenar a medicação em ambientes com umidades ou onde a luz solar atinja-a diretamente.

Tem Versões Genéricas Desse Medicamento?

Ainda não há versões genéricas do Loceryl creme ou esmalte.

Como Adquirir Loceryl

Loceryl creme ou esmalte pode ser encontrado em farmácias e drogarias. Não é preciso a apresentação de receita médica ou a sua retenção para comprar o medicamento.


No entanto, é totalmente contraindicado o uso de Loceryl sem indicação médica. Isso porque, além de poder não tratar o seu problema, o seu uso sem acompanhamento médico pode causar males a sua saúde.

Para que os medicamentos possam ser comercializados, eles devem ser registrados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em casos de dúvida, verifique no portal da Agência em “Consulta de Produtos”, pois pode ser um medicamento irregular ou falsificado.

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.