Hirudoid: Conheça as Diversas Utilidades Desse Medicamento

Hirudoid se trata de um gel/pomada amplamente utilizado em situações onde há presença de dor, especialmente, se houver impactos em alguma parte do corpo. No entanto, a medicação tem muito mais funções do que as pessoas imaginam…

Quais são as Indicações do Gel/Pomada

Hirudoid

Hirudoid é uma medicação que trata problemas diversos, em geral, relacionados aos músculos, pele, veias, entre outros. É um medicamento em forma de gel/pomada, que está indicado para regiões do corpo que necessitem de ação:

  • Antiexsudativa (impedir a transpiração);
  • Anti-inflamatória;
  • Antitrombótica;
  • Fibrinolítica (presença de coágulo);
  • Alívio das dores ocasionadas pelas varizes;
  • Flebites pós-infusão e pós-venóclise (procedimento de infusão de líquidos);
  • Linfangites (processo inflamatório crônico ou agudo de vasos linfáticos);
  • Tromboflebites superficiais;
  • Varizes dos membros inferiores com presença de úlcera;
  • Linfadenites (infecção de linfonodos);
  • Tratamento de hematomas;
  • Mastite (inflamação na mama);
  • Alívio da sensação de peso nas pernas;
  • Furúnculos, entre outros problemas.

Apresentação e Composição do Gel/Pomada

Hirudoid tem apresentação em gel/pomada, possui coloração transparente, apresenta consistência de fácil aplicação e odor característico.

É comercializado em bisnagas com 20 mg ou 40 mg do medicamento e está indicado para o uso tópico por adultos e pacientes pediátricos.

Além disso, o gel/pomada tem versões de 300 mg e 500 mg.

Cada grama do gel/pomada contêm 3 mg de polissulfato de mucopolissacarídeo (versão de 300 mg) e 5 mg de polissulfato de mucopolissacarídeo (versão de 5 mg).

Além dos veículos inativos: carbômer 934, propilenoglicol, monoetil éter de dietilenoglicol, trolamina, hexaidrotriazina, óleo de rícino polioxilado hidrogenado, álcool etílico 96ºGL, ácido clorídrico 37%, água purificada e perfume.

Como Usar Hirudoid?

Não há um esquema de tratamento pré-estabelecido para o uso de Hirudoid. No entanto, recomenda-se espalhar uma quantidade suficiente sobre a região que está sendo tratada.

O procedimento pode ser feito de 4 a 5 vezes ao dia. O tratamento deve ser mantido até o desaparecimento do problema ou conforme indicação médica, em casos mais graves.

Hirudoid tem Contraindicações?

A única contraindicação para o uso do gel/pomada é quando o paciente possui histórico de reações alérgicas a quaisquer um dos componentes do medicamento.

Tem Interações Medicamentosas?

Não. Hirudoid não interage com nenhuma medicação ou outro produto de mesma apresentação – ou seja, sua eficácia não é alterada se o gel/pomada for misturado com outros produtos de mesma consistência, como cremes hidratantes.

Quais são os Efeitos Colaterais da Medicação

O medicamento é bem tolerado pela grande maioria das pessoas. No entanto, em alguns casos específicos a aplicação do gel/pomada pode causar reações de sensibilidade ou mesmo alérgicas.

Quando isso ocorre, recomenda-se evitar o uso do medicamento – já que a região se torna extremamente sensível e pode apresentar vermelhidão, inchaços e coceiras. Esses sinais costumam desaparecer com a interrupção do tratamento com o gel/pomada.

Vale saber que já foram realizados testes para medir fatores potenciais de irritabilidade, fototoxicidade, sensibilização e de fotoalergia cutânea com a medicação.

No principal estudo, que fora feito com 122 pessoas, apenas uma delas apresentou uma leve reação de irritabilidade na região onde Hirudoid foi aplicado por diversas vezes. Os sintomas cessaram, com o passar de alguns dias, com a interrupção do uso do gel/pomada.

Mesmo não havendo outros efeitos colaterais relatados, algum caso pode acontecer. Caso isso venha a se concretizar, interrompa o uso da medicação e informe ao seu médico – que deverá informar o laboratório fabricante do gel/pomada para novos testes e estudos com o medicamento.

Superdosagem com o Gel/Pomada

A indicação de uso para Hirudoid é de 4 a 5 vezes ao dia sobre a região que necessita de tratamento. Caso o paciente use a medicação por mais vezes ao dia, pode apresentar vermelhidão ou coceira na região.

Além desses sintomas, não há registros de superdosagem com o gel/pomada. Porém, caso a medicação for equivocadamente ingerida, o paciente deve ser levado para um serviço de atendimento médico.

Caso o paciente que ingeriu o gel/pomada não possa ser deslocado e demonstre reações ou se queixe de sintomas estranhos, entre em contato com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), pelo número 192.

O SAMU funciona 24 horas e a ligação pode ser feita de qualquer local de país gratuitamente e por qualquer aparelho de telefone, incluindo aparelhos celulares. O Serviço de Atendimento poderá se ir até o local da ocorrência ou passar as instruções para que o paciente não venha a ter a saúde prejudicada com a ingestão do gel/pomada.

Como Armazenar o Medicamento

Hirudoid deve ser mantido sempre com a sua bisnaga fechada e, de preferência, dentro da caixa.

O gel/pomada deve ser armazenado em locais com temperatura ambiente – entre 15º C e 30 º C, longe de locais com umidade e da incidência direta da luz solar. Isso para que as substâncias ativas do gel/pomada não sofram interferências.


Além disso, antes de fazer uso da medicação, vale conferir a data de validade. Em geral, o gel/pomada tem validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação.

Depois do período de validade, o medicamento deve ser descartado e substituído por um novo. Não utilize medicamentos com o prazo de validade vencido, pois, além de poder não fazer efeito, ainda tende a fazer mal a sua saúde!