Azitromicina: Indicações, Efeitos e Características

Quer saber quando se deve utilizar a Azitromicina e qual sua finalidade? Acompanhe o texto e entenda os seus benefícios e contraindicações, antes de usá-lo!

A Azitromicina é um medicamento antibiótico, portanto, para sua administração é necessário recomendação médica. Pode ser encontrado na apresentação de comprimidos e xarope.


Azitromicina é um remédio genérico, sendo assim, possui a mesma nomenclatura do sal. Entretanto, o referência deste medicamento é o Azi e o Zitromax. Pode também, ser encontrado de forma similar com os nomes Astro, Azitron, entre outros.

Indicações da Azitromicina

Azitromicina

Medicamento antibiótico, a Azitromicina é recomendada para tratar diversas patologias respiratórias como rinite, sinusite e pneumonia. Além disso, pode ser indicada para infecções no ouvido como a otite média e, infecção na pele como úlceras, furúnculo e abscesso.

O que muitas pessoas não sabem é que este medicamento é, também, utilizado para o tratamento de doenças genitais e sexualmente transmitidas. Ele age no corpo diminuindo a capacidade das bactérias a se proliferarem, levando à sua anulação.

É um antibiótico bastante conhecido devido a sua fácil administração, normalmente, sendo apenas 1 comprimido, diariamente, por 3 ou 5 dias.

Outro benefício desta medicação é que, por se tratar de uma fórmula fraca, sem muitas reações, pode ser recomendada para acabar com as espinhas.

Suas Apresentações

A Azitromicina, de forma genérica, pode ser encontrada nas seguintes apresentações:

  • Comprimidos 500mg: Cartelas com 2, 3 e 5 comprimidos. Utilização oral. Adulto e Infantil acima de 45kg;
  • Suspensão 600mg: Frasco com 15ml. Contendo 13g de pó, 9ml de diluente, 1 seringa e colher para dosar. Utilização oral e infantil;
  • Suspensão 900mg: Frasco com 22,5ml. Contendo 23g de pó, 12ml de diluente, 1 seringa e colher para dosar. Utilização oral e infantil;

Entretanto, este medicamento como referência – Azi – pode ser encontrado em apresentações com miligramagem maiores, tais como:

  • Comprimidos de Azi 1g:  Caixa com 1 comprimido, dose única. Utilização oral;
  • Suspensão de Azi 600mg: Com 15ml de pó e diluente. Utilização oral;
  • Suspensão de Azi 900mg: Com 22,5ml de pó e diluente. Utilização oral;
  • Suspensão de Azi 900mg: Com 22,5ml de pó sem diluente. Utilização oral;
  • Suspensão de Azi 1500mg: Com 37,5ml de pó e diluente. Utilização oral;
  • Suspensão de Azi 1500mg: Com 37,5ml de pó sem diluente. Utilização oral;

Efeitos

A Azitromicina é considerada um antibiótico de baixo risco. Desta forma, suas reações adversas são bem mais leves que outros antibióticos como a Amoxicilina, por exemplo.


Entre seus efeitos colaterais mais comuns, estão:

  • Enjoo;
  • Cólica;
  • Diarreias;
  • Apetite diminuído;
  • Desconforto na região abdominal;
  • Cor amarelada na pele;
  • Sono intenso;
  • Pressão alterada;
  • Coceira na pele;
  • Elevação da possibilidade em contrair patologias hepáticas.

Contraindicações

Este medicamento é contraindicado para pessoas com sensibilidade a qualquer substância da fórmula.

Em crianças, a dosagem máxima é de 1500mg, somente em casos que possuam mais de 45kg. É importante ressaltar que esta medicação só deve ser utilizada com prescrição médica.

Extremamente proibido para mulheres gestantes ou que estejam amamentando.

Posologia

A administração desta medicação é em uma única dose, diariamente, por determinados dias, variando de acordo com a gravidade da doença, idade e peso do paciente.

Administração em Adultos

Geralmente, o uso em adultos é de 1 comprimido de 500mg ao dia por 3 ou 5 dias. Somente em casos de patologias sexualmente transmitidas que a dosagem é de 1g de Azi, em dose única.

Administração em Crianças

O uso em crianças deve ser feito apenas quando acima de 45kg.

Normalmente, a dosagem é de 10mg/kg, diariamente, por 3 dias, tornando-se 30mg/kg ao todo.

Em casos de crianças com a patologia de ouvido otite média, a dosagem pode ser, unicamente, de 30mg/kg.

Para o tratamento de faringite, pode-se utilizar a Azitromicina em quantidade de 10mg/kg a 20mg/kg – conforme prescrição médica – por até 3 dias.

Administração em Idosos

A dosagem usada em adultos, é a mesma para pessoas idosas. Porém, é necessário uma avaliação médica para analisar se não existe a possibilidade de este medicamento desenvolver uma arritmia cardíaca neste paciente.

Administração em Pessoas com Falência Renal

Em casos de falência renal leve e moderada, não há necessidade de indicação diferenciada. Embora, em casos mais graves, a utilização precisa ser mais cautelosa.

Administração em Pessoas com Perda da Função do Fígado

É a mesma indicação dos pacientes com falência renal, somente quando mais grave, há necessidade de moderamento na dosagem.

Esta medicação somente pode ser administrada com prescrição médica.

Azitromicina é Bom para Garganta Inflamada?

Para saber se este medicamento é relevante em caso de garganta inflamada, é necessário entender qual a gravidade desta inflamação.

Normalmente, a dor de garganta permanece por 3 a 5 dias se a causa for viral. Contudo, em casos de infecção por bactéria, ela ocorre por no mínimo 20 dias e, é necessário um antibiótico, sendo esta medicação a melhor indicação, para seu tratamento.



Medicamentos antibióticos e anti-inflamatórios somente podem ser administrados quando indicados pelo especialista. Esta recomendação, geralmente, ocorre quando há o aparecimento de secreções na gargante e em casos de, amigdalite e também, faringite.

Antes de se automedicar, não esqueça de sempre consultar o seu médico!

IMPORTANTE: Esse conteúdo é apenas para fins educacionais e não substitui de forma alguma a orientação de um médico. Consulte sempre um médico.