Acheflan: Para Que Serve, Como Usar, Contraindicações

Acheflan se trata de uma medicação para aliviar sintomas e tratar processos de inflação em diversas regiões do corpo.

Apresentação e Composição

O medicamento tem apresentação em pomada ou spray – sendo que o creme vem com 50 ml e a verão em aerossol, 75 ml.


A medicação está indicada exclusivamente para o uso dermatológico. Sendo que cada 1 mg da pomada ou do spray de Acheflan contém: Óleo essencial 5,0 mg e Cordia verbenacea DC.

Também possui como veículos inativos: ciclometicona, álcool etílico, glicerol, óleo de rícino hidrogenado 40, perfume green tea, copovidona  e polissorbato 20.

O spray possui uma coloração transparente, levemente amarelada e líquida. Já a pomada apresenta coloração amarelada pálida e consistência mais grossa que a versão em aerossol.

Acheflan

Para Que Serve Acheflan

O medicamento está indicado para aliviar sintomas e tratar doenças e problemas locais, como: dores musculares, inflamações no músculos e quadros musculares doloridos.

Também é recomendado para aliviar as dores e acelerar a cicatrização de acidentes musculares, como impactos, traumas, contusões e entorses.

Como Funciona?

O Acheflan spray ou pomada se trata de um anti-inflamatório. Dessa forma, trata os processos inflamatórios locais nos músculos e alivia as dores ocasionadas pela inflamação.

Em geral, a inflamação e seus sintomas cedem em cerca de 1 semana a contar do início do tratamento com a medicação.

Contraindicações de Acheflan

Acheflan é bem tolerado pela maioria dos pacientes. No entanto, está contraindicado para pacientes que possuam hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula do medicamento.

Também não é recomendado aplicar o spray ou a pomada em regiões da pele que estão com lesões, feridas ou outros tipos de machucado.

Ainda não é aconselhável usar Acheflan de forma concomitante com outros produtos dermatológicos. Além disso, cautela no uso da pomada ou do spray em crianças com menos de 12 anos de idade.

Como Se Usa?

Para usar a medicação, o frasco do spray deve ser agitado e a pomada aberta apenas para o uso. A versão em spray deve ser aplicada na região a ser tratada 3 vezes ao dia.

A pomada também deve ser passada na região 3 vezes ao dia, com movimentos suaves até a completa absorção pela pele.


O tratamento costuma durar 1 semana. Mas há casos que o medicamento necessita ser aplicado por 1 mês.

Siga as recomendações do seu médico, respeitando as doses a serem aplicadas na região machucada, os horários indicados e a duração prevista.

Nunca interrompa o tratamento sem a autorização do médico, pois isso pode ter o chamado “efeito rebote” pior.

Reações Adversas

O medicamento costuma ser muito bem tolerado pelos pacientes porém, alguns deles podem apresentar reações adversas com o tratamento com o Acheflan, como:

  • Coceiras locais;
  • Febre local;
  • Irritação na pele.

Vale ressaltar que são muito raras reações adversas com a medicação.

Interações Medicamentosas

Até o momento não há registro de interações medicamentosas com Acheflan – apenas se recomenda não passar outros produtos dermatológicos no local.

Como Proceder Caso Esqueça

Caso o paciente se esquecer de aplicar a dose do medicamento na região em tratamento, deve fazer a aplicação assim que se lembrar.

No entanto, se o paciente se lembrar próximo a aplicação posterior da medicação, deve desprezar a aplicação esquecida.

Ou seja, não se recomenda a aplicação de doses dobradas do fármaco.

Precauções

Algumas precauções simples devem ser adotadas ao usar a medicação. Não permita, por exemplo, que o medicamento atinja os olhos ou mucosas.

Caso o medicamento caia nos olhos por acidente, lavar o local com bastante água. Já no caso de irritação grave, suspenda o uso do produto e informe ao seu médico.

Outro cuidado é não ingerir Acheflan – pois pode causar males como náuseas, vômitos e até intoxicação, dependendo da quantidade ingerida oralmente.

Pacientes Especiais

Não há registros de alterações nas doses recomendadas para pacientes adultos no caso de: pacientes idosos, gestantes, mulheres em fase de amamentação ou crianças com menos de 12 anos de idade.


Superdosagem

Caso o medicamento seja usado em doses muito maiores que as recomendadas, com o spray ou com a pomada, remover o excesso com a ajuda de uma gaze suavemente, para não lesionar o local em tratamento.

Também recomenda-se lavar em água corrente para o excesso da medicação deixar a pele.

Como Armazenar

Acheflan pomada ou spray devem ser guardados em locais fora do alcance das crianças e de animais de estimação.

A embalagem também só deve ser aberta para o uso. Além disso, manter o medicamento fora de locais úmidos ou com ação solar direta para não interferir nas propriedades da medicação.


Procure manter o medicamento guardado em locais com temperatura ambiente, entre 15 ° C e 30 ° C.

Como Comprar

As duas versões de Acheflan não necessitam da receita médica ou da sua retenção pela farmácia ou drogaria. No entanto, evite se automedicar, isso pode colocar a sua saúde em risco. Cuide-se!