Cenevit – Bula, O Que é, Indicações e Contraindicações

Cenevit é um remédio que tem como princípio ativo o ácido ascórbico, vitamina C pura disponibilizada em formato de gotas e comprimidos efervescentes.

Para saber para que esse fármaco é indicado e quais cuidados devem ser considerados antes de ingeri-lo, confira nosso artigo.


Para Que Serve o Cenevit?

Cenevit

Cenevit é recomendado para todas as pessoas que apresentam alguma deficiência de vitamina C no organismo.

Vale frisar que o baixo nível dessa substância está relacionado a uma série de problemas em virtude da redução das defesas imunológicas.

Por esse motivo, Cenevit é indicado principalmente como forma de prevenir gripes, resfriados e como uma vitamina capaz de fortalecer o sistema imunológico.

Como o Cenevit Age?

O Cenevit age no organismo corrigindo as carências de vitamina C que podem ser provocadas por uma má alimentação, períodos constantes de estresse, problemas físicos, baixa absorção de vitamina C pelo organismo etc.

Composição da Fórmula

A composição de Cenevit varia de acordo com o tipo de disponibilização do medicamento (gotas ou comprimido efervescente). Vejamos cada uma.

Solução Oral (Gotas)

  • Ácido ascórbico (princípio ativo);
  • Veículos: sacarina sódica, glicerol, hidróxido de sódio, propilparabeno, metilparabeno, aroma de ameixa, corante de caramelo, aroma de laranja, aroma de caramelo e água purificada.

Comprimido Efervescente

  • Ácido ascórbico (princípio ativo);
  • Excipientes: macrogol, sorbitol, bicarbonato de sódio, ácido cítrico, benzoato de sódio, aspartamo, carbonato de sódio, corante amarelo crepúsculo 6, essência de laranja e corante alumínio laca amarelo crepúsculo 6.

Contraindicações de Cenevit

Ainda que o Cenevit ofereça diversos benefícios para a saúde, especialmente no que diz respeito ao sistema imunológico, ele não é indicado nas situações a seguir:

  • Crianças;
  • Pessoas que apresentam histórico de reações alérgicas ao ácido ascórbico ou a qualquer um dos componentes da fórmula desse remédio;
  • Pacientes diagnosticados com doenças graves nos rins;
  • Pessoas alérgicas a uma substância chamada de fenilalanina.

Gestantes e mulheres que estão amamentando só podem ingerir esse medicamento mediante autorização médica.

Pessoas que sofrem com outros tipos de problemas de saúde ou que façam uso de medicamentos devem informar essa condição ao médico antes de iniciar o consumo de Cenevit.

Efeitos Colaterais do Cenevit

Os efeitos laterais do Cenevit podem aparecer sobretudo quando esse medicamento é usado em altas dosagens ou de forma muito prolongada.

Essas reações também podem ocorrer em maior ou menor frequência de acordo com as características próprias de cada organismo. Vejamos quais são os possíveis efeitos colaterais.

  • Aparecimento de pedras nos rins;
  • Diarreia;
  • Cólicas abdominais;
  • Dores estomacais;
  • Azia;
  • Enjoos e/ou vômito;
  • Dor ao urinar;
  • Aumento da produção de urina nos rins;
  • Reações alérgicas (no caso de pacientes predispostos a tais ocorrências).

Ao notar um ou mais desses efeitos colaterais, sobretudo os de maior intensidade, é necessário suspender o uso desse medicamento e consultar o médico para reavaliar o tratamento.


Cuidados ao Usar Cenevit

Antes de consumir Cenevit é de suma importância estar a par dos principais cuidados com relação ao uso desse medicamento. Eles são:

– Doses muito elevadas desse remédio podem ocasionar quadro de anemia falciforme.

– Sempre informar ao médico quanto ao uso de outros tipos de medicamentos antes de iniciar o consumo de Cenevit.

– Nos casos de pessoas que adotam uma dieta com restrição de sal, é preciso considerar que cada comprimido efervescente desse remédio com 1g corresponde a 208,5 mg de sódio. Cada comprimido efervescente de 2g possui 209,70mg de sódio e 20 gotas de Cenevit equivalem a 29,61mg de sódio.

– Doses elevadas desse remédio podem provocar anemia hemolítica no caso de pacientes que apresentam alguma deficiência de G6PD.

Como Usar Cenevit

A quantidade de Cenevit recomendada de maneira geral é estipulada conforme abaixo.

Comprimidos Efervescentes (com 1g e 2g)

Adulto

– 1 comprimido ao dia, preferencialmente após as refeições.


Obs.: o comprimido efervescente deverá ser dissolvido em um copo de água (mineral ou filtrada).

Solução Oral (gotas)

Adultos

– 20 gotas de Cenevit no máximo 4 vezes ao dia. Obs.: a dosagem ideal para cada paciente deve ser definida pelo médico.

Crianças

3 gotas de Cenevit no máximo 4 vezes ao dia. Obs.: a dosagem ideal para cada paciente deve ser definida pelo médico.

Por Que Consultar Um Médico?

Por mais que Cenevit seja um medicamento simples e sem maiores complicações de uma maneira geral, sempre é necessário consultar um médico para avaliar a saúde do sistema imunológico.

O bom desempenho das defesas naturais do organismo é fundamental para evitar a ocorrência dos mais diversos tipos de doenças causadas por vírus, bactérias, fungos, parasitas e demais agentes prejudiciais ao organismo.

Também é importante o acompanhamento médico para investigar as causas da baixa imunidade, que podem ser mais profundas e com necessidade de tratamento contínuo.

Ações Que Ajudam no Tratamento

Além de ingerir Cenevit, é importante adotar outras medidas como forma de melhorar o sistema imunológico e, gradativamente, suprir o organismo com quantidades adequadas de vitamina C e demais substâncias essenciais para a saúde. Vamos ver quais são essas medidas.

Cuidar da Alimentação

Uma alimentação com grande quantidade de legumes, verduras e frutas é essencial para garantir que o organismo receba quantidade adequada de vitaminas e minerais essenciais para o organismo.

Além de aumentar o consumo desses itens, preferencialmente orgânicos, é recomendado reduzir o consumo de alimentos industrializados ou com grande concentração de açúcar ou gordura, já que eles possuem uma concentração perigosa de conservantes, acidulantes e demais substâncias nocivas para a saúde.

Aliviar o Estresse

O estresse prolongado muitas vezes está associado à redução das defesas imunológicas e redução dos níveis de vitamina C no organismo. Logo, aliviar o estresse e trabalhar nas causas do problema é fundamental para que a saúde física, mental e emocional melhore.

Melhorar a Qualidade do Sono

Dormir bem é essencial para as defesas imunológicas e manter a saúde hormonal em dia. Portanto, um sono de qualidade contribui para metabolizar diversos tipos de nutrientes necessários para o organismo, incluindo as vitaminas e minerais.


Após saber sobre Cenevit, compartilhe essas informações com outras pessoas para que elas também fiquem informadas quanto às indicações e cuidados com relação a esse remédio.

Para que os medicamentos possam ser comercializados, eles devem ser registrados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em casos de dúvida, verifique no portal da Agência em “Consulta de Produtos”, pois pode ser um medicamento irregular ou falsificado.